Sabe o que é DC? DPO? Não? Que tal ter à mão, sempre que precisar, um dicionário para tentantes e mamães, desvendando as siglas que vemos em fóruns, sites especializados em tentantes e, inclusive, no “Trocando Fraldas”? Não tem nada melhor do que ler e entender o que se diz, mesmo que seja um simples laudo de ultrassom. Por isso, vem aqui o ABC das tentantes e das mamães. Let´s go!

A Termo Um bebê nascido no período certo, ou seja, já no 9º mês de gravidez.
CA Circunferência abdominal do bebê no ultrasom, ajuda a indicar o peso aproximado.
CC Circunferência da caixa craniana que determina se o cérebro está crescendo adequa-damente.
Ciclo Anovulatório Ciclo em que a mulher não ovula em nenhum dos dois ovários.
Colo do Útero Entrada do útero, local mais próximo à vagina, onde se concentra grande parte do muco.
Cordão Umbilical Uma forma gelatinosa que faz a ligação da placenta com o bebê, contém duas veias e uma artéria e leva ao bebê todos os nutrientes e oxigênio.
Corpo Lúteo Cisto de onde o óvulo saiu, que se enche de sangue após a ovulação e faz um suporte hormonal para a possível gravidez acontecer, mantendo o endométrio no lugar certo.
DC Dia do ciclo menstual. Conta-se a partir do primeiro dia da menstruação até o dia de início do ciclo menstrual seguinte. Tipicamente varia entre 21 e 40 dias.
DHEG Doença hipertensa exclusiva da gravidez que pode causar problemas tanto para o bebê como para a mãe, se não tratada.
DPO Dia pós-ovulação se conta a partir do momento em que o período fértil acaba.
DUM Data da última menstruação.
Endométrio Camada de dentro do útero formada por sangue e parte necessária para a gravidez acontecer. Se não implantado, um embrião sai em formato de menstruação.
Fêmur Osso da coxa do bebê cujo valor de medição no ultrassom multiplicado por sete pode indicar a altura aproximada do bebê.
FIV Fertilização in Vitro.
FL Fase lútea (conduzida pelo corpo lúteo) que, após a saída do óvulo, estimula a produção da progesterona, dando suporte à implantação do óvulo no útero.
GO Ginecologista Obstetra, médico que cuida da mulher, grávida ou não.
IA Inseminação artificial, forma de colocar espermatozoides selecionados dentro do útero para fins de fecundação.
Método Billings Forma de analisar o muco cervical (secreção vaginal) que faz perceber o período fértil da mulher.
Nidação Implantação do zigoto no endométrio depois da longa caminhada pelas trompas até o fundo do útero, onde se fixa, meio que cava uma camada e cria “raízes”. Depois se divide em duas partes das quais uma vira a placenta e a outra vira o bebê. Após sete a quinze dias, a nidação acontece, com ou sem sangramento aparente.
Ovário Local onde ficam armazenados todos os óvulos que são liberados ao longo da vida fértil da mulher, local de estimulação da maioria dos hormônios do período fértil.
Ovulação Precoce Ciclo em que a ovulação acontece antes do esperado.
Ovulação Tardia Ciclo em que a ovulação acontece sete ou mais dias depois do esperado.
PC Parto cesariana, realizado em uma cirurgia para retirada do bebê.
PD Parto domicilar, realizado em casa por uma doula ou por um médico obstetra, opção da gestante.
PDS Pílula do dia seguinte, método contraceptivo emergencial.
PF Período fértil, dias em que a mulher pode engravidar.
PH Parto humanizado, respeita as vontades da gestante, seja no hospital ou em casa.
Placenta Órgão que faz a transferência de todos os nutrientes e a oxigenação da mãe para o feto, tem aspecto de fígado cheio de veias e artérias, gerado durante a gravidez.
PN Parto normal por via vaginal.
Tampão Mucoso Secreção formada por hormônios que tampam o colo do útero durante a gravidez para evitar penetração de bactérias, ajudando a manter a gestação livre de infecções.
TB Temperatura basal, método onde se usa um termômetro após, pelo menos, seis horas de repouso (sono).
TN Translucência nucal, ultrassom para detectar uma possível síndrome de Down.
TP Trabalho de parto, início do nascimento do bebê.
TPM Tensão pré-menstrual, sintomas presentes na pré-menstruação ou durante o período menstrual que podem causar desconforto, dores de cabeça, cólicas, dor lombar e mau humor.
Trompas Parte do útero que mais parece braços, onde o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, órgão que faz uma ponte necessária para o útero e a fecundação.
Úmero Osso do antebraço do bebê.
US Ultrassom, ecografia ou ultrassonografia, exame por imagem que pode visualizar barreiras sólidas por meio de ondas sonoras.
Vernix Tipo de gordura branca que protege o corpo do bebê intra-útero.
Vesícula Vitelínica Suporte provisório ao bebê que aparece com a formação do embrião e faz o papel da placenta até a nona semana da gestação, depois deixa de funcionar.