AD-Til – Importância da Vitamina D para o Bebê

bebe-dormindoDentre os milhares de cuidados que devemos ter com os bebês desde o nascimento, o AD-Til esta nesta lista. Recomendado pelo pediatra logo nos primeiros dias de vida, tem extrema importância para o desenvolvimento adequado do metabolismo e para o fortalecimento de ossos e dentes do bebê.

Muitas mães não dando importância resolvem por sua conta e risco não dar, talvez pelo custo ou por realmente não achar necessário. Porém vamos esclarecer alguns pontos e mostrar a real necessidade e que mesmo aqueles que possuem todos os cuidados, necessitam também do AD-Til. O AD-Til é um suplemento vitamínico onde é fornecida a vitamina A e D indispensável para garantir a saúde do bebê em qualquer fase da sua vida. Age no organismo, aumentando a imunidade e criando resistências para diversas infecções.

A indicação de apenas 2 gotinhas todos os dias pode não parecer ter efeito aos olhos dos pais, mas a longo prazo fará toda diferença. A vitamina D tem efeito anti-raquítico e age na fixação do fosforo e cálcio que na falta dela influência no crescimento do bebê, além do crescimento dos dentes e do fortalecimento dos ossos. Para as mamães que acreditam que só o banho de sol é o suficiente para que o bebê receba a vitamina D suficiente, esta enganada. Já que nem sempre é possível darmos o banho de sol pela manha ou no final da tarde, horário adequado e indicado para que o bebê fique exposto, além de que em alguns locais do nosso país o frio é intenso. Lembrando que a vitamina D só é absorvida pelo organismo sem ajuda de suplemento vitamínico através da exposição solar.

Muitos pais relacionam o AD-Til  como um medicamento e por este motivo acabam preferindo não dar. Desconhecendo totalmente os motivos da indicação e quais os males podem ocasionar na falta dessas vitaminas tão importantes para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Pediatras indicam o uso do AD-Til até completar o primeiro ano de vida, onde a alimentação do bebê já esta completa e rica com todas as vitaminas, além da exposição ao sol ser mais natural.

O que a Falta de Vitamina D Pode Causar?

Todos sabem da extrema importância das vitaminas em nossa vida. São elas que garantem o bom funcionamento do nosso organismo e de uma vida saudável. Grande maioria das vitaminas são adquiridas através dos alimentos que nos fornecem energia suficiente para sobreviver e na falta delas problemas e doenças podem começar a surgir.

A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes para o correto funcionamento do organismo. É ela a responsável pela constituição óssea e dentária e na falta dela o crescimento infantil é abalado. Sua ausência no organismo da criança é responsável também pelo raquitismo, dai vem a versão da “criança raquítica”, miúda ou pequena. Mas não é só pela estatura da criança que a falta de vitamina D preocupa, mas sim pela fragilidade dos ossos e por seu desenvolvimento ser totalmente afetado.

maos-dadasDevido a sua importância e pela natureza ser tão perfeita, é a única que consegue ser produzida pelo próprio corpo, porém só consegue ser ativada quando a pele exposta ao sol, através do banho de sol. Para as mães que acreditam que a amamentação é o suficiente para suprir todas as necessidades, saiba que no leite materno existe muito pouca vitamina D por isso a importância de complementação com o suplemento AD-Til. Já os leites artificiais possuem em sua composição quantidade suficiente de vitamina D, portanto pode ser dispensado o uso do suplemento pelo pediatra.

Por muito tempo a vitamina D foi apontada por sua ação benéfica somente dos ossos e do metabolismo, mas após grandes estudos e pesquisas foram determinados que o poder dessa vitamina tão importante atuam em outras partes tão importantes quanto às citadas anteriormente. A vitamina D tem um papel precioso na prevenção da obesidade e de infecções do sistema imunológico e por isso sua importância em qualquer fase da vida. Podemos adquirir a vitamina D através da alimentação através de peixes gordos como é o caso do salmão e os ovos. Problemas como asma, esquizofrenia, depressão, diabetes, doença renal crônica, psoríase, fraqueza muscular e a convencional gripe estão relacionadas a falta de vitamina D no organismo.

Veja Também: Vitamina S de Sujeira Faz Bem!

Fotos: peasap, Anne