Desde a descoberta do anticoncepcional, visando dar melhor qualidade de vida e mais segurança as mulheres se tratando da vida sexual, muitos estudos foram se avançando e novas possibilidades surgindo. Já que nem todas se adequam as pílulas anticoncepcionais, em alguns casos devido as suas reações adversas ou simplesmente por não serem regradas o suficiente para lembrar de tomar as pílulas de forma rigorosa e diariamente. Com isso, novos métodos contraceptivos anticoncepcionais foram surgindo, entre eles o injetável e um dos mais recentes, o adesivo anticoncepcional.

O que é o Adesivo Anticoncepcional?

O adesivo anticoncepcional ou também conhecido como patch é um material autocolante, parecido com um esparadrapo que adere facilmente sobre a pele. Após ser colado, começa a liberar doses hormonais através da corrente sanguínea. Produzido em uma combinação a base de progestogênio e estrogênio, tem função de evitar uma gravidez indesejada com 99% de segurança impossibilitando que a ovulação ocorra naturalmente no ciclo utilizado o método.

Após colado sobre a pele, o adesivo contraceptivo libera de forma continua direto na circulação sanguínea os hormônios, tendo sua eficácia por 7 dias e após isso, deve ser substituído. Em uma embalagem do adesivo anticoncepcional veem 3 adesivos, que deverão durar por 21 dias ou 3 semanas, após o termino é a semana de pausa onde a menstruação deve ocorrer.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Como Usar o Adesivo Anticoncepcional?

O uso do adesivo anticoncepcional é simples, assim como a forma de controla-lo. Mas é necessário marcar sempre o dia da troca para fechar o ciclo direitinho. O primeiro adesivo deve ser colocado já no primeiro dia da menstruação, sendo respeitada o prazo de 7 dias após colar na pele.

As áreas indicadas para colar o adesivo são: braços, área inferior da barriga, nas costas ou no bumbum. A região dos seios não é indicada, já que existem ocorrências que a absorção dos hormônios contidos no adesivo nesta área, provocam dores locais. Vale alertar, que a área escolhida para a aplicação deve ser de fácil visualização, para garantir que o adesivo esteja bem colado, posicionado e garantindo sua eficácia.

Por isso, algumas áreas não são recomendadas, como locais de alta transpiração onde o adesivo pode se descolar facilmente, ou também em dobras da pele que fazem com que o adesivo vá perdendo a cola com maior rapidez. Em caso de o adesivo descolar, recoloque em outra área e garanta que está bem colado. Se verificar que o adesivo está com pouca aderência na pele, o ideal é colar um novo adesivo e descartar este.

Como é produzido para ter uma durabilidade de 7 dias fixado na pele, não é necessário temer de arranca-lo durante o banho ou até mesmo evitar de passar o sabonete na área. O adesivo anticoncepcional é produzido em um material apropriado para ser molhado e continuar fixado, por isso pode ser utilizado até mesmo na piscina ou na praia, ou até mesmo por atletas que fazem esportes aquáticos.

Vantagens de Usar o Adesivo Contraceptivo

Entre as principais vantagens de utilizar esse método, a facilidade em aplicar e a comodidade de não ter que lembrar de utilizar todos os dias está no topo. Pode ser utilizado em uma área discreta e é altamente eficaz, oferecendo 99% de segurança. É muito fácil de aplicar e retirar também, e de fácil acesso, encontrado em qualquer farmácia, basta ter a receita do seu ginecologista indicando o uso.

Oferece uma dosagem mais baixa hormonal, já que é absorvido através da pele, entrando na corrente sanguínea, o que pode oferecer uma redução nos efeitos colaterais também. Como é feita a liberação hormonal controlada, é muito difícil ter descontroles hormonais. Fora que é mais fácil de utilizar para as mulheres que tem dificuldade em usar medicamentos e engolir pílulas. E em questão de saúde, como todos os medicamentos são absorvidos através do fígado, o adesivo anticoncepcional não provoca sobrecarga neste órgão, já que é feito diretamente na pele.

Desvantagens de Usar o Adesivo Contraceptivo

Como qualquer outro método contraceptivo, existem suas desvantagens no uso, e que devem ser colocados na balança na hora de escolher qual método utilizar. A principal desvantagem apontada pelas mulheres que utilizam é o fato de o adesivo ficar visível se colado em alguns locais do corpo. E também com a possibilidade dele se soltar ao trocar de roupa, ou simplesmente cair no decorrer do uso.

Outro ponto negativo é que o uso do adesivo anticoncepcional pode ocasionar uma leve lesão ou alergia no local colado, provocando um incomodo. Entre os efeitos colaterais, existem relatos de alterações no peso, alterações de humor e quadros de dores de cabeça.

Para mulheres que estão acima do peso, o uso do adesivo contraceptivo também não é recomendado, já que para as doses hormonais entrar na corrente sanguínea em áreas com muita gordura pode ter sua eficácia reduzida

Se o Adesivo Anticoncepcional se Soltar O Que Fazer?

O adesivo anticoncepcional é produzido para segurar bem na pele por 7 dias, mesmo com contado com água e outros fatores externos, mas pode acontecer dele se soltar. O ideal é que ele seja colado imediatamente em outra área no mesmo momento que se soltar. Caso o adesivo perca a cola, um novo adesivo deve ser colado como substituição imediata. Vale alertar, que se passado 24 horas sem o adesivo, a eficácia contraceptiva será abalada e outros meios contraceptivos devem ser adotados nesse período por garantia.

Posso Utilizar o Adesivo Contraceptivo Sempre no Mesmo Lugar?

Não é o ideal sempre utilizar no mesmo lugar, então opte por mudar de posições a cada semana de troca. Os lugares mais indicados para aplicação são braços, bumbum, parte superior da barriga e nas costas, porém pode dificultar a analise se está bem colado. Na região dos seios não deve ser colocado por provocar efeitos na área.

Posso Utilizar Hidrantes, Óleos e Cremes na Área com o Adesivo Anticoncepcional?

No dia da aplicação do adesivo sobre a pele, o ideal é colar com a pele lavada, limpa e seca, para que o adesivo adere completamente na pele. O uso de óleos, hidratantes e cremes podem fazer com que a cola se solte com maior facilidade. Utilizar após aplicado não tem problema, desde que evite passar constantemente em cima do adesivo.

Qual o Contraceptivo Ideal?

O contraceptivo ideal pode variar muito de mulher para mulher, suas necessidades e também fatores como efeitos colaterais. Cada mulher reage de uma forma única a anticoncepcionais hormonais ou se adequa a métodos contraceptivos como camisinha. O ideal é conversar com seu ginecologista e fazer o teste para ver qual se adapta melhor e se sente mais confortável.

São diversas opções entre elas, a camisinha masculina e feminina, o DIU, o anticoncepcional oral ou injetável, o adesivo anticoncepcional ou a laqueadura que o método definitivo. Vale alertar que o único método eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis é a camisinha. As demais têm efeito somente para evitar uma gravidez indesejável, portanto o uso da camisinha é essencial para garantir a saúde bem longe de doenças. Não deixe de visitar seu ginecologista regularmente e fazer os exames de rotina. O acompanhamento médico é a melhor forma de garantir uma saúde em dia e um tratamento adequado para qualquer intercorrência.

Foto: BruceBlaus