Desde as primeiras lições e convívios sociais na pré-escola até a faculdade, os pais precisam estar atentos e entender quais são as dificuldades de seu filho e como podem ajudar. Todo o desenvolvimento escolar de uma criança deve ser acompanhado de perto pelos pais. É claro que em cada fase esse cuidado e essa atenção vão tomando proporções diferentes.

A atenção que uma mãe dá para um filho que não consegue aprender a ler vai ser totalmente diferente da atenção para um filho que está com problemas na aula de física. Mas quando falamos em estar atento ao que acontece na vida escolar do seu filho, não falamos apenas de coisas ruins, mas de surpresas positivas.

Muitas vezes acontece de uma criança se desenvolver mais rápido do que as outras e a professora pedir para que o aluno avance um ano. Mas quais são as consequências de adiantar a criança na escola? Será que isso sempre é positivo? É o que vamos discutir hoje.

O Que Considerar Para Adiantar a Criança na Escola?

Muitas vezes nós achamos que adiantar a criança na escola é a melhor opção por levarmos em conta apenas um dos diversos fatores que compõe a formação escolar dela. No caso, estamos falando da capacidade cognitiva da criança.

É fato que algumas desenvolvem esse tipo de capacidade mais rapidamente do que outras, o que acontece em diversos outros aspectos também. Mas devemos levar em conta outros fatores que envolvem a formação da criança, como o seu desenvolvimento social.

Muitas vezes uma criança que sai da pré-escola e pula um ano direto para o primeiro ano do ensino fundamental não está acostumada e nem psicologicamente preparada para aquele tipo de rotina, por mais que ela já saiba escrever ou fazer contas.

Além disso, o tipo de convívio com as outras crianças também se dá de forma diferente nesse outro ambiente, que pode parecer maduro demais para uma criança que ainda não está preparada. Esses são alguns dos fatores que os pais precisam levar em conta na hora de pensar em adiantar a criança na escola ou não.

Pontos Positivos

É claro que existem os pontos positivos em adiantar a criança na escola e eles devem ser ressaltados e levados em conta na hora dos pais e dos profissionais envolvidos tomarem essa decisão. Alguns dos principais pontos positivos são:

  • Tempo – A criança terá um ano a menos na escola, isso significa que irá se formar mais rápida e ter mais tempo para os estudos posteriores.
  • Desenvolvimento Escolar – Médicos, psicólogos e pedagogos possuem um termo chamado zona de desenvolvimento proximal, que diz basicamente que as crianças se desenvolvem com as trocas com outras, tanto mais velhas quanto mais novas.
  • Ensino – Muitas vezes a capacidade de aprendizado da criança está realmente adequada a um ano à frente, por isso o conteúdo passado vai ser perfeito para que ela tenha um bom desenvolvimento cognitivo.

Pontos Negativos

Não podemos também deixar de citar os pontos negativos de adiantar a criança na escola. Alguns dos principais são:

  • Dificuldades – Muitas vezes os pais acreditam que apenas a capacidade cognitiva faz com que a criança esteja preparada para todo o conteúdo do ano seguinte, o que pode se provar errado em muitos casos.
  • Amizades – Como já falamos anteriormente, o desenvolvimento social também é de extrema importância na escola. Em muitos casos a criança está acostumada a andar com certos amigos e, quando afastada deles, isso acaba sendo menos benéfico.
  • Idade – Apesar de existir a zona de desenvolvimento proximal, muitas vezes ser o mais novo da turma pode trazer algumas dificuldades. E é algo que deve ser levado em conta na hora de adiantar uma criança na escola.

Opinião da Escola e da Professora

Para que uma decisão tão grande seja tomada, os pais não podem deixar de lado a opinião dos profissionais de ensino da escola em que seu filho estuda, sobretudo da professora. Ela, que acompanha o aluno ou a aluna todos os dias, vai falar sobre o desenvolvimento da criança não apenas nos aspectos de aprendizado, mas de convívio e em todos os outros tipos de capacidades que uma criança desenvolve dentro da escola, como as motoras e principalmente as capacidades emocionais.

É de extrema importância que a opinião desses profissionais seja levada em consideração para que os pais tomem a decisão certa e não acabem prejudicando o desenvolvimento de seu filho.

Vale a Pena Atrasar a Criança na Escola?

Da mesma forma que falamos sobre adiantar a criança na escola, existe também o movimento inverso, quando os pais pensam na possibilidade de atrasar a criança na escola mesmo que ela tenha passado de ano na teoria.

E também da mesma forma, esse tipo de decisão deve ser discutido com calma, levando em conta todos os fatores que já citamos aqui, além dos fatores individuais da criança que fizeram os pais e a escola pensarem nessa possibilidade.

Adiantar a criança na escola é uma decisão que não é fácil de ser tomada e quem nem deve ser feita da noite para o dia. Tudo envolve a participação dos pais e dos profissionais que acompanham o dia a dia da criança, seu desenvolvimento escolar e também de suas capacidades cognitivas e sociais.

Todos esses fatores precisam ser levados em conta para que não haja traumas nem efeitos negativos na criança. Portanto, a melhor saída é sempre pensar no que é melhor para o seu filho e para o desenvolvimento dele, mesmo que isso não seja o que você tinha planejado antes.

Veja Também: Adaptação Escolar – Como Lidar com uma Nova Rotina?
Foto: Agencia Brasilia