O crescimento e as mudanças em nossos corpos fazem parte da vida de todos, ainda que algumas dessas mudanças sejam muito mais drásticas e perceptíveis, como a infância e toda sua transição para a adolescência e a fase adulta. Com isso os pais ficam sem saber o que fazer quando ocorre alguma mudança fora de hora ou que não estava sendo esperada. É o que acontece, muitas vezes, com a adrenarca precoce, que ocorre em algumas crianças e gera diversas dúvidas em muitos pais.

O desenvolvimento de uma criança passa por diversas fases até chegar na puberdade, mas é esperado, normalmente, que a puberdade comece a ocorrer entre os 12 e 13 anos, embora tempos atrás a idade para esse tipo de mudança era considerada entre os 15 e 16 anos.

A adrenarca precoce pode ser um sinal de que a criança está tendo uma puberdade precoce, o que precisa ser tratado por um médico especialista para que não haja nenhum tipo de problema no desenvolvimento da criança.
Mas para entendermos com clareza o que é e quais os efeitos da adrenarca precoce no corpo de alguém, precisamos falar mais profundamente sobre cada um desses aspectos.

O que é Adrenarca Precoce?

Uma criança ter adrenarca precoce é um dos sinais de que ela pode estar tendo uma puberdade precoce. Isso porque a adrenarca precoce nada mais é do que o crescimento dos pelos pubianos e axilares antes do momento considerado normal, assim como a alta produção de suor.

Ou seja, é considerado adrenarca precoce quando há o aparecimento de pelos aos 8 anos nas meninas e aos 9 nos meninos. É importante ficar atento e ver se os seus filhos não possuem nenhum desses sintomas, já que eles podem indicar sinais de puberdade precoce e podem necessitar de tratamento.

Principais Sintomas da Adrenarca Precoce

Alguns sintomas podem ser identificados e apontados como adrenarca precoce, os principais deles são:

  • O aparecimento de pelos pubianos antes dos 9 anos;
  • O aparecimento de muitas espinhas no rosto da criança;
  • Alta produção de suor antes dos 9 anos;
  • Odor axilar;
  • Aumento da oleosidade na pele;
  • O aparecimento de pelos nas axilas

Não se sabe exatamente o motivo, mas a adrenarca precoce aparece com maior frequência em meninas afrodescendentes, mas pode aparecer em ambos os sexos e em pessoas de qualquer etnia. É também necessário prestar atenção se esses sinais estão ocorrendo de forma isolada, para não se confundir adrenarca precoce com puberdade precoce.

Como Ocorre a Adrenarca Precoce?

A adrenarca precoce ocorre quando a produção de andrógenos está muito mais alta do que o normal e mais cedo do que o que deveria produzir. As causas para que isso ocorra ainda não são totalmente conhecidas, ainda que, como já citamos, a adrenarca precoce atinja muito mais meninas do que meninos.

Como Agir se Seu Filho tem Adrenarca Precoce?

A primeira atitude a ser tomada quando você percebe que seu filho está com algum desses sintomas é leva-la ao médico para que seja feita uma avaliação e para que o diagnóstico seja dado.

É muito comum os pais se assustarem ao se depararem com alguns desses sintomas e se sentirem com medo de o filho ter algo grave. A adrenarca precoce não é motivo para pânico, ela pode ser tratada e controlada para que não haja nenhuma alteração no crescimento da criança.

Também há o lado da criança nessa história, pois essas mudanças ocorrendo em seu corpo tão cedo podem gerar diversas dúvidas, além de a deixarem constrangida muitas vezes, o que podem levar a criança a desenvolver problemas psicossociais.

O papel dois pais aqui é conversar com a criança e explicar o que está acontecendo, que se trata de um processo normal, mas que exige um tratamento. É importante falar sem demonstrar nenhum tipo de medo, para que a criança se sinta bem e segura com a situação.

Tratamento Para a Adrenarca Precoce

A adrenarca precoce é uma manifestação benigna, ou seja, não apresenta nenhum perigo para a criança. Na verdade, o que chamamos de tratamento em si para a adrenarca precoce está mais inclinado a ser chamado de orientação.

Isso porque não são usados remédios ou terapias de nenhuma forma para que os efeitos deixem de se manifestar. O médico pode recomendar o uso de alguns produtos como desodorantes para controlar o odor nas axilas da criança. Também se espera que a puberdade apareça um pouco mais cedo nas crianças que possuem adrenarca precoce, mas nada que deva preocupar os pais.

Acompanhamento Rigoroso

Ela deve estar em constante observação tanto dos pais quanto do médico para se ter certeza de que nenhum outro sintoma está aparecendo e que ela não está passando pela puberdade precoce, o que pode exigir outro tratamento e oferecer riscos diferentes à saúde da criança.

Apesar de passarmos por diversas transformações ao longo da vida, nem todas chegam na hora em que esperamos e nem do jeito que esperamos muitas vezes. Mesmo assim, em casos como o da adrenarca precoce é muito importante que prestemos atenção nas mudanças e nas transformações pelas quais os corpos dos nossos filhos estão passando.

Até porque, como já vimos aqui, muitas vezes essas transformações exigem alguns tipos de tratamentos para que não haja consequências ruins na vida delas e que não as afete futuramente. Problemas podem sempre aparecer com os filhos, mas se prestarmos atenção, a maioria deles pode ser resolvida se tomarmos os devidos cuidados.

Veja Também: A Importância de Conversar Sobre Sexo Com os Filhos
Foto: taylorjamesphotos