Se tem uma coisa pequena que incomoda muito e atrapalha até para comer, são as aftas. Elas podem surgir em bebês até em pessoas mais velhas causando grande desconforto, inclusive para se alimentar adequadamente.

Surgem em lugares inexplicáveis, debaixo da língua, canto da boca, por dentro do lábio e nos cantos das bochechas. Tem a aparência parecida com uma espinha, com coloração esbranquiçada e a algumas vezes amarelada e normalmente surgem mais em mulheres por questões hormonais.

O que é Afta?

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

A boca é revestida por mucosa e como é muito sensível, pode ocorrer pequenos rompimentos da pele conhecidos como ulceração superficial da mucosa, úlcera aftosa ou popularmente conhecida como aftas.
É uma pequena lesão, minúscula e que causa dor intensa e ardência, além de queimação do local. São lesões benignas e que não causam grandes transtornos além do desconforto momentâneo.

Causas da Afta em Bebês e Crianças

São diversos os motivos que podem causar as aftas em bebês e crianças, alguns dos principais são: baixa imunidade, problemas virais, problemas estomacais, mudanças hormonais, emocional e uso de alguns medicamentos.

As aftas em bebês e crianças não são contagiosas, mas podem ocorrer como sintomas de quadros infecciosos ou de algumas doenças. O aparecimento de aftas também pode indicar que o bebê e a criança estejam com algum problema digestivo, já que as aftas surgem como um “alerta do estomago”.

Você pode desconfiar do aparecimento de uma afta na boca de um bebê se notar alteração no apetite dele. As aftas oferecem certo incomodo para se alimentar e dificultam também a amamentação.

O que Pode ser Feito para Aliviar o Desconforto?

Como já citamos, comer ou mamar durante o aparecimento das aftas é bem doloroso. Alguns alimentos ainda podem causar ainda mais dor caso encoste na lesão. Alimentos frios ou gelados podem ajudar pelo menos a aliviar o desconforto das aftas em bebês e crianças.

Mesmo que seja difícil de se alimentar com as aftas, mantenha a hidratação do seu filho de forma regular. Evite alimentos muito salgados, ácidos e quentes, que podem agravar o incomodo.

Alguns Alimentos Pioram a Afta?

Como já citado, alimentos quentes, salgados e ácidos podem agravar a dor. Durante o aparecimento de aftas é indicado evitar alimentos que podem agravar as lesões ou até causar novas aftas. Alimentos ácidos como abacaxi, limão e laranja devem ser evitados.

Tipos de Afta

O aparecimento das aftas em bebes e crianças são divididas em 3 tipos que determinam suas causas:

Estomatite Aftosa Menor: São as aftas mais comuns e que ocorrem regularmente em grande parte da população. Normalmente desaparecem após uma semana e não deixam nenhuma cicatriz no local.

Estomatite Aftosa Maior: Essas são as aftas menos comuns e com um período maior para desaparecerem. Costumaram durar em torno de 2 semanas ou mais e causar muita dificuldade para se alimentar, além de dor intensa.

Estomatite Aftosa Herpetiforme: Esse é o tipo de afta mais incomum e costumam aparecer como pequenos aglomerados de aftas, que se juntando viram lesões ainda maiores. São extremamente dolorosas e duram um pouco mais de uma semana.

Tratamento de Aftas

Normalmente não é indicado nenhum tratamento para as aftas, já que elas costumam desaparecer com o passar dos dias naturalmente. Mas com o agravamento das lesões pode ser necessário algum tipo de tratamento para aliviar os sintomas, mas somente um médico especialista pode receitar, após avaliação do quadro.

Manter a Higiene na boca em dia é um dos pontos importantes em quadros de afta. Fazer a higienização regular da boca, evitará que as lesões causadas pelas aftas infeccionem. Um dos tratamentos para alivio bem conhecido e simples, é o uso do bicarbonato.

O uso do bicarbonato controla o PH da saliva e reduz o ardor causado pelas aftas. Mas não é só simplesmente colocá-lo em cima do local da afta (isso causará muita dor). O recomendado é diluir o bicarbonato em um copo com agua e fazer bochecho, de preferência com agua morna que trará alivio.

Uma colher de chá de bicarbonato para três dedos de agua é o suficiente, por pelo menos 3 vezes ao dia.

Algumas receitinhas caseiras como bochecho de chá de própolis podem ajudar também e proporcionar alivio. Mas o que indicamos mesmo é consultar um médico caso a dor persista e possa receber o tratamento adequado para seu problema.

Veja Também: Higiene Bucal do Nascimento até a Infância
Foto: markzfilter