Existem recursos naturais para combater a prisão de ventre entre os bebês, como exemplo, a água de ameixa indicada por muitos pediatras. Nos primeiros meses após o nascimento o bebê ainda não possui o trânsito intestinal em plenas funções, e por esse motivo é comum a criança ficar até três dias sem evacuar e apresentar certos sintomas, como:

  • Dor abdominal
  • Inchaço da barriga
  • Desconforto

A água de ameixa é o medicamento natural mais indicado para esses casos, pois a fruta é rica em fibras que agem diretamente na hidratação das fezes e alívio da constipação intestinal.

A maioria das mães possui a dúvida se devem ou não oferecer a água de ameixa para o recém-nascido. Isso vai depender muito do pediatra, alguns indicam a ingestão com dois meses, por exemplo, outros estipulam que seja introduzido o consumo de chás após os seis meses. Consulte o seu médico e veja a recomendação adequada para o caso do seu bebê.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Por quê o Bebê Fica Vários Dias sem Evacuar?

Ao nascer, o bebê ainda não possui um ritmo intestinal adequado. Toda vez que ingere o leite e a chegada do alimento até o estômago faz com que ocorra todo o reflexo muscular que encaminha rapidamente o que foi consumido até o intestino.

No entanto, esse reflexo ainda é instável e pode diminuir, fazendo com que o bebê fique até sete dias sem evacuar. Quando finalmente evacua é comum as fezes virem em forma aquosa, grumosa ou em grande volume.

A perda do reflexo gastrocólico e a menor produção da lactose (açúcar presente no leite materno) também é responsável pelo aspecto mole das fezes. Os bebês ao passar um tempo, precisam aprender a realizar os movimentos adequados para a evacuação. Alguns costumam demorar um pouco mais para esse esforço, o que pode causar a prisão de ventre.

Geralmente quando se esforça para evacuar o bebê costuma estirar as pernas e ficar vermelho, sinal de que está em fase de treinamento para mais tarde realizar essa etapa com naturalidade.

Ao notar a dificuldade do recém-nascido para evacuar a mãe pode ajudá-lo removendo as fraldas e flexionando levemente as pernas do pequeno. Massagens na barriga com movimentos circulatórios por aproximadamente dois minutos é outra indicação.

IMPORTANTE: não é recomendado dar ao bebê medicamentos espasmódicos, pois podem apresentar graves efeitos colaterais, além de agravar a constipação.

Introdução Alimentar Melhora o Trânsito Intestinal?

Para o alívio das mães o desconforto pode receber alívio após a introdução alimentar das primeiras frutas, legumes e alguns alimentos ricos em fibras e saudáveis para as funções do intestino. Os alimentos variados mudam a consistência das fezes, oferecem variados nutrientes, repõe a água e modifica a coloração.

A Alimentação da Mãe

O que a mãe ingere e a relação com a saúde intestinal do bebê ainda é um assunto complexo e sem comprovações na área médica. Todavia, em casos de sintomas frequentes de cólica a alimentação da mãe deve ser supervisionada. O consumo excessivo de leite de vaca, chá preto, café, chocolate, bebida alcoólica e cigarro podem aumentar os sintomas da cólica no bebê.

Cada organismo deve ser avaliado individualmente. Preste atenção se o bebê sentiu mais cólica num determinado momento e o que pode ter ingerido na refeição. Essa é uma forma simples de identificar quais são os possíveis alimentos que consome e causam desconforto na criança. ´

Água de Ameixa: Quando Posso Oferecer para o Bebê?

A água de ameixa é uma receita caseira indicada para tratar a prisão de ventre em bebês. No entanto, a idade para ingestão da água de ameixa irá depender bastante de cada pediatra e das avaliações individuais no organismo do recém-nascido. Portanto, para consumir com segurança consulte antes o seu médico.

No caso de bebê com mais de seis meses e que já foram introduzidas as frutas e papinhas a ingestão da água de ameixa está liberada. As frutas são geralmente ricas em fibras, mas a ameixa ocupa a primeira posição quando falamos de trato ou alívio da prisão de ventre. A fruta é rica em fibras e antioxidantes que auxiliam no trânsito intestinal.

Como Preparar a Água de Ameixa

Ferva aproximadamente 90 ml de água filtrada com quatro ameixas secas. Quando o chá estiver morno ofereça ao bebê na mamadeira. Em casos de alimentação somente com o leite materno ofereça na colher ou copinho.

Receita de Suco Laxativo para Bebês com Mais de 6 Meses

Bata no liquidificador: laranja lima, ameixa preta, mamão e farinha de linhaça e ofereça ao bebê sempre que estiver com prisão de ventre.

Se o pequeno possuir mais de seis meses pode oferecer outros alimentos para soltar o intestino, como: banana-nanica, mamão, escarola, couve, quiabo, aveia, farelo de trigo e lentilha são alguns exemplos.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos, assim como o kit tentante aqui em nossa loja virtual.

Veja Também: Shantala e o Sono do Bebê

Foto: PublicDomainPictures