Sempre surgem boatos de que determinado medicamento ou planta pode ajudar a limpar o útero, a melhorar a fertilização, entre outras coisas. Você já deve ter ouvido falar de vários! Muitos desses boatos não passam de mitos que são contados boca a boca, mas muitas acabam tomando como verdade. Mas existem, também, os casos verdadeiros de medicamentos que realmente ajudam em determinadas situações e que podem fazer bem.

Dentre as opções disponíveis, existem os polivitamínicos apropriados para a fertilidade. Além de suprir as necessidades vitamínicas do corpo do homem e da mulher, estimulam e fortalecem o bom funcionamento do útero, da ovulação e dos espermatozóides, melhorando as possibilidades de engravidar.

Como sabemos que é difícil de identificar quais são os boatos com um fundo de verdade ou não, vamos falar hoje especificamente sobre um: a água inglesa. Mas no que ela realmente ajuda a mulher? Pode-se tomar água inglesa para limpar o útero? Vamos desvendar este mistério neste artigo.

O que é água inglesa?

Água inglesa é um produto natural que pode ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação. É feita à base de algumas ervas como a canela da china, quina amarela, losna, camomila, calumba, carqueja amarga, entre outras. O produto tem um gosto amargo e que desagrada a maioria das pessoas.

Foi desenvolvida com o objetivo primário de estimular o apetite e facilitar a digestão das pessoas que a consomem. Porém, esse processo de estímulo fez com que muitas pessoas associassem a limpeza do organismo com uma certa “limpeza” do útero também, facilitando, assim, uma mulher a engravidar. Mas será que isso é realmente verdade?

Ela realmente limpa o útero?

A água inglesa é um produto bastante poderoso no que diz respeito a limpar o organismo. Além de fazer bem para o sistema digestório, ela também ajuda na cicatrização interna e em doenças como a endometriose1 e a infecção urinária, por ser um diurético. Ou seja, a água inglesa não limpa o útero em si, mas pode ajudar o organismo a eliminar substâncias nocivas.

O útero é um dos órgãos que também se beneficia desse efeito depurador e diurético da água inglesa, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias potencialmente negativas. O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Água inglesa ajuda a engravidar?

Dito isto, é bastante comum associar toda essa limpeza com uma ajuda para uma mulher engravidar mais rápido. Ressaltamos aqui que não há nenhuma comprovação científica de que a água inglesa interfere de alguma maneira na fertilidade. Ou seja, por mais que ela ajude a “limpar o organismo”, não há como provar que isso vai de fato ajudar uma mulher a engravidar.

Por outro lado, é de conhecimento geral que há mais chances de ocorrer a fecundação quando o organismo está livre de toxinas e totalmente limpo. Sintetizando as informações, não é possível afirmar que a água inglesa aumente as chances de uma mulher ter um bebê, no sentido de não produzir nada que seu corpo já não produzia antes.

Porém, ela com certeza é um componente que pode ajudar o corpo de uma mulher que já está preparado para a fecundação. Então, de certa forma, sim, a água inglesa pode ajudar a engravidar.

Como tomar a água inglesa?

A recomendação geral, que normalmente vem na bula desse produto e é o recomendado por médicos, é que se tome 30ml do produto três vezes ao dia antes das refeições.

Esse também é o procedimento usado nos casos de aborto e pós-parto, quando necessário. Quando o intuito é tomar água inglesa para ajudar a limpar o corpo após esses acontecimentos, é recomendado utilizar o medicamento por apenas 7 dias, sendo o primeiro o mesmo dia em que a menstruação inicia.

Apesar dessas recomendações serem de conhecimento geral, é muito importante que você tenha acompanhamento médico para que não ocorra nenhum efeito colateral ou alteração no seu organismo. M

Água inglesa ajuda a fazer a menstruação descer?

Não. Esse é um mito que foi criado, provavelmente, por conta dos poderes depuradores que a água inglesa possui. Se tomada no início da menstruação, a água inglesa pode ajudar a aliviar alguns sintomas desagradáveis da menstruação, como desconforto abdominal e cólicas.

O que também acontece, em alguns casos, é a coincidência de certos fatores como a ingestão da água e a cessão da pílula anticoncepcional, o que pode fazer com que o fluxo menstrual aumente.

Muitas vezes quando uma mulher faz o uso contínuo da pílula anticoncepcional, sua menstruação é inibida e o fluxo diminui. Quando ela começa a tentar engravidar, parar de tomar a pílula é um dos primeiros passos, o que já pode fazer com que esse fluxo volte ao normal.

Esse tipo de confusão é bastante comum e compreensível, mas é necessário entender que, apesar de existir a possibilidade de o fluxo menstrual aumentar por conta da ingestão da água inglesa, isso não quer dizer que ela faz a menstruação descer nem mudar seu ciclo.

Água inglesa pode causar aborto?

Não há nenhuma evidência científica que comprove que um aborto possa ser causado por conta da ingestão da água inglesa. Porém, é recomendado pelos médicos que a mulher não use a água inglesa durante a gravidez de forma alguma, pois, mesmo que não existam estudos científicos, as chances de a água inglesa causar aborto são reais.2

Contraindicações da água inglesa

Além das gestantes e lactantes, há outras contraindicações da água inglesa. Não use a água inglesa caso você tenha:

  • Gastrite
  • Síndrome do intestino irritável
  • Doença de Crohn
  • Úlceras
  • Hiperacidez estomacal
  • Mal de Parkinson
  • Hepatopatias

Tomar uma medicação apenas porque deseja engravidar pode ser perigoso, mesmo que seja natural. Por isso, é sempre importante saber não só quais são os benefícios, mas também quais são as contraindicações e quais os efeitos que esse medicamento tem em seu corpo.

No caso da água inglesa, são diversos os benefícios que você pode ter, como uma ajudinha na limpeza do organismo que pode ajudar na fertilização. Mas também há as contraindicações e elas precisam ser levadas a sério. Conversar com um médico sobre o assunto é sempre recomendado, pois assim você pode ter certeza se deve ou não realizar determinado procedimento3.

Por isso, nunca tome decisões precipitadas, principalmente quando isso diz respeito ao seu corpo. Elas podem trazer consequências ruins e fazer com que seu esforço para resolver esse problema seja muito maior do que o que você teria para engravidar.

Dica Importante: Se você busca uma forma natural de induzir sua ovulação, saiba que as Cápsulas de inhame podem ser uma ótima alternativa! Conheça mais sobre elas aqui.

Veja Também: Top 10 Suplementos para Engravidar