Dúvida de 8 entre 10 mulheres que acabaram de pegar seu positivo, é de como calcular data do parto. Parece uma conta de ET, um tanto de número e fórmulas que parece até mesmo ser impossível de lidar como o médico faz. Até para eles, calcular a data provável do parto (DPP) pode ser uma missão um tanto complicada, mas o fato é que calcular a data do parto pode ser fácil se usarmos alguns métodos.

A gravidez dura 280 dias aproximadamente e para algumas mulheres mais (devido à ovulação e implantação tardia) e para outras menos se tiverem ciclos curtos. Porém a diferença não é muito grande.

 

Informações Para o Cálculo do Parto

Calcular a data do parto, parte do princípio que a mulher deve saber a data da última menstruação, a famosa DUM. A dum é essencial para mulheres reguladas, com ela dará para fazer o cálculo exato de quando o bebê poderá vir ao mundo e também à partir de quando a mulher deverá ficar atenta aos sinais do parto.

Isso devido ao prazo já mencionado de 280 dias. Para o bebê, nascer com um prazo de 38 a 42 semanas de gravidez é normal e seguro. Acima ou abaixo disso, pode acarretar problemas para o bebê, como nascer prematuramente e seu pulmão não estar maduro suficiente, ou entrar em sofrimento fetal pela demora do parto.

Como Calcular Data do Parto Pela DUM

Para calcular a data do parto pela ultima menstruação, devemos subtrair os dias de ciclo que você tem dos 280 dias. Se por exemplo, for de 28 dias a conta se daria da seguinte forma:

  • Defina a data da ultima menstruação = 01 de setembro de 2015
  • Acrescente 07 dias = 01 + 07= 08 de setembro
  • Subtraia 90 dias ou 3 meses = 08 julho de 2015
  • Acrescente mais um ano = 08 de julho de 2016

Então, pela menstruação, eu teria meu bebê no dia 08 de julho de 2016. Isso se a data da menstruação for a correta e não houver nenhuma diferença entre a data da ovulação verdadeira e a qual deveria ter acontecido.

Geralmente mulheres com ciclos irregulares conseguem apenas saber a data da previsão de nascimento do seu bebê através de uma ultrassonografia. A melhor ultrassonografia a se levar em consideração é a primeira de todas, melhor se for feita antes da 9ª semana de gravidez. Ela vai dizer com toda a certeza quando o bebê foi concebido, qual a idade fetal exata. A menos que esteja fazendo a seu primeiro ultrassom com uma idade gestacional avançada (mais de 20 semanas), é possível determinar com certeza a data que o bebê foi concebido, ou ao menos os dias mais prováveis.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Tabela Para Determinar a Data Prevista Para o Parto

A tabela a seguir foi retirada do livro Grávida e Bela. Como não havia calculadoras disponíveis na internet, essa era a forma que eu me certificava das contas que o médico fazia. Sempre deu certinho, mesmo que houvesse uma diferença extrema ao final da gestação. Basta verificar acima a data da ultima menstruação (mês e dia) e abaixo a data prevista para o parto.

E por fim, para facilitar, a calculadora de data do parto. Elas são confiáveis desde que tenha ciclos regulares. Vários sites possuem essa calculadora do parto, porém aqui mesmo no site você encontrará uma bem complexa que mostra até quando o trimestre termina e quando provavelmente o bebê foi concebido.

Devemos sempre lembrar que a conta pode variar 15 dias para mais ou para menos e assim monitorar caso a data exceda. Também converse com seu médico sobre a data do parto e qualquer diferença que venha a ter do ultrassom e da DUM. Alguns dias são toleráveis para divergência, não é nenhum problema. Mas quando a diferença ultrapassar 1 semana, deve ser considerada para o calculo da data do parto. Você pode usar a calculadora do Trocando Fraldas clicando aqui.

Veja também: Colo do Útero Apagado – Chegou a Hora do Parto!

Foto: Grávida e Bela, phalinn

_

Caixa de Informações Chave:

  1. A gravidez dura 280 dias aproximadamente e para algumas mulheres mais (devido à ovulação e implantação tardia) e para outras menos se tiverem ciclos curtos.
  2. Calcular a data do parto, parte do princípio que a mulher deve saber a data da última menstruação, a famosa DUM.
  3. Geralmente mulheres com ciclos irregulares conseguem apenas saber a data da previsão de nascimento do seu bebê através de uma ultrassonografia.
  4. Devemos sempre lembrar que a conta pode variar 15 dias para mais ou para menos e assim monitorar caso a data exceda.