A menstruação é um fator natural que ocorre na vida de todas as mulheres. Quando ela ocorre pela primeira vez é marcada a transição de uma menina para uma mulher. Mas, mesmo sendo algo tão natural gera muitos desconfortos e preocupações ao longo da vida e um desses desconfortos é a alergia a absorvente.

absorvente malha seca

Absorvente de malha seca

Qual menina nunca se pegou escolhendo entre as milhares de opções e modelos de absorventes preparando-se para quando for usar? Até nós mulheres ficamos confusas com a infinidade de modelos, marcas e opções quando vamos comprar. Mas qual é o melhor modelo? Qual devemos escolher? E essa resposta quem lhe dará é o seu próprio corpo e da forma que irá reagir ao utilizar.

Aquele modelo fininho que sua amiga usa, que quase fica imperceptível na roupa mais justa pode não oferecer a mesma segurança pra você. Aquele outro modelo que tem uma fragrância tão gostosa que “ameniza” os odores naturais da menstruação que foi indicado por todo circulo de amigas, pode não dar certo pra você. Sabe por quê? Nossos organismos são diferentes e reagem de formas diferentes. E ao utilizar no primeiro dia, você já sente que tem algo errado!! Alergia a absorvente? Pois é, poucas mulheres sabem disso até passar pelo problema!

modelos de absorventes

O absorvente é o método mais utilizado pelas mulheres e a variedade de materiais e opções em que são fabricados pode trazer dúvida na hora da compra. A alergia a absorvente também denominada como dermatite de contato ocorre devido ao contato direto da pele com o material causador, que nem sempre é descoberto logo no inicio. Algumas mulheres podem confundir os sintomas da alergia a absorvente ao fato do fluxo menstrual estar intenso, a troca do sabão que lava as roupas ou até mesmo ao sabonete e hidratantes que esta utilizando. Por isso é bom ficar atenta aos sinais e parar de sofrer de uma vez por toda!

coletor menstrual

Para aquelas que sofrem com a alergia, outras opções vêm para inovar e salvar as mulheres destes desconfortos, inclusive com o contato direto com o fluxo menstrual, que para muitas é um show de horror todos os meses. O coletor menstrual é uma das opções que se encontra no topo da lista das mulheres modernas. Além de ser prático, de longa duração, é confortável e elimina de vez o contato com o fluxo, além de ser antialérgico e não causar nenhuma reação.

Absorventes internos também são bem procurados pelas mulheres, porém algumas não se sentem totalmente a vontade com eles pelo fato de “incharem” ao longo da utilização. Já outras, apontam como a melhor descoberta do planeta por não se sentirem “sujas” durante a utilização. Devemos ressaltar que algumas mulheres também possuem alergia ao absorvente interno e ao notar ardor vaginal acompanhado de coceira, o ginecologista deve ser procurado.

Sintomas da Alergia ao Absorvente

A alergia a absorvente pode ocorrer de duas maneiras: A primeira é pelo aumento da temperatura o que ocasiona aumento da umidade na área genital associada ao uso do absorvente que tende “a abafar” a região. A segunda é o contato direto da região ao material do absorvente, que misturado com o sangue potencializa a alergia. Vale lembrar que na produção dos absorventes são utilizados diversos materiais como plástico, algodão, fragrâncias e matérias para absorção e qualquer um desses componentes pode causar reação alérgica.

Os sintomas mais comuns da alergia a absorvente são:

  • Vermelhidão no local
  • Coceira intensa
  • Ardência

A pele da região tende a ficar ressecada e apresentar certa “descamação” se estendendo até a área das virilhas e toda a região que tiver contato com o absorvente. Quando notado esses sintomas a melhor coisa a se fazer é suspender o uso e trocar o modelo utilizado. Em grande parte dos casos a troca de modelo ou de marca do absorvente resolve o problema. Os modelos que contem perfumes e oferecem ação “super seca” onde possuem malha plastificada são os mais propensos a causar alergias. Para pessoas alérgicas o mais recomendado é os que possuem em sua descrição, “cobertura suave”.

Veja Também: Como Usar o Coletor Menstrual

Fotos: KaurJmeb, Sophieja23