Durante toda nossa vida escutamos a expressão “como pele de bebê” e isso foi gerado exatamente pela delicadeza e maciez que toda pele de bebê tem, mas é muito comum até mesmo por essa sensibilidade os bebês apresentarem irritações e alergias na pele e mudarem essa característica de pele macia para uma pela áspera, com bolinhas e extremamente irritada.

Existem vários fatores que podem ocasionar essa irritabilidade na pele do bebê, e assim que surgirem devem ser investigados não só para conhecimento da causa e tratamento, que as vezes é só o afastamento do que esta ocasionando mas sim porque causa uma irritabilidade e incômodo muito grande para o bebê.

Por que Ocorre as Alergias?

 A alergia acontece quando o sistema imunológico do bebê reage de forma extrema a substância o qual entrou em contato, podendo reagir não só através de sinais na pele, mas através de espirros e tosses alérgicas também.

É comum bebês mais novinhos apresentarem alergias na pele devido ao uso de algumas marcas de fraldas descartáveis, produtos de higiene com cheiros, essências e corantes muito fortes, alguns deles próprios para bebês por isso é indicado que nos primeiros meses de vida sejam utilizados somente produtos glicerinados e neutros.

Características da Alergia

Normalmente as alergias na pele se apresentam como manchas avermelhadas, coceiras escamosas e alguns casos pequenas bolhas ou carocinhos vermelhos na pele do bebê e todas elas que causam grande irritabilidade pela coceira excessiva.

Principais Causas de Alergia em Bebês

Os principais motivos para alergias em bebês são:

Excesso de Calor

Muitas mães acabam exagerando na quantidade de roupas que colocam no seu bebê, ocasionando o abafamento dos poros da pele o que fara ocorrer às famosas brotoejas. As brotoejas costumam aparecer nos locais mais quentes do corpo como pescoço, debaixo dos braços e na região do bumbum e genitais.

Tecidos

Na hora de comprar o enxoval vemos um infinito de roupas lindas e cheias de frufru, mas são ideais ao bebê? Normalmente  as roupas feitas de lã, náilon e matérias sintéticos são também grandes motivos para as alergias na pele do bebê. Pois são tecidos muito quentes e que como o náilon e matérias sintéticos não permitem que a pele respire como deveria, ocasionando também o abafamento. Opte por roupas feitas de algodão, que além de mais confortáveis não são tão quentes como as citadas.

Sol em Excesso

Tomar sol é indicado por todos os pediatras, claro que no período mais ameno do dia, pois o bebê tem uma sensibilidade maior e exposta em horários mais quentes pode correr perigos gravíssimos como uma insolação. Porem outro fator que ocorre a superexposição ao sol são as brotoejas e erupções da pele também, que ocorrem com o calor excessivo fazendo que os poros da pele reajam pipocando por todo o corpo.

Outros Fatores

As alergias na pele podem ser ocasionadas por outros fatores também como picadas de inseto, alergia a medicamentos que esta sendo administrada no momento, intoxicação alimentar que pode ocorrer ate mesmo através da amamentação, caso a mãe tenha comido algo que o bebê seja alérgico, alimentos com corantes como Danoninho e também pêlo de animais, ácaros e poeira.

Como Tratar a Alergia na Pele do Bebê?

Primeiramente o pediatra do seu bebê deve ser consultado imediatamente e na grande maioria conseguem ser diagnosticados visualmente  e já recomendado a utilização de pomadas de corticoides e administração de histamínicos junto de hidratantes especializados para bebês.

O uso desses medicamentos farão que o incômodo e coceira cessem imediatamente. Porem é ideal que seja descoberto à causa da alergia, para que seja suspensa a utilização do mesmo e seja tratada imediatamente, pois caso não tratado pode ocorrer infecções nas lesões.

Dica Caseira Para Aliviar a Coceira

Lave bem 250 gramas de melão, 50 gramas de pepino e 20 gramas de agrião e passe no processador, liquidificador ou centrifuga. Passe a mistura sobre a pele afetada do bebê por 15 minutos e após retire com agua e sabão hipoalérgico e seque bem. É um tratamento eficaz não so para alivio da coceira, mas também para a prevenção de alergias.

Veja também: Dermatite de Contato – Causas Diagnostico e Tratamento

Foto: Shannon Gillespie