Qual pai e qual mãe não se preocupam como o aprendizado de seus filhos? De como será e como ele lidará com o novo passo e fase e se terá alguma dificuldade.  Porém existe uma grande polemica por trás dos responsáveis pelo ensino nas escolas, o qual gera grandes debates e divisão no melhor método e momento para ocorrer à alfabetização infantil.
Por anos o conteúdo a ser ensinado durante o processo de alfabetização é mantido, porém a atual discussão foi em relação à idade a ser iniciado, o qual foi alterado recentemente de 7 anos para 6 anos, quando a criança deve iniciar o primeiro ano letivo.

Alfabetizar na Educação Infantil?

A discussão também se estende para a questão da alfabetização na educação infantil. Será que é muito cedo para começar? Em uma fase que as crianças deveriam estar brincando e desenvolvendo ainda mais sua coordenação física e motora? E essa dúvida continua dividindo opiniões e escolas infantis, onde o método é aplicado de forma aleatória onde cada um defende seu ponto de vista.
Alguns acreditam que na fase dos 3 aos 5 anos de vida a criança necessita de brincar, desenhar e participar de atividades principalmente com músicas. Já outras apontam a necessidade do conhecimento das letras, da familiarização com os textos logo cedo. Dentre toda essa divisão de ideias, um fator é sólido. Toda criança deve iniciar o primeiro ano do Ensino Fundamental aos 6 anos de idade e concretizar a alfabetização.

O que é a Alfabetização?

Mas afinal, o que é a alfabetização infantil? E a resposta é um conjunto de fatores onde estimula o conhecimento das letras e o domínio para utilização das mesmas, para exercer a escrita e a leitura. As técnicas utilizadas neste processo são diversas e se estendem desde brincadeiras com vogais até atividades escritas onde utilizadas a memorização. O ambiente onde crianças a serem alfabetizadas devem conviver deve estar preparado para estimular e atrair a atenção dos pequenos. Vamos dar alguns exemplos:

  • Listagem com o nome dos alunos em ordem alfabética. Dando atenção e destaque a primeira letra do nome de preferência sendo destacado com uma cor chamativa.
  • Um varal de alfabetos ou um painel com todas as letras, de preferência ao alcance deles para familiarização.
  • Um painel com numerais, também para familiarização dos pequenos.
  • Biblioteca

Esses são pontos básicos onde uma sala de aula de alfabetização infantil deve ter e obviamente contar com o bom senso, criatividade  e profissionalismo da professora responsável por esse importante passo no desenvolvimento infantil.

Como os Pais Podem Ajudar na Alfabetização?

A tarefa árdua da alfabetização é responsabilidade dos professores, porém nós pais podemos sim dar um forcinha e ajudar nesse passo tão importante e estimular o desejo e o interesse das crianças em aprender ainda mais rápido e ainda mais ter gosto pela leitura. O mundo das letras esta presente em praticamente tudo nas nossas vidas e em todas as atividades que exercemos, até mesmo durante uma brincadeira. Porque não aproveitar esses momentos de interação e estimular o conhecimento?

Como Estimular a Leitura?

Quando as crianças aprendem as primeiras letras, principalmente quando já conseguem reconhecer e formar algumas palavras a empolgação em ler cada vez mais palavras e mostrar para os pais e pessoas mais próximas que já conseguem é inevitável. Por isso aproveite a oportunidade e leiam livros e gibis juntos ou quem sabe permitir que o pequeno escreva uma lista de compras para o mercado? Que tal um bilhetinho carinhoso na geladeira para ele ler??
Durante os passeios na rua, você já notou a quantidade de placas e anúncios expostos em todos os locais?? Essa é uma ótima forma de se divertirem juntos e intensificar o aprendizado da criança. Peça para ele ler as placas que chamam mais a atenção e quando não conseguir identificar, toda ajuda é bem vinda.

Lembrando que cada criança tem seu tempo e ritmo de aprendizado, não devendo ser comparado com os demais e muito menos castigado quando não conseguir. O nervosismo, ansiedade e cobrança pode ser os principais vilões da dificuldade na alfabetização infantil. Por isso estimule, se alegre e comemore a cada nova descoberta e aprendizado do seu filho, esse será o melhor estimulo para ele conseguir cada vez mais.

Dicas de Leitura Para Crianças

Para incentivar mais ainda a curiosidade das crianças podemos resgatar um hábito antigo, ler gibis! Entre os favoritos são as aventuras da Mônica e seus amigos. Turma da Mônica fez e faz parte da vida de muitos papais e agora pode chegar até nossos filhos. É super importante estimular a leitura nos pequenos, o resultado na escola fica ainda melhor e a paixão pela leitura é um amor que leva-se pela vida toda! Sempre digo a eles o que ouvi todos os dias do meu sábio pai: A única coisa que não podem tirar da gente é o conhecimento!

E na escola eles estimulam e muito, sempre oferecem livros para leitura. Funciona como uma biblioteca onde até carteirinha o aluno tem para poder pegar livros da escolha da criança. Atualmente eles estão in love com os livros da Itaú Cultural que eles ganham e vira e mexe relêem para passar o tempo. Esses são das coleções passadas e são ótimos:

Sugestões de Livros Infantis

  • Lino ( André Neves)
  • Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque)
  • Poesia na Varanda (Flavio Fargas)
  • Adivinha Quanto eu te Amo  ( Sam Mc Bratney)
  • A Festa no Céu (Ângela Lago)
  • O grande Urso Esfomeado (Don e Audrey Wood)
  • Coração de Tinta
  • Ponte para Terabitia ( Katherine Paterson)

Esse ano já começou a campanha do Itaú pra quem quer livros de histórias infantis. Basta se cadastrar nesse link para pedir o seu. Estimular a leitura só traz benefícios, concentração, cultura, boa fala, estimula a imaginação e cultiva o amor pela arte da escrita e por isso começar desde cedo é super importante! Comece assim que o bebê compreender e manusear, começar com livrinhos de pano é uma ótima idéia!

A Importância da Leitura para Crianças

Algo que deveria ser um dos grandes prazeres dos pais é estimular a fantasia e imaginação de seus filhos. Seja através de brincadeiras, histórias inventadas da própria cabeça ou que também escutou na infância ou através da leitura. A leitura para crianças tem papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois através dela apresenta-se grande melhora no aprendizado, na melhor pronúncia das palavras e além de desenvolver de forma saudável a criatividade e adquirir cultura.
Sábio são os pais que “ganham” alguns minutos com seus filhos seja o horário que for para dar e estimular esse prazer para as crianças.Através da leitura para crianças é possível mostrar um novo mundo, novas ideias, proporcionar novos conhecimentos. Crianças que tem o costume de escutar histórias desde bebezinhos costumam ter mais interesse pelos livros, inclusive ter mais interesse e facilidade na hora da alfabetização. Não existe idade certa para começar a leitura para crianças, afinal o quanto antes você começar melhor será os benefícios para o pequeno. Na hora da leitura deixe seu lado criança falar mais alto, e use sua imaginação para dar vida à voz dos personagens das histórias, use da emoção. Essa é uma das melhores táticas para ganhar a atenção dos pequenos e ativar ainda mais a imaginação deles que com certeza imitarão os diálogos de forma divertida.
Você não precisa ficar um dia inteiro ou uma tarde inteira lendo os livros que teu filho escolhe, obvio que se tiver disponibilidade para isso e boa vontade será uma das tardes mais proveitosas de suas vidas. Mas 20 minutos do seu dia é o ideal para proporcionar esse momento único e que com certeza será um passo para o estimulo deste prazer. Quando aprender a ler sozinho, terá o prazer de escolher os próprios livros e quem sabe mudar o lado de ouvinte para o leitor.
O que deveria ser um hábito geral e estimulado por todos os cantos do planeta, inclusive a tudo que se refere à educação das crianças, acabou perdendo um pouco seu espaço com a chegada de eletrônicos que atraem mais a atenção dos pequenos e acabam dando mais sossego para os pais. Mas esse é o tipo de coisa que não pode morrer, não importa a fase e nem a época que vivemos. Por isso escolas estão cada vez movendo projetos de leitura, abrindo as portas de suas bibliotecas e renovando seus estoques em prol de atrair mais crianças para a leitura.
Para que esses projetos tenham êxito, os pais precisam trabalham juntamente dos professores. Estimule o interesse, faça rodas de leitura em família e acompanhe cada livro que a criança leva para casa. Dessa forma descobrirá o tipo de historias que gosta de escutar e qual o tipo de assunto que possui mais interesse. Quando ver algum livro do assunto em questão, saberá que seu filho gostará de ler, quem sabe ate ganha-lo de presente?

Contos Infantis – Criança Sendo Criança

Os contos infantis são histórias inventadas por uma pessoa o qual conseguiu passa-la para frente e fazendo com que aquela história seja viva e aconteça na cabecinha de quem a escuta. São passadas de boca a boca, cada vez ganhando um detalhe e uma versão diferente, e se enriquecendo cada vez de fantasia. Contos passados de tataravós para avôs e depois para os filhos e por sua vez aos seus netos que darão continuidade com sua geração futura. É assim que vive os contos infantis!
Muitos foram registrados em livros e se tornaram contos infantis famosos e são lidos ao avançar de gerações dentro dos lares, escolas e toda roda de leitura. Foram eternizados através de filmes aguçando ainda mais a imaginação dos pequenos, que além de só ouvir poderão ver cada imagem e se encantar com seus personagens preferidos. O triste é que com a modernidade esses contos estão ficando cada vez mais para trás e se tornando algo desconhecido das crianças. Nós pais, com a ajuda de familiares e educadores temos que fazer viver essa preciosidade e passar para eles para que conheçam esse mundo da fantasia tão bem como nós conhecemos em nossa infância.
Os contos infantis não servem só como simples histórias, mas ajudam a desenvolver sentimentos, lidar com as emoções e conhecer novas sensações. As crianças conseguem se colocar no lugar dos personagens e sentir exatamente o que a história esta relatando. A tristeza do patinho feio, o medo dos três porquinhos como o encanto da Rapunzel a espera do seu príncipe encantado são exemplos do que uma criança pode vivenciar no mundo dos contos. O mundo da fantasia faz parte da construção da infância e é parte fundamental para o desenvolvimento emocional infantil.

Dicas de Vídeos de Contos Infantis

João e Maria

 

Rapunzel

 

Cinderela

 

Branca de Neve e os Sete Anões

Veja Também: Brincadeiras Educativas – Brincando e Aprendendo de uma só Vez

Foto: Basileu França