O momento em que o casal decide ter um filho é um momento em que muitos sentimentos estão envolvidos. Alegria, ansiedade e amor são alguns dos exemplos positivos, porém alguns podem fazer parte da jornada do casal, como a frustração pela demora em conseguir. Para ajudar os casais que buscam seu sonhado positivo, vamos falar sobre os alimentos para fertilidade que dão uma mãozinha extra.

Alguns Alimentos Realmente Ajudam na Fertilidade?

As causas da infertilidade de um homem ou de uma mulher podem ser muito variadas e nem sempre vem do mesmo lugar. Também não é possível afirmar que todo tipo de infertilidade é igual. Algumas podem ser reversíveis, outras não, algumas são parciais, enquanto outras são totais.

Com todas essas formas de infertilidade existentes, não é necessário pânico quando um casal não consegue engravidar na primeira tentativa e podem buscar alternativas para ajudar, como é o caso dos alimentos para fertilidade.


A verdade é que a falta de nutrientes pode contribuir para a infertilidade tanto do homem quanto da mulher e por essa razão, a alimentação pode ser uma grande aliada para o casal que deseja ter um bebê.

É claro que é sempre importante visitar um médico para verificar todas as condições de seu corpo para se reproduzir, mas quando uma mulher ou homem não é infértil, alimentos para fertilidade podem sim fazer diferença para que a gravidez ocorra com maior facilidade.

É claro que é sempre importante visitar um médico para verificar todas as condições de seu corpo para se reproduzir, mas quando uma mulher ou homem não é infértil, alimentos para fertilidade podem sim fazer diferença para que a gravidez ocorra com maior facilidade.

Melhores Alimentos para Fertilidade

Diversos alimentos podem ajudar na fertilidade masculina e feminina por conta de nutrientes como vitaminais e minerais que eles contêm e que podem ajudar os nossos corpos a funcionarem de uma maneira melhor, em especial o nosso sistema reprodutivo. Alguns dos principais alimentos para a fertilidade são:

  • Laranja
  • Abacaxi
  • Nozes
  • Atum
  • Carne Bovina
  • Couve
  • Pimentão
  • Farelo de aveia

Todos os alimentos citados aqui ajudam ambos os sexos quando o assunto é fertilidade, mas existem alguns alimentos para fertilidade específicos para cada sexo que podem ajudar quando um casal está pensando em ter um filho.

Alimentos para Fertilidade Masculina

Alguns alimentos podem auxiliar especificamente na fertilidade masculina, como:

  • Pão Integral
  • Frango
  • Limão
  • Goiaba
  • Acerola
  • Ovos

Os alimentos citados aqui são ricos em croma, um mineral que ajuda na produção de espermatozoides e também em vitamina C, que além de auxiliar na produção das células reprodutoras do homem também a protegem.

Alimentos para Fertilidade Feminina

Assim como ocorre com os homens, determinados tipos de alimentos podem ajudar as mulheres a se tornarem mais férteis. Alguns deles são:

  • Arroz Integral
  • Alho
  • Óleos Vegetais
  • Alface
  • Espinafre

Para as mulheres, esses alimentos podem ajudar por diversas razões. A vitamina C, o zinco e selênio, por exemplo, são essenciais na formação de células reprodutoras nos ovários da mulher, o que significa que uma quantidade certa de alimentos que os contém pode estimular para que uma mulher fique mais fértil.

Outra vitamina muito importante é a E, encontrada em alguns dos alimentos citados acima e que, além de outras coisas, tem a função de proteger o DNA.

Como Evitar a Infertilidade

Evitar alimentos industrializados e com gorduras trans também é um ótimo caminho para manter o corpo funcionando da maneira correta e mais propicio à fertilização. Esse tipo de gordura, especificamente, além de deixar o corpo mais “preguiçoso”, também aumenta os riscos de doenças como a hipertensão e a diabetes, o que consequentemente, aumenta o risco de aborto de uma mulher.

Manter hábitos saudáveis também ajudam a evitar que o seu corpo seja seu inimigo na hora de engravidar. Não fumar e nem tomar álcool em excesso, por exemplo, são maneiras de manter o corpo com as vitaminas e minerais necessários para que possa ocorrer uma boa fecundação.

É claro que praticar exercícios e beber boas quantidades de água todos os dias também ajudam. Mas como todos sabem, isso faz bem em diversos aspectos da vida. É claro que não são apenas os alimentos ou certos hábitos que vão determinar a fertilidade ou infertilidade de uma pessoa, mas esses elementos com certeza podem ajudar.

Medicamentos que Causam Infertilidade Masculina

No caso da infertilidade masculina, ainda temos medicamentos que causam infertilidade masculina ou que podem contribuir e dificultar um homem a ter filhos. Os principais tipos de remédios que contribuem para a infertilidade masculina são:

  • Remédios para tratamentos gástricos
  • Remédios para tratamentos hormonais
  • Antidepressivos
  • Remédios contra fungos

Como citamos no início do texto, tanto o nível quanto o motivo da infertilidade podem variar muito e por isso, o tratamento de fertilidade para cada homem vai variar da quantidade de remédio que tomou, qual remédio que tomou, além de outras variáveis que devem ser analisadas por um especialista.

Muitas vezes quando planejamos ter um filho, nem imaginamos que os cuidados precisam começar a ser tomados antes mesmo de começarmos a tentar. Saber quais são os alimentos para fertilidade que podem ajudar tanto o homem quanto a mulher a terem sucesso é um dos passos a serem dados para que um casal seja bem-sucedido nesse sentido.

Mas também é importante lembrar que esse é apenas um dos fatores que influenciam a fertilização, sendo que existem muitos outros que podem contribuir positiva e negativamente, como os remédios também citados aqui. O mais importante é saber onde está localizado o problema e assim lidar com ele da melhor forma possível.

Veja Também: Tentando Engravidar – O Que Fazer Para Ajudar na Concepção
Foto: robertokabana