O nosso sistema digestório é extremamente importante para as nossas vidas, mas também é um sistema frágil que muitas vezes necessita de uma atenção especial. É através desse sistema que o corpo adquire todos os nutrientes necessários para nos manter saudáveis. E um dos principais órgãos desse nosso sistema é o intestino, mas que também pode apresentar muitos problemas. Por isso hoje falaremos sobre os principais alimentos para soltar o intestino e sobre como eles funcionam em nossos corpos.

O intestino grosso é responsável por completar a digestão feita no estômago, além de também produzir as fezes, fazendo com que o seu corpo elimine as partes não necessárias dos alimentos ingeridos.

Mas por diversas razões essa função pode ser alterada, razões devidas principalmente ao estilo de vida de uma pessoa. Mas da mesma forma que problemas ocorrem, as soluções também existem. Mas para saber quais são os melhores alimentos para soltar o intestino, é necessário primeiramente entender quais são os principais problemas que podemos ter em relação a isso.

Principais Problemas de Intestino

De todos os problemas que podemos ter com o intestino, existem alguns específicos que precisamos ter mais conhecimento tanto para conseguir evitar que eles apareçam quanto para conseguir trata-los da maneira mais adequada. Esses problemas são:

Prisão de Ventre

A prisão de ventre é talvez o tipo mais comum de problema com o intestino existente. Ela é caracterizada pela dificuldade ou até mesmo impossibilidade de evacuar. Além disso, esse problema causa muitas dores como cólicas intestinais e dor ao evacuar, exatamente por conta dessa dificuldade. A prisão de ventre atinge muito mais mulheres do que homens.

Síndrome do Intestino Irritável

Também muito mais comum em mulheres do que em homens, a síndrome do intestino irritável pode causar fortes dores abdominais, gases e diarreia. Sua cura também pode ser feita através de mudanças nos hábitos de vida, principalmente no que diz respeito a alimentação.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Gases

É comum que todos tenhamos gases dentro de nossos intestinos, o que pode ser doloroso muitas vezes. Quando há gases em excesso em nossos corpos, essas dores podem acabar atrapalhando muito, além de também causar inchações no corpo. Nesses casos, um tratamento é necessário.

Câncer no Intestino

O câncer no intestino é uma doença que, infelizmente, não é incomum de aparecer. Suas causas podem variar desde problemas genéticos até a hábitos de vida, também passando pela alimentação, mas não se limitando apenas a isso. É uma doença que pode levar à morte e que pode acabar gerando todos esses outros problemas citados anteriormente.

Quais Alimentos Soltam o Intestino?

Felizmente para muitos dos problemas citados aqui a principal solução está em uma revolução na fora de se alimentar. E é por isso que é tão importante saber quais são os principais alimentos para soltar o intestino, que vão com certeza ajudar não só com esse problema, mas com muitos outros, principalmente aqueles que envolvem o sistema digestório. São esses alimentos:

  • Alimentos ricos em fibras como: Feijão, batata doce, nozes, pipoca, kiwi, brócolis, ameixa preta, pera e frutas vermelhas.
  • Alimentos ricos em ferro como: Cereais integrais, espinafre, couve, carne vermelha, ervilha, lentilha, grão de bico e castanhas.
  • Alimentos ricos em cálcio como: Leite integral, sardinha, iogurte, quiabo e tofu.

O Que mais Pode Ajudar?

É claro que a alimentação é um fator determinante para que o intestino possa funcionar tranquilamente, mas existem outras coisas que você pode fazer para ajudar a soltar o intestino.

Manter-se sempre hidratada é importante, pois possibilita que o intestino trabalhe que as fezes não fiquem secas dentro de seu corpo. Também há alimentos que devem ser evitados como os processados e os alimentos muito ricos em açúcar, além do álcool em excesso também contribuir para que problemas com o intestino ocorram.

Além dos alimentos ruins para o intestino, também há hábitos que devem ser evitados, como tomar certos tipos de remédios em excesso, a falta de atividades físicas e problemas como depressão e ansiedade.

Por que Problemas de Intestino são mais Comuns em Mulheres?

Como você pôde perceber, a maioria dos problemas acaba atingido um número muito maior de mulheres do que de homens e isso possui uma explicação. E ela está exatamente na construção social de como uma mulher deve se comportar ou não na frente dos outros.

Enquanto os homens, historicamente, sempre possuíram mais liberdade para falar sobre determinados assuntos e agir de certa forma, essa vergonha de falar sobre intestino preso ficou muito mais para as mulheres do que para eles. O resultado é que esse tipo de problema é muito mais comum nelas, ainda que não seja uma exclusividade.

Existem muitos tipos de problemas que podem ocorrer em nosso corpo e em nosso sistema digestório, mas a maioria deles pode ser evitado com uma boa alimentação. E mesmo quando eles ocorrem, ainda é a alimentação que faz com que o problema seja resolvido muitas vezes. Saber quais são os alimentos para soltar o intestino pode te ajudar de diversas maneiras, mas principalmente para evitar que incômodos se transformem em complicações e afetem negativamente a sua vida de alguma forma.

Veja Também: Invaginação Intestinal – O que é e Qual o Tratamento?
Foto: Fotoshop Tofs