Ter um bebê significa, inevitavelmente, ter dúvidas. E muitas delas acabam aparecendo em momentos que você nem imaginou que iriam. As diversas questões que surgem quando pensamos em ter um bebê podem soar não tão comuns para outras pessoas, mas para mães fazem realmente muito sentido. É o que acontece, por exemplo, quando uma mãe se pergunta sobre os efeitos do amaciante nas roupas do bebê.

Por mais que essa possa parecer uma pergunta menos relevante para muitos, ela pode ajudar a evitar diversos tipos de problemas comuns entre mães e bebês. Mas para que você entenda melhor a importância dessa questão, primeiramente é necessário entender como funciona o corpo dos bebês.

Pele dos Bebês

Quanto mais nova é uma pessoa, mais sensível é sua pele. Isso acontece porque, quando nascemos, muitas de nossas funções do nosso corpo ainda não estão completas e com a pele não é diferente.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes (Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

A pele de um bebê não está acostumada com os diversos tipos de agentes do mundo externo ao útero, tanto coisas naturais como o pólen das flores, por exemplo, quanto coisas artificiais, como produtos de limpeza. É por esse motivo, inclusive, que muitas mães ficam preocupadas na hora de lavar a roupa de seus bebês.

Amaciante nas Roupas do Bebê Realmente faz Mal?

O mais recomendado é que não se use amaciante nas roupas do bebê. Isso porque, por mais que os produtos não sejam muito nocivos, a pele do bebê é bastante sensível e pode acabar ficando irritadas. O que se deve fazer, então, é realizar a lavagem com sabão neutro, sempre muito bem e prestar muita atenção na hora de secar para se certificar que não ficou nenhum resíduo do sabão em nenhuma roupinha.

Como Lavar as Roupas do Bebê?

Para esclarecer essa dúvida que é de muitas, nós preparamos um passo a passo sobre como lavar as roupas do bebê de forma segura, que não cause nenhum tipo de irritação e que mantenha o pequeno com um ótimo cheiro, é claro.

Passo a passo:

  • Onde lavar?
  • Quais produtos usar?
  • Como lavar?
  • Como secar?

Onde lavar?

O que você tem que saber, antes de mais nada, é que as roupas do bebê devem ser lavadas separadamente das de qualquer outra pessoa que viva em sua casa. Isso significa que você precisa providenciar um recipiente exclusivo para lavar essas peças.

Como dissemos anteriormente, o recomendável é utilizar apenas o sabão neutro. O uso do amaciante nas roupas do bebê pode causar pequenos problemas de alergia, por isso não é recomendado. Ainda que existam os amaciantes exclusivos para bebês, o sabão neutro ainda é a melhor opção, principalmente para as roupas dos recém-nascidos.

Como Lavar?

Dentro do recipiente exclusivo para as roupas do bebê, você deve deixar as roupas de molho por cerca de 15 minutos e então as esfregar com o sabão neutro. Preste atenção nos locais que estão manchados ou que ficaram expostos a algum tipo de sujeira por mais tempo.

Lavar as roupas do bebê a mão é mais recomendado do que lavar na máquina, porém, se isso for necessário, verifique se não há nenhum resíduo de algum outro produto para que as roupas do bebê não sejam afetadas.

Como Secar?

Após lavar, certifique-se que nenhum resíduo do sabão ficou nas roupas. Estende em local arejado ou no sol. Antigos dizem que roupas que ficam no sereno podem causar cólicas no bebê, mas isso é só mais uma lenda antiga, não tem comprovação alguma.

Como Passar?

Muitas mães acham desnecessário passar as roupas a ferro, mas esse procedimento é importante para que você possa verificar se as roupinhas estão realmente limpas, além de a temperatura do ferro ajudar a manter bactérias longe.

Você pode passar as roupas normalmente, mas tome cuidado para não colocar roupas muito quentes em seu bebê.

Quando Começar a Lavar as Roupas do Bebê?

Não existe um momento certo para começar a lavar as roupas do seu bebê. Se elas não estão muito sujas, não há motivos para começar a lavar, mas geralmente elas acabam se sujando, principalmente por causa da regurgitação do leite ou de fraldas vazadas. Quando você sentir que o bebê precisará repetir as roupinhas, é a hora certa de começar a lavar.

Porém, se você quer começar a usar amaciante nas roupas do bebê, o recomendável é que você faça isso apenas após seu primeiro ano de vida. Esse é o tempo necessário para que sua pele possa se acostumar e não se irritar com o contato com determinados produtos químicos.

Ainda assim, é necessário prestar atenção e usar apenas produtos específicos para bebês, pois amaciantes de outros tipos podem causar irritações ou alergias em seu filho.

Usar amaciante nas roupas do bebê é apenas uma das diversas questões que envolvem a sensibilidade da pele dos bebês e os diversos tipos de alergia que podem acabar acometendo os pequenos.
É necessário, de tempos em tempos, rever tudo o que você sabe sobre esses assuntos, ainda mais quando os bebês começam a crescer, seus corpos começam a mudar e, consequentemente, as formas de você lidar com ele também vão se transformar.

Essa é uma dúvida passageira, mas que vai acabar se transformando em diversas outras dúvidas que vão te guiar durante o seu caminho de mãe. E isso é algo positivo, já que é assim que nós evoluímos também.

Veja Também: Dicas Para Lavar as Roupas do Bebê
Foto: pxhere