A menstruação é um fator natural na vida de todas as mulheres em idade fértil, porém algumas podem sofrer com a ausência menstrual por diversos motivos. A ausência da menstruação tem o nome de amenorreia e fora das questões consideradas normais como o período que antecede a puberdade feminina, a gravidez e a menopausa ela poderá indicar que que algo não esta certo no corpo.

Muitas mulheres acabam não dando importância para a ausência menstrual e prorrogando a consulta medica para avaliação. Dificultando tratamentos e até mesmo agravando os problemas que estão levando a amenorreia.

Tipos de Amenorreia

A menorreia é classificada em dois tipos, a primária e a secundária. A primária é caracterizada por meninas que ainda não menstruaram já passando da faixa etária dos 15 anos. Nesses casos, além da ausência menstrual sintomas como o não crescimento de pêlos pubianos e brotos mamários são identificados. E a secundária que são as mulheres que já menstruavam e passam por períodos maiores que 3 a 6 meses sem menstruar, sem causa evidente.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

No caso da amenorreia primária, normalmente as meninas que não menstruam até completar os 15 anos de vida e notam que seu corpo não sofre as alterações naturais femininas devem procurar um ginecologista. A ausência menstrual pode ocorrer por problemas ou anomalias congênitas no sistema reprodutor, descontrole hormonal ou em alguns casos devido a falta de abertura do hímen que pode ser tão espessa que atrapalhe a passagem menstrual.

IMPORTANTE: Nem sempre é possível se prevenir de problemas coma amenorreia, mas uma vida regrada com alimentação saudável e exercícios regulares sem excessos diminui as chances.

Já na amenorreia secundária são diversos os fatores para que ocorra e deve ser investigada até encontrar o foco. Os principais motivos são: gravidez, perda de peso excessivo, obesidade, transtornos alimentares, desiquilíbrio hormonal, quadros de ansiedade e stress, uso de alguns medicamentos, tumores e após procedimentos cirúrgicos uterinos.

Mulheres que praticam exercícios físicos de forma intensa ou fazem dietas rigorosas e radicais podem sofrer com a ausência menstrual também. Ovários policísticos, hipotireoidismo, hiperplasia, falência ovariana ou menopausa precoce também apresentam o sintoma.

Como Diagnosticar a Causa da Amenorreia?

A constatação da amenorreia e a verificação de todo o quadro deve ser realizado por um ginecologista. O diagnóstico ocorrerá por meio de avaliação física, analise do histórico da paciente, hemograma completo, exames de imagem da pelve e exame de avaliação ginecológico. No caso de amenorreia primária, exames de sangue mais detalhados poderão constatar se existe descontrole hormonal.

Através dos exames serão analisadas possíveis alterações, principalmente nos procedimentos de imagem onde é possível analisar as condições uterinas e de todo o sistema reprodutor. Ao detectar o problema, o especialista indicará o tratamento adequado para a causa a fim de normalizar o ciclo menstrual. Vale alertar, que a ausência menstrual compromete a fertilidade feminina e a falta dela pode adiar o sonho de ser mãe.

Como Tratar? (H3)

Após a realização de todos os exames e procedimentos solicitados pelo ginecologista e a causa que desencadeia a amenorreia ser encontrada, o tratamento será indicado. No caso da amenorreia primária, se constatada o descontrole hormonal da menina normalmente o tratamento segue a base de medicamentos que suprirão as necessidades hormonais.

Estes medicamentos hormonais aceleram a transformação do corpo ou pode ser solicitado que aguarde um período maior para que ocorra naturalmente. Alguns ginecologistas preferem aguardar até que a menina complete 16 anos e o corpo possa reagir naturalmente, antes de iniciar o tratamento com medicamentos hormonais.

Se a amenorreia é ocasionada por distúrbios do peso em excesso ou abaixo, será necessário o tratamento para regular o peso na balança e assim retornar o funcionamento correto da menstruação. A maioria das causas da amenorreia tem tratamento, mas somente um médico está capacitado para avaliar os exames, diagnosticar e indicar o tratamento assim como a dosagem exata para cada quadro. Nunca se automedique e sempre siga as recomendações médicas.

Veja Também:  Como Funciona o Ciclo Menstrual?

Foto: Greyerbaby