Você se relaciona com um homem mais maduro e começa a notar que ele esta com um comportamento diferente do normal. Se é tentante, sua vida sexual também não anda a mil maravilhas devido a falta de empolgação de seu parceiro. Mas o que pode estar acontecendo? Será que não tem mais desejo por você? Arrumou outra? São tantas dúvidas, quando na verdade pode ter uma única resposta. A andropausa chegou!!

A andropausa normalmente é relacionada e comparada à menopausa da mulher. Ambas são caracterizadas pela queda dos níveis hormonais. No caso da mulher, o estrógeno e nos homens a testosterona. Só que, diferente das mulheres a andropausa não tem um sinal especifico como a interrupção menstrual das mulheres, os sinais vão acontecendo de forma gradual.

Normalmente essa queda hormonal masculina, começa a ocorrer entre os 40 a 55 anos de idade e podem sutilmente serem observadas através de fadiga constante, baixa libido e alteração no humor. Ao contrário da menopausa, a andropausa pode demorar anos para se desencadear completamente e os sintomas ocorrerem de forma oscilada. Mas quando notado esse sinais imprescindível procurar um medico para realização de exames e tratamento adequado.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

A testosterona, que é o hormônio masculino é produzida em grande parte na região dos testículos e menor proporção nas glândulas supra- renais. Por isso através de sua saúde sexual é possível avaliar como andam os níveis hormonais. É bom alertar que um urologista deve ser consultado com frequência, para prevenção e não só quando os níveis hormonais já estão descontrolados e os sintomas atrapalhando a vida masculina, principalmente a parte sexual.

Sintomas da Andropausa

Como já informamos, os sintomas nem sempre se apresentam de uma vez e muito menos com a mesma intensidade. Sinais como cansaço e fadiga, sensação de perca rápida de energia são os primeiros a serem percebidos, mas normalmente só se alarma quando afetada a parte sexual, onde a disfunção erétil ocorre.

Os principais sintomas da andropausa são:

  • Falta de libido e Disfunção erétil
  • Depressão
  • Alterações Bruscas de Humor
  • Diminuição da força e perca de massa muscular
  • Enfraquecimento dos ossos

Alterações notáveis como a queda de cabelo e demais pelos do corpo, distúrbios no sono e o crescimento da circunferência abdominal também são sinais da andropausa. A deficiência do hormônio testosterona pode afetar e gerar problemas de saúde também, como a obesidade, a diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e níveis de colesterol alterado. Devido a queda da produção do hormônio, consequentemente a produção de espermatozoides também é afetada.

Quando notados os sintomas, um urologista deve ser procurado e através de exames de sangue as dosagens do hormônio serão observadas. O tratamento pode ser através de repositores hormonais, onde um acompanhamento criterioso deverá ser realizado para controle de efeitos adversos. Somente um medico urologista poderá indicar para cada caso, o medicamento adequado assim como a dosagem e o período do tratamento. Não é somente mulheres que necessitam de acompanhamento preventivo, a saúde dos homens e sua saúde sexual também merece atenção!

Veja Também: Impotência Masculina – Causas e Tratamentos

Fotos: Public Domain Pictures, PDPICS