A falta de nutrientes essenciais no organismo da criança é chamada de anemia infantil. As taxas de hemoglobina no sangue acabam ficando abaixo do normal e através de exames é constatada a falta de vitaminas como zinco, vitamina B12, proteínas e principalmente o ferro. A anemia infantil mais comum é a de carência de ferro, também conhecida como anemia ferropriva. O ferro é um dos principais nutrientes para se manter a boa saúde e são responsáveis pela fabricação das células vermelhas do sangue e pelo transporte de oxigênio para todo o corpo.

Existem grupos mais afetados pela anemia, que é o caso das crianças, gestantes, mulheres em fase de amamentação e meninas na adolescência quando tem a menarca. Sendo desenvolvido pela má alimentação ou a ingestão de alimentos ricos em ferro, no caso de meninas adolescentes a perca de sangue no caso de fluxos muito intensos, pode ser causadora da doença também.

Sintomas da Anemia

Nem sempre é possível visualizar sintomas de uma criança que sofre de anemia infantil, quase sempre é necessário o diagnóstico através de exames laboratoriais, ou seja, de sangue. Mas existem os sintomas que podem ser observados como:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
  • Falta de apetite
  • Fadiga intensa
  • Pele e mucosas amareladas (olhos e gengivas)
  • Dificuldade na concentração

Crianças com anemia normalmente ficam abatidas, sem vontade de brincar e muito desânimo. Outros sintomas que podem se apresentar é a identificação de unhas mais fracas e quebradiças, pele ressecada e cabelos que tendem a cair. Crianças que sofrem de anemia infantil podem ter mais dificuldade no aprendizado, apresentando atrasos no desenvolvimento físico e mental. Por apresentar baixa imunidade, ficam propensas a contrair mais infecções.

Como Evitar e Tratar a Anemia Infantil

Desde a primeira consulta no pediatra, é receitada a utilização de suplementos de ferro de forma que seja prevenido o desenvolvimento da anemia infantil. Para bebês que mamam leite materno exclusivo, a boa alimentação da mãe é fundamental para controlar os níveis de ferro da criança. Já para os pequenos que se alimentam com comidas, é recomendada a maior inclusão de alimentos ricos em ferro através de alimentos saudáveis que além de mantê-los longe da anemia infantil, manterão uma boa saúde.

Encontramos o ferro em uma variedade muito grande de alimentos e que podem ser encontrados com muita facilidade, inclusive fazem parte do cardápio diário do ser humano. Encontramos os nutrientes do ferro nos seguintes alimentos:

  • Gema de ovo
  • Carnes Vermelhas
  • Grãos como feijão, grão-de-bico, lentilha, vagem.
  • Verduras de folhas escuras como espinafre e rúcula
  • Brócolis, couve flor, beterraba e ervilhas.
  • Bife de fígado
  • Mariscos como mexilhões e ostras

Podemos combater a anemia infantil também através das frutas e seus sucos, principalmente as ricas em vitamina C que aumentam a absorção do ferro pelo organismo como é o caso da manga, uva, abacaxi, laranja, limão, morango e acerola. Além da boa alimentação e a ingestão de alimentos ricos em ferro que irão garantir a quantidade necessária do nutriente e a quantidade de hemoglobina em seus níveis indicados, existem receitas caseiras que podem auxiliar quando apontada a falta da vitamina no sangue.

Dica Caseira para Combater a Anemia Infantil

Mesmo com toda modernidade e evolução medica e seus medicamentos, sucos e alimentos específicos utilizados desde os antigos, como um bom bife de fígado continuam sendo utilizados ate hoje e tem ótimos resultados. Segue abaixo uma receita caseira que pode ser consumida diariamente, além de um sabor agradável vai auxiliar a prevenir e combater a anemia infantil.

Ingredientes:

  • 3 pedaços de abacaxi
  • 1 copo de agua gelada
  • 3 talos de salsa
  • 1 colher de açúcar (pode ser mascavo no caso de crianças)

Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater ate toda fruta ser diluído. Passar em peneira e consumir na sequencia. O abacaxi pode ser substituído por outras frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja, acerola ou de sua preferencia.

Veja também: Anemia na Gravidez – Coisas Que Toda Gestante Deve Saber

Foto: Jeff Meyer