A anemia nada mais é do que a baixa de hemoglobina (células vermelhas do no sangue), ou seja, uma baixa significativa da produção sem a presença de várias vitaminas e nutrientes necessários para a pessoa. As células vermelhas são as responsáveis por levar o oxigênio por todo o organismo. A anemia pode acontecer em todas as idades e em todas as pessoas que estejam carentes de vitaminas B12, proteínas e ferro.

Porque Acontece Anemia na Gravidez

A anemia na gravidez não é diferente, falta a vitamina e o ferro que o corpo necessita para ficar saudável acontece com muita frequência na época da gravidez. Nessa fase a mulher precisa do dobro dos nutrientes que o corpo precisaria normalmente e aí a anemia na gravidez aparece uma ou até mais vezes durante a gestação.

Anemia Ferropriva

A anemia mais frequente é a ferropriva, a devido a falta de ferro no organismo. A quantidade necessária para uma mulher não grávida é de cerca de 15mg de ferro diariamente para manter o organismo longe da presença de anemia, na gravidez esse valor dobra!

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Sintomas da Anemia

A anemia na gravidez pode causar alguns desconfortos e intercorrências ainda mais severos do que em pessoas que não estão gestantes. O ferro ausente nessa fase da vida no organismo podem causar sintomas como:

  • Cansaço Persistente
  • Pálpebras inferiores esbranquiçadas
  • Fraqueza
  • Ausência de ânimo
  • Sangramento nasal
  • Manchas roxas pelo corpo sem motivo aparente

Como Diagnosticar a Anemia na Gravidez

O diagnóstico é simples para anemia, seja ela na gravidez ou não. Um simples hemograma irá mostrar que a quantidade de hemoglobina está aquém do que o desejado. O médico irá interpretar o exame e se preciso prescrever medicação para suplementar a deficiência que o organismo passa naquele momento.

A anemia na gravidez deve ser investigada o quanto antes pois a baixa de hemoglobina pode deixar o feto com baixo porém, a maior parte de gestantes anêmicas estão assim por transferirem a maior parte do ferro ingerido para o bebê.

Tratamento da Anemia

Há casos em que apenas uma correção na alimentação pode ocasionar a cura da anemia na gravidez. Aconselha-se ingerir alimentos risos em ferro tal como os ricos em vitaminas B12. Como há diversas lendas urbanas sobre alimentação para quem está com anemia, principalmente na gravidez, vale desvendar alguns mitos alimentares. Há quem diga que fígado de boi é ótimo para anemia certo? E o parafuso ou prego enferrujado no feijão?

 Verduras e legumes da cor verde escura contém uma grande concentração de ferro

Verduras escuras: ótimas fontes de ferro e demais vitaminas. Folhas como couve, agrião, almeirão, brócolis e outras dessa família são uma fonte saudável de ferro.

Leite e seus derivados: dizem que são muito bons, mas na verdade esses alimentos não contém uma quantidade significativa de ferro. Prefira iogurtes enriquecidos com B12 e ferro.

Grãos: Feijão, lentilha, grão de bico e fava, por exemplo, são outra fonte natural de ferro. Mas não é recomendado colocar um prego ou parafuso enferrujado, pois não é provado cientificamente que essa técnica ajudaria a restabelecer o ferro preciso para o corpo.

Carnes: Carnes vermelhas e peixes também contém uma quantia significativa de ferro em sua composição. Se alimentar de carnes vermelhas e peixes ajudará a aumentar o ferro do organismo. Prefira tudo bem muito bem passado para evitar sustos. Para quem gosta de fígado também é uma boa opção que oferece uma fonte rica de ferro, um belo fígado acebolado cai muito bem para quem foi diagnosticado com anemia.

Para tratamento os suplementos são aconselháveis para todos que apresentarem anemia, inclusive para grávidas. O ideal é fazer uma alimentação equilibrada na gravidez ou mesmo se você está pensando em ficar grávida.

A prevenção ainda é o melhor remédio quando se trata de saúde! Mas se você já está grávida estiver se sentindo muito fraca, sonolenta ou mesmo se não sentir nada não custa nada fazer um exame de saúde para averiguar se está tudo ok com sua saúde na gravidez.

Veja também: Candidíase na Gravidez – Sintomas e Tratamentos

Foto: Heike Giesler, Olearys