Anticoncepcional e Menstruação – Perguntas e Respostas

O anticoncepcional hormonal feminino, também conhecido como “pílula”, também pode ser encontrado nas versões “injetável ou implante”, tem o efeito de inibir a ovulação e a menstruação natural da mulher. Por conta disso, surgem dúvidas entre as internautas sobre o anticoncepcional e a menstruação.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Atrasa?

Muitas mulheres já menstruam no mês seguinte de parar de tomar o anticoncepcional. Porém, é comum a menstruação atrasar, principalmente naquelas em que o ciclo natural já era desregulado. O corpo pode demorar alguns meses para se desintoxicar dos hormônios artificiais e voltar a produzir os hormônios naturais.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Desregula?

O anticoncepcional não torna a mulher infértil, mas é normal a menstruação ficar um pouco desregulada quando para de tomar. Esse efeito é só temporário, até o corpo se reacostumar com os ciclos menstruais normais. Muitas mulheres, por outro lado, conseguem engravidar no mês seguinte de parar de tomar anticoncepcional.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional Injetável, a Menstruação Atrasa?

Assim como com as pílulas, com o anticoncepcional injetável a mulher pode ter sua menstruação atrasada ao parar de tomar, mas também pode não ter. Isso depende muito de cada corpo, se os ciclos menstruais já eram ou não desregulados.

Quando Emenda Cartela de Anticoncepcional, a Menstruação Atrasa?

Ao emendar duas cartelas de anticoncepcional, a menstruação irá descer ao final da segunda cartela, como previsto. Ela não atrasa porque o efeito da queda de hormônios, quando se faz a pausa do anticoncepcional, é sempre igual.

Como Atrasar a Menstruação para Quem Não Toma Anticoncepcional?

Quem não toma anticoncepcional pode ter sua menstruação atrasada por fatores não propositais como estresse, ou proposital tomando uma medicação para este fim. Se for o caso, consulte um especialista que possa te orientar.

Para Quem Toma Anticoncepcional, a Menstruação Pode Atrasar Quantos Dias?

Em quem toma anticoncepcional, a menstruação não é bem uma menstruação, mas um sangramento semelhante. Esse sangramento desce quando se faz a pausa da pílula, normalmente de 7 dias. O sangue pode vir no meio dessa semana de pausa, mas não pode atrasar mais que esses 7 dias.

Como Tomar Anticoncepcional Para Atrasar a Menstruação?

Para quem quer atrasar a próxima menstruação, o anticoncepcional pode ser tomado desde antes de ovular, e deve ser pausado no final da cartela, quando se pretende menstruar. Também podem ser emendadas até no máximo 3 cartelas de pílulas, pois mais que isso pode ser prejudicial ao corpo.

É importante se planejar com antecedência nesses casos, pois se tomar o anticoncepcional já perto de menstruar, ele não deve surtir efeito, além de ser ruim para o organismo tomar hormônios sem orientação.

Quando Para de Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Desce?

A menstruação desce quando se faz a pausa ou intervalo da pílula, ou logo que se para de tomar anticoncepcional. A menstruação, nesse caso, ainda não é a menstruação natural, mas um sangramento de privação.

Quando a Menstruação Não Veio no Intervalo do Anticoncepcional?

Quando o sangramento tipo “menstruação” não vem na semana de intervalo do anticoncepcional, a mulher pode estar grávida. É preciso investigar, pois o uso do anticoncepcional deve ser suspenso imediatamente em casos de suspeita de gravidez.

Quando Vem a Menstruação Depois do Anticoncepcional?

Depois do final do anticoncepcional, vem um sangramento de privação semelhante à menstruação, e então o corpo reinicia um ciclo menstrual natural caso não continue o uso da pílula. Normalmente, o ciclo dura entre 26 e 32 dias, terminando com a menstruação. Às vezes, a menstruação pode demorar mais tempo porque o ciclo da mulher é desregulado, mas ele pode se regular com o passar dos meses.

Quantos Dias Dura a Menstruação de Quem Toma Anticoncepcional?

A menstruação de quem toma anticoncepcional dura menos tempo que a menstruação verdadeira. Na maioria dos casos, os dias de maior fluxo são entre 3 e 5, mas em alguns, só vem 1 dia de grande fluxo.

Como é a Menstruação de Quem Toma Anticoncepcional?

Quem toma anticoncepcional só tem um sangramento de privação e não uma menstruação verdadeira, isto é, vem o sangramento sem o óvulo não fecundado nem endométrio espesso, esse sangramento é menor e às vezes mais escuro que a menstruação normal.

Como Regular a Menstruação com Anticoncepcional?

Algumas mulheres tomam anticoncepcional justamente para regular a menstruação. O que acontece, na verdade, é que o anticoncepcional bloqueia os efeitos colaterais dos hormônios desregulados da mulher, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, e os substitui pelos hormônios artificiais em doses estáveis todo dia. Assim, ao final do mês sempre desce o sangramento de privação e a mulher não se preocupa mais com a menstruação desregulada.

Quando Começa a Tomar Anticoncepcional, a Menstruação Para?

O hormônio contido nos anticoncepcionais faz o mesmo efeito de uma gravidez no ciclo menstrual: o corpo entende que não deve mais produzir ovulação nem menstruar. Por isso, é comum que quando se começa a tomar anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, ela vá diminuindo e o sangramento pare.

Só vai descer novamente quando se fizer um intervalo na tomada das pílulas, e, consequentemente, terá uma queda de hormônios no corpo, como acontece com a menstruação.

Como Interromper a Menstruação com Anticoncepcional?

Algumas pessoas usam o anticoncepcional no meio da menstruação porque com esses hormônios ela acaba mais rápido. Porém, não é recomendável tomar hormônios por conta própria e iniciar e parar a qualquer momento. A pílula, quando iniciada, deve ser tomada até o final da cartela, para não desregular o ciclo.

Veja Também: Menstruar Duas Vezes ou Mais no Mês – Tem Algo de Errado Comigo?

Foto: Ceridwen