Embora a gravidez seja um momento de muita alegria, também é um momento
em que a mulher deve ser extremamente cautelosa. Com tantas mudanças
acontecendo dentro do seu corpo, sempre há muitos riscos e um deles é o
tétano, por isso a indicação medica da antitetânica na gravidez deve ser levado
a sério.

O Que é o Tétano?

O tétano é uma condição bacteriana que ameaça a vida. Causada pela bactéria
Clostridium tetani que é frequentemente encontrada no solo, no pó e nas fezes
de animais.

A bactéria do tétano pode facilmente passar para o corpo através de uma ferida
aberta. Seja por um arranhão de leve na pele até uma ferida profunda causada por uma mordida, queimadura, perfuração, lacerações, entre outros.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

Uma vez que a bactéria entra na pele, ela produz uma toxina conhecida como tetanospasmina que percorre a corrente sanguínea. Ela ataca o sistema nervoso e pode levar à morte se não for tratada a tempo, por isso é fundamental tomar a antitetânica na gravidez. O período de incubação da bactéria varia de 3 a 21 dias.

Sintomas do Tétano

  • Bloqueio do sistema neurológico
  • Contrações ligeiras dos músculos do maxilar
  • Febre
  • Pressão sanguínea elevada
  • Sudorese
  • Batimento cardíaco rápido
  • Rigidez no pescoço e nuca
  • Rigidez dos músculos abdominais
  • Fraturas da coluna vertebral
  • Dificuldade de deglutição
  • Espasmos corporais que provocam dor e duram por vários minutos, geralmente causados por sons altos, toque físico e sensibilidade à luz

O tétano pode ser evitado através da vacinação. Os anticorpos contra o tétano se formam no corpo da mulher e também do bebê, já que o feto recebe esses anticorpos através da placenta. Eles protegem a criança por alguns meses após o nascimento, até que ela possa receber a vacina também.

Tétano Neonatal

O tétano neonatal é uma condição grave e fatal que afeta os recém-nascidos. Antigamente era conhecido como “mal dos 7 dias”, porque a doença se desenvolve rapidamente e o recém-nascido pode morrer em cerca de uma semana.

A infecção pode ser contraída durante o parto, através do corte no cordão umbilical , ou nos dias seguintes após o nascimento, caso a limpeza do coto umbilical não seja feita de forma adequada.

Os bebês são afetados, porque não têm a imunidade que passaria da mãe após a vacina. Portanto, é de grande importância que as mulheres tomem a antitetânica na gravidez.

Vacina Antitetânica na Gravidez

A maioria dos países segue um padrão universal para a imunização ao tétano durante o período da gestação. Mulheres que fizeram um aborto ou aquelas que possuem uma ferida propensa ao tétano devem receber a antitetânica na gravidez para prevenir qualquer risco.

Também é importante administrar a vacina nas áreas rurais, uma vez que alguns partos ocorrem em condições inseguras. Caso a gestante apresente a caderneta de vacinação incompleta, é suficiente completar o esquema já iniciado.

Mas, se ela nunca foi vacinada, não possui caderneta de vacinação ou não se lembra se já fez a imunização contra o tétano, nesse caso, são indicadas três doses.

Ela deverá tomar duas doses da dupla adulto dT ou da simples antitetânica, com intervalo de no mínimo 30 dias, e complementar com a dTpa, que inclui a imunização contra coqueluche.

Caso tenha tomado uma dose de antitetânica a mais de 10 anos antes da gestação, é indicado reforçar o esquema com duas doses: uma da dT ou da simples antitetânica e outra da dTpa, com intervalo mínimo de 30 dias

Dicas Importantes Sobre a Vacina de Tétano

  • Tanto em caso de gravidez e na prevenção do tétano após alguns tipos de ferimento o intervalo para reforço, previsto a cada dez anos, deve-se reduzir para 5 anos.
  • Os reforços a cada 10 anos da 3ª dose serão por toda a vida.
  • O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 60 dias (mínimo de 30 dias), entre a segunda e a terceira dose o intervalo ideal é de 180 dias (seis meses) ou três doses com intervalo de dois meses entre elas (mínimo de 4
    semanas).
  • Para prevenção do tétano neonatal é importante que a gestante receba pelo menos 2 doses de vacina dT dupla adulto.
  • Se a mulher engravidar novamente dentro de dois anos após a primeira gestação e recebeu duas doses da primeira vez, ela receberá apenas uma dose de reforço.

Se me Machucar Depois de Tomar a Vacina, o Que Fazer?

Se a mulher se machucar depois de tomar qualquer uma das doses da vacina antitetânica na gravidez, não é necessário fazer nada. A vacina já começa a formar anticorpos que protegem o organismo de quaisquer infecções. Ao mesmo tempo, é importante procurar ajuda médica se tiver ferimentos graves.

Enquanto a vacina antitetânica na gravidez oferece a proteção necessária ao bebê através da transferência de anticorpos da mãe, também é importante que o parto seja feito em práticas higiênicas, de modo a prevenir condições de tétano materno e neonatal.

Não hesite em consultar o médico para qualquer problema. Fique atenta e fique
saudável!

Veja Também: Vacinas na Gravidez- Quais as Principais a Tomar

Fotos: Prefeitura Municipal Itanhaem