Assistente Social – O Que Faz e Quanto Ganha

A assistente social é uma profissional com graduação em serviço social e registrada no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) de seu estado. Esse tipo de profissional tem em seu trabalho o foco na coletividade e na integração do indivíduo na sociedade. Por lidar com diversos tipos de pessoas, esse trabalho pode ser realizado em diferentes lugares, mas sempre com o objetivo de reintegração.

Função da Assistente Social

Muitas pessoas confundem o trabalho de uma assistente social com um trabalho de caridade, porém é importante entender a assistência social como um direito de cada um de nós e não como um favor prestado por profissionais. A valorização do trabalho de uma assistente social é primordial para que seu trabalho seja feito com excelência.

O Mercado da Assistência Social para Mulheres

Dentro do mercado de serviço social, a presença dos homens é historicamente pequena, pelo menos quando se fala em números. Isso significa que é comum pensarmos na assistência social como uma profissão feminina, tanto nos valores ligados à profissão quanto na construção de suas funções.

É importante entender como a profissão funciona historicamente para compreendermos o mercado de trabalho para as assistentes sociais hoje em dia, sendo ela cerca de 97% do total de profissionais atuantes na área.

Em outras palavras, o mercado da assistência social para as mulheres sempre foi e continua sendo muito bom, com ótimas chances de conseguir vagas e com aberturas para diferentes setores.

Qual o Perfil de uma Assistente Social?

Uma das principais características de assistentes sociais é, sem dúvida, a aptidão para lidar com pessoas. E com qualquer tipo de pessoa, já que essa á uma profissão que visa fortemente valores humanísticos como o respeito pelo próximo e pelas diferenças, além do compromisso com a liberdade, justiça e democracia.

Características da Profissional

Lidar com pessoas é uma das características, mas a profissional do serviço social também precisa ter a capacidade de analisar e compreender situações problemáticas para apontar possíveis soluções. Essa capacidade analítica não fica só no campo da teoria, ou seja, as soluções apontadas pela profissional também são colocadas em prática por ela.

A capacidade de planejamento é outra característica comum das assistentes sociais, que precisam, em seus trabalhos, saber como aplicar as propostas para que seu objetivos sejam cumpridos.

O Que Faz uma Assistente Social?

A principal função de uma assistente social é diminuir desigualdades sociais e garantir que os direitos de todos os indivíduos sejam respeitados. Para realizar esse trabalho, as assistentes sociais podem atuar de diversas maneiras, pesquisando, analisando, propondo programas de melhoria social e colocando esses programas em prática.

A maioria dos cargos para assistente social encontrados hoje em dia são cargos ligados a instituições públicas como prefeituras e governos. Fundações também oferecem diversos cargos para as profissionais que desejem trabalhar diretamente com o público, normalmente com o auxílio de instituições religiosas.

Porém, não é incomum vermos vagas para assistentes sociais em instituições de iniciativa privada como hospitais, creches e escolas, por exemplo. Diversas funções podem ser exercidas por assistentes sociais, no setor público, no privado e também no terceiro setor, como:

Principais Áreas Exercidas

  • Assistente Social de Habitação
  • Assistente Social de Crianças e Adolescentes
  • Assistente Social em Empresas

Assistência Social de Habitação

É o tipo de assistência social que visa garantir que todos os indivíduos tenham um lugar para poderem morar. Entende-se por moradia, um local onde a pessoa possa dormir, guardar seus pertences, além de ter um lugar para fazer sua comida e se alimentar. Uma moradia pode ser dividida com outras pessoas ou não.

Quem deseja trabalhar com assistência social de habitação, deve procurar empregos em instituições públicas, normalmente prefeituras. O trabalho realizado geralmente conta com o planejamento e execução de programas sociais de habitação, aprovados após análises feitas por especialistas que também podem ser assistentes sociais.

Assistente Social de Crianças e Adolescentes

Com o trabalho focado em prestar assistência para garantir os direitos básicos das crianças e dos adolescentes, a assistente social que trabalha nessa área pode atuar na esfera pública, como em prefeituras, por exemplo, na esfera privada, e também no terceiro setor, como em ONGs e movimentos sociais.

Como a educação está diretamente ligada aos direitos das crianças e dos adolescentes, é comum que as profissionais da área também atuem com os direitos da educação. O objetivo é acompanhar o ensino dos jovens e observar o que pode ser melhorado para que eles possam se adequar à vida na sociedade.

A maioria das profissionais da área atua com crianças e adolescentes de comunidades carentes, mas também existem escolas particulares que contratam o trabalho de assistentes sociais para que possam observar e adotar medidas para que as crianças da escola tenham um bom convívio.

Assistente Social em Empresas

O papel de uma assistente social que atua dentro de uma empresa privada, é de observar o dia a dia dos trabalhadores, detectar problemas que afetem sua qualidade de vida e propor medidas para que esses problemas sejam resolvidos.

Cada vez mais empresas têm adotado assistentes sociais e isso não é à toa. Ultimamente muitos empresários têm percebido que, para que seus trabalhos sejam realizados de forma mais eficiente, o trabalhador tem que estar feliz e satisfeito em seu ambiente de trabalho. Por isso, uma assistente social dentro de uma empresa não executa apenas um papel humanístico, mas também administrativo, de certa forma.

A atuação das assistentes sociais dentro das empresas acontece, geralmente, dentro da área de recursos humanos, onde ela é a responsável por monitorar possíveis conflitos internos e externos que venham afetar negativamente de alguma forma o ambiente de trabalho.

Além disso, uma assistente social também propõe, juntamente com a equipe de RH, projetos para que os funcionários da empresa possam melhorar sua qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho,

Graduação em Serviço Social

O curso de graduação em serviço social não é um dos mais famosos nem dos mais procurados no país, mas é perfeito para quem busca fazer esse tipo de serviço. Seu conteúdo é voltado para que os alunos entendam a realidade social que os cerca e possam analisar criticamente as situações.

Disciplinas da Graduação

Disciplinas como teoria política, história, filosofia, economia, ética e direito são algumas das principais que compõem a matriz curricular do curso.Diversas instituições públicas e privadas oferecem o curso de graduação em serviço social e a maioria das alunas visa atuar no setor público, com os trabalhos mais convencionais das assistentes sociais como a garantia de direitos das crianças e adolescentes ou na assistência social para desabrigados.

Principais Universidades de Serviço Social no Brasil

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo (SP)
  • Universidade de Brasília – Brasília (DF)
  • Universidade do Vale do Rio Dos Sinos – São Leopoldo (RS)
  • Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – São Paulo (SP)
  • Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR)
  • Universidade Paulista – São Paulo (SP)
  • Universidade da Amazônia – Belém (PA)

Especializações em Serviço Social

Profissionais formadas no curso de graduação em serviço social podem optar por também cursar uma pós-graduação, tanto para se especializarem em uma determinada área da profissão quanto para atuarem como pesquisadoras e docentes.

Principais cursos de pós-graduação que podemos encontrar são:

  • Serviço Social Organizacional
  • Políticas Públicas e Sociais
  • Intervenção Psicossocial

Serviço Social Organizacional

É o curso que visa capacitar a assistente social para trabalhar dentro de empresas, tanto do setor público quanto do setor privado. É um curso feito para aquelas que têm aptidão para utilizar seus conhecimentos de assistência social para aplicá-los em setores distintos.

A matriz curricular do curso foca em disciplinas como economia e gestão de recursos. A duração dele é de 12 a 18 meses em média e suas mensalidades custam em torno de R$ 350,00.

Políticas Públicas e Sociais

A profissional que deseja atuar diretamente com políticas públicas para a assistência social, tem nesse curso quase uma extensão do que teve no curso de graduação, com um aprofundamento do debate político sobre a assistência social.

Como a grande maioria das profissionais da área trabalham no setor público, é importante que um curso de pós-graduação como esse seja ministrado, pois ele gera um diferencial para a profissional, além de possibilitar que a área do serviço social avance no país, através das pesquisas realizadas por alunos.

O curso dura em média 12 a 18 meses e possui disciplinas com forte teoria política, além de também aprofundar os conhecimentos dos alunos em gestão de recursos públicos, recursos humanos, entre outras disciplinas. O curso de pós-graduação em políticas públicas e sociais pode ser feito em instituições públicas e também nas privadas, onde tem uma mensalidade média de R$ 300,00.

Intervenção Psicossocial

Esse curso busca desenvolver a capacidade das alunas de encontrar melhorias para situações comuns a assistentes sociais através da psicologia. Como o próprio nome do curso já sugere, ele conta com uma forte base de psicologia para formar a aluna, além incentivar as propostas psicológicas pensados por elas, ou seja, colocar a teoria direto na prática. A duração desse curso é de 18 meses e as mensalidades custam em média R$ 475,00.

Quanto Ganha uma Assistente Social?

Uma assistente social podeatuar em diferentes tipos de empresas e, por essa razão, podemos notar que a média salarial pode variar de um tipo de trabalho para outro. Veja alguns exemplos:

Trabalho em Hospitais: Entre R$ 4.600,00 e R$ 8.100,00

Trabalho em Prefeituras: Entre 1.890,00 e R$ 4.900,00

Área Administrativa: Entre R$ 2.200 e R$ 9.000,00

Educação: Média de R$ 2.100,00

Terceiro Setor: Média de R$ 2.100,00

A média salarial das assistentes sociais também variam de estado para estado, sendo os estados das regiões sul e sudeste, os que têm a maior remuneração para esse tipo de profissional. Veja alguns exemplos:

  • São Paulo – R$ 2.535,00
  • Amazonas – R$ 2.365,00
  • Pará – R$ 2.250,00
  • Minas Gerais – R$ 2.140,00
  • Bahia – R$ 2.100,00

Também podemos notar que, apesar de São Paulo ter uma média salarial maior do que os outros estados, a diferença ainda é pequena. Vale lembrar que essa é apenas uma média do que as profissionais do ramo ganham, ou seja, existem muitas vagas onde é salário é maior e outras onde ele é menor.

Quanto Ganha uma Assistente Social Organizacional?

Em nível coorporativo, os salários de profissionais do serviço social podem mudar muito e geralmente são maiores do que o das profissionais que trabalham no terceiro setor ou até mesmo em alguns cargos públicos.

Quanto Ganha uma Assistente Social Trainee?

Empresa Pequena: R$1625,00

Empresa Média: R$ 2115,00

Empresa Grande: R$ 2750,00

Quanto Ganha uma Assistente Social Plena?

Empresa Pequena: R$ 2540,00

Empresa Média: R$ 3300,00

Empresa Grande: R$ 4.300,00

Quanto Ganha uma Assistente Social Master?

Empresa Pequena: R$ 3.970,00

Empresa Média: R$ 5.165,00

Empresa Grande: R$ 6.715,00

O trabalho de uma assistente social muitas vezes não é compreendido ou é confundido com outros tipos de trabalho. Mesmo assim, todas aquelas que exercem a função, sabem da importância que o papel de uma assistente social tem dentro da sociedade.

Principalmente no Brasil, onde existe uma grande desigualdade e o trabalho para garantir os direitos dos menos favorecidos é grande. Além de amarem o que fazem, as assistentes sociais com certeza entendem a importância do resultado de seu trabalho e do que ele representa para vivermos em um mundo mais justo.

Veja Também:Esteticista – O Que Faz e Quanto Ganha

Fotos: Cadastro Unico