Muitas pessoas pensam que gravidez é momento frágil das mulheres, onde podem quebrar a qualquer momento e que pior, não podem ser produtivas e fazer nada. Por isso aqui vamos esclarecer sobre essa inverdade, para que deixe bem claro que essa fase a mulher pode sim ter sua vida normal e rotineira, obviamente sem excessos e estripulias e exceto alguns casos isolados de gravidez de risco onde o medico solicita repouso absoluto. Mas mesmo passando por uma gestação saudável, até quando trabalhar na gravidez?

Deixar de Trabalhar na Gravidez?

Não existe motivo e indicação para uma mulher deixar de trabalhar assim que descobre a gravidez, a não ser que exista algum risco e recomendação medica para que se afaste da atividade exercida. Assim também como se o ambiente de trabalho oferece algum risco à saúde da mãe e do bebê. Se tiver dúvidas sobre o perigo é bom questionar ao seu obstetra e conversar com seus superiores, que poderão adaptar o seu trabalho talvez em outro setor ou com outra função que não ofereça riscos. Lembrando que toda gestante possui seguridade no emprego, sendo proibida a demissão arbitraria e sem justa causa.

Consultas de Pré-Natal

Durante toda gestação a mulher tem o direito de ir as suas consultas mensais de pré-natal, desde que apresente ao empregador o atestado de consulta e claro também comparecer para realizar os exames necessários de pré-natal. Porém muitas acabam abusando deste direito e faltando por qualquer mal estar. Fica o alerta que a gestante possui o direito a 6 faltas justificadas e que devem ser apresentadas declaração de comparecimento ao medico ou pronto socorro e sendo ultrapassado esse número limite, o empregador pode vir a descontar o dia no holerite.

A mulher pode exercer sua função normalmente ate o final do terceiro trimestre, se assim sentir-se disposta. Afinal é você que decidirá e verá seu limite e poderá solicitar a licença ao seu medico. Se esta se sentindo bem e disposta, pode continuar com suas atividades normais ate o dia do parto. Por direito a licença maternidade pode ser tirada ate 28 dias antes do parto e se necessário solicitar duas semanas de repouso antecipadas, devendo ser apresentado atestado medico.

Como se Cuidar ao Longo do Dia de Trabalho?

Que é possível se manter firme, bela e disposta ao longo do trabalho mesmo grávida já sabemos, mas como melhorar e proporcionar mais disposição e manter a saúde durante esse período diminuindo os desconfortos recorrentes da gestação?

Trabalho de Pé

Dependendo da sua função e de como trabalha ao longo do dia, existem alguns cuidados que podem proporcionar mais disposição durante esse período. Por exemplo, se você trabalha muito tempo de pé, dividir alguns períodos para se sentar e colocar os pés para cima é uma forma de evitar os inchaços e dores nas pernas e pés e evitar também varizes nas pernas devido ao excesso de peso da barriga.

Trabalho Sentado

Para as que trabalham sentadas muito tempo também, faça intervalos a cada duas horas e se alongue, caminhe para auxiliar a circulação sanguínea e também diminuir os inchaços e a dor e peso nas pernas.

Caso o ambiente de trabalho ofereça um espaço que possa descansar, aproveite pelo menos 15 minutos para recarregar as baterias. Quanto a alimentação, não é porque esta longe de casa que não pode comer de forma adequada. Se alimente de forma saudável em horários corretos e não se esqueça de beber muita água. Uma dica é levar frutas para comer nos intervalos das refeições, dessa maneira se manterá hidratada.

Roupas e Calçados

Quanto a roupas e calçados, opte por vestimentas mais confortáveis possíveis. Já que você passará grande período do seu dia sem poder tirar ou trocar. No geral, é levar a gestação sem excessos e sem descuidos, lembrando-se sempre de ir ao banheiro sempre que tiver vontade, evitando assim de gerar infecções urinarias que são tão comuns durante a gravidez.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Exercícios na Gravidez – Quais Posso Fazer?

Fotos: Amber McNamara, Danny Cain