A gravidez pode ser um período de muitas dúvidas para uma mulher, principalmente para as mães de primeira viagem. Com tantas mudanças ocorrendo no corpo, alterações de humor, preocupação com que que está acontecendo e com o que ainda vai acontecer, além de todas as outras mudanças na vida social de uma mulher, muitas acabam não pensando em como cuidar do próprio corpo durante o período de gestação.

E uma das coisas que pode gerar mais dúvidas ou impressões erradas são as atividades físicas que podem ser praticadas durante a gravidez. Muitas mulheres acabam achando que praticar atividades físicas é perigoso para a saúde do bebê e acabam não fazendo nada, o que pode ser prejudicial tanto para a saúde da mulher quanto para a do bebê. Mas o contrário também existe, muitas mulheres acabam praticando e fazendo exercícios que não são muito recomendados e que podem prejudicar a gravidez.

Controle de Peso

Praticar atividades físicas durante o período de gestação pode ajudar a mulher em diversos casos. Eles ajudam a controlar o ganho de peso, por exemplo, além de também ajudarem a fortalecer a musculatura das pernas e joelhos para suportar o peso da barriga.

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Principais Atividades Recomendadas para Grávidas

Mas afinal, quais são as atividades físicas recomendadas para grávidas? O que se pode fazer ou não?  Fizemos uma lista para você entender o que pode ajudar e o que pode prejudicar a gravidez quando o assunto é atividade física. Sabendo disso, podemos dizer que algumas das as principais atividades físicas recomendadas para grávidas são:

  • Yoga
  • Hidroginástica
  • Caminhada
  • Musculação

Yoga

A yoga é uma das atividades físicas mais recomendadas para grávidas porque deixa a mulher mais conectada com o próprio corpo, além de promover uma sensação de bem-estar e ajudar no equilíbrio. Além de todos os benefícios físicos que essa atividade proporciona, é inegável o efeito psicológico de calma que a yoga traz para as mulheres.

ATENÇÃO: Nem todas as posições de yoga são benéficas para mulheres grávidas. Tenha sempre um especialista ao seu lado para que possa te auxiliar na hora de praticar esse tipo de exercício.

Por que o yoga ajuda na gravidez?

Além de todos os efeitos psicológicos, o yoga ajuda a manter a postura e a combater dores nas costas que são comuns nas gestantes. Além disso, ele também ajuda a fortalecer a musculatura no corpo da mulher, o que pode ajudar muito na hora do parto.

Hidroginástica

Outra atividade física que é muito associada a gravidas é a hidroginástica e não à toa, os benefícios são diversos, em especial para as gestantes que estão no último trimestre.  Mas é bom prestar atenção nos tipos de hidroginástica que são oferecidos pelas academias. Procure fazer aulas que são específicas para mulheres grávidas. Além de não serem difíceis de achar, elas contam com os exercícios certos para que seu corpo não se sobrecarregue e que não sofra nenhum dano.

De que forma a hidroginástica beneficia a gravidez?

A hidroginástica, quando feita de forma correta, pode ajudar a aliviar as dores do parto e a controlar o ganho de peso que é inevitável durante uma gestação.  Além disso, essa atividade física também ajuda no equilíbrio e fortalece praticamente toda a musculatura do corpo, em especial o abdômen e o músculo do períneo.

Caminhada

Fazer caminhadas é sempre recomendado para qualquer idade. Nas grávidas, os efeitos desse tipo de atividade física também podem ser muito benéficos. É muito recomendada também porque é uma das poucas atividades que podem ser praticadas em qualquer período da gravidez por ser um exercício de baixo risco.

O mais recomendado é que se faça de duas a três vezes por semana por pouco mais de meia hora e que não force muito na corrida. Caminhe suavemente, de preferência em terrenos planos onde não há perigos de queda e nem exija muito esforço de você. Dessa forma, as caminhas podem gerar diversos benefícios.

Como a caminhada ajuda na gravidez?

Além de ajudar na circulação sanguínea e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolver varizes, as caminhadas ajudam a fortalecer os joelhos sem sobrecarregá-los. Caminhadas feitas regularmente também ajudam no controle do ganho de peso, o que pode facilitar os cuidados no pós-parto.

Musculação

Muitos não acreditam, mas a musculação é uma das atividades físicas mais recomendadas para grávidas. E por muitos motivos. Primeiro porque fortalece os músculos, o que vai ajudar muito na hora do parto, mas também vai ajudar a mulher a manter a forma durante esse período que é tão conturbado na vida de qualquer uma. É claro que os exercícios devem ser feitos com cautela e sempre com a ajuda de um especialista que vai te indicar o que é melhor para você fazer no momento.

Alguns sintomas ajudam as mulheres a saber se estão exagerando nos exercícios. Falta de ar, náuseas e tonturas são alguns deles e você deve sempre estar atenta para que isso não ocorra. Lembre-se que praticar atividade físicas durante a gravidez é importante, mas elas devem ser feitas justamente para melhorar a sua saúde e não prejudica-la. Por isso é importante tomar cuidado e ter sempre o auxílio de um médico ou de um especialista, como um professor, por exemplo.

É sempre bom lembrar que diversos exercícios além dos citados aqui no texto são indicados para mulheres grávidas e que cada um tem uma função diferente. A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher, mas ela nunca deve deixar de cuidar da própria saúde e também deve pensar em todas as formas de passar por uma gestação tranquila e saudável. Ache o exercício que te faça mais feliz, aquele que você vai encontrar prazer e cuidar da saúde ao mesmo tempo, ou aquele que você sente que precisa mais. O importante é saber a hora de fazer e a hora de parar para que seu corpo não se prejudique.

Veja Também: Cuidados com a Higiene Íntima Durante a Gravidez

Foto: Senado Federal