O mundo há alguns anos vem sendo tomado pela modernidade, cada dia novas invenções, vídeos games e celulares modernos vão tomando conta da infância. Antes a briga era para que saísse da frente da televisão, com o passar dos anos que desligasse o vídeo game e atualmente que saiam da internet e se desconectem um pouco da vida virtual, afinal as atividades para crianças vão além desse mundo e necessitam vivenciar e aprender outras coisas.

Crianças com 2/3 anos de idade mexem em tablets e celulares de forma assustadora, como se já tivessem nascido sabendo, mas será que essa modernidade não faz pular certas etapas que todas as crianças devem passar inclusive de aprendizado? Pintar com giz de cera, com tinta guache, brincar com massinha, recortar e colar e brincar de casinha e carrinho são atividades para crianças que vão além da brincadeira. São atividades poderosas para o desenvolvimento da coordenação motora infantil, fora que estimula a criatividade e pode ser realizado com a interação de outras crianças que é muito bom para a socialização.

Não digo que a informatização seja ruim para as crianças, pelo contrário afinal o mundo foi tomado pela modernização e esta por fora quem não tiver por dentro. Mas crianças em fase de desenvolvimento necessitam de atividades apropriadas para crianças. Estipular limites e horários talvez seja a melhor forma de deixar a criança em contato com a modernidade e dividir seu tempo com a vida real.

Atividades para Crianças de Rotina em Casa

E quando o assunto é tarefas de casa, seus filhos ajudam? Alguns pais não costumam ensinar e nem impor aos seus filhos obrigações dentro de casa ou por acha-los muito pequenos ou por não ver necessidade. E o aprendizado de responsabilidade não é necessário? Desde pequenos, as crianças podem aprender a ter responsabilidades e através de pequenas tarefas rotineiras da casa é possível ensina-los. Arrumando a cama mesmo que do jeito deles, dobrando o uniforme mesmo que você tenha que refazer posteriormente ou quem sabe tirar o pó dos moveis.

Para os menores acaba sendo tarefas divertidas por enxergarem como ajuda ao papai e a mamãe, que acaba perdendo a graça ao passar dos anos quando enxergam como responsabilidade, mas o papel de ensinamento foi feito. Ensinando e passando tarefas diárias da casa, a criança acaba ficando mais independente e melhorando a autonomia. Até mesmo os bebês que já andam podem ser ensinados, pedindo que guarde os brinquedos espalhados o que acabará se tornando um hábito.

Para os maiorzinhos porque não auxiliar a colocar a mesa, espalhando guardanapos e talheres pela mesa e arrumando o lugar de cada familiar? Conforme a maturidade novas tarefas da casa podem ser ensinadas e passadas para que eles realizem. Além de estar auxiliando no desenvolvimento e crescimento do seu filho, estará proporcionando e estimulando o interesse em aprender novas tarefas, assim que se sentir apto solicitará novos aprendizados. A responsabilidade é uma das melhores lições que os pais podem passar para as crianças e são nos pequenos detalhes que ensinamos.

Crianças maiores podem ter tarefas com mais responsabilidade se já passaram pelo processo de ensinamento. Varrer uma casa, lavar a louca, cuidar do bicho de estimação são algumas atividades onde podem ser realizadas com facilidade. Os pais jamais devem sentir-se mal por dar tarefas domesticas aos filhos, pois serão as primeiras lições de vida e de responsabilidade que terão antes de enfrentar o mundo lá fora, portanto que aprendam com os melhores professores e na melhor escola, COM OS PAIS EM CASA!

Veja também: Coordenação Motora Infantil – Desenvolvendo no seu Tempo

Foto: Christopher Tassava, David D