O ano já está chegando ao fim e as férias chegando, e as mamães já começam a pensar no que podem fazer durante esse período com seus pimpolhos. Por isso procuramos dicas de atividades para crianças que podem ser bem proveitosas durante esses dias de “descanso” para os filhos claro rs.

Nem todas as famílias tem a possibilidade de viajar nas férias, por N motivos seja financeiro ou até mesmo porque os pais não tiram férias nesse período. Portanto se a grana esta curta existe atividades para crianças que gastam pouquíssimos ou algumas que não gastam nada mesmo, e as crianças se divertem para valer. O que não podemos é deixa-los ocioso na frente de uma tv ou na internet o dia todo, não que não gostem da ideia, mas porque realmente existem programas mais saudáveis para fazer. E quem disse que a diversão não pode ser em casa mesmo?

Vamos a Algumas Sugestões:

Dia com os amigos – Que tal convidar os amiguinhos da escola para uma tarde na sua casa, regado a pipoca, brincadeiras e um filme bacana. Você pode combinar com os pais e revezar na casa dos amiguinhos também, a farra entre eles é sempre garantida.

Dia de culinária – O que acha de fazer um cardápio diferenciado e a preparação ter os melhores ajudantes, nossos filhos? No dia a dia, talvez eles possam mais nos atrapalhar na preparação dos alimentos, mas pode ser um momento divertido se for uma refeição preparada por todos juntos. Que seja um simples hot dog, mas deixe-os participar cortando os pães, passando a maionese ou ate mesmo arrumando a mesa, quem disse que a hora da refeição não pode ser uma das atividades para crianças bem divertidas por sinal?

Dia do faz de conta – Sabe aqueles livros infantis com as historias favoritas das crianças? Porque não promover uma tarde deliciosa lendo de forma criativa e divertida as historias infantis. Deixe que eles escolham as historias a serem lidas, divirtam-se e estimule a leitura dos pequenos.

Um delicioso piquenique, as crianças adoram

Dia do piquenipe – Sabe aqueles piqueniques de filme e desenho animado, com toalha no chão, frutas, sanduíches, sucos e todos sentados ao redor? Porque não colocar em prática com as crianças? Você pode optar por um parque ao ar livre onde tenha parquinho e espaço para empinar pipa, correr, andar de bicicleta e outras atividades para crianças mais ou fazer essa bagunça na sala de casa mesmo, afinal o que importa será a brincadeira.

Dia da cabaninha – Quem nunca brincou de cabaninha na infância? Cobertores, lençóis, cadeiras e uma vassoura podem virar um palácio na imaginação das crianças, é só montar e deixar a imaginação deles voar longe.

Dia de teatrinho – Que as crianças adoram teatro, todos sabemos, mas e se for interpretado por eles mesmos? Deixe opções além das fantasias de carnaval e dia das bruxas que já possuem, roupas do papai e da mamãe  e deixe que eles se vistam e apresentem um teatro, os papais podem ser a plateia que tal?

Dia da massinha – Qual criança não curte brincar de massinha? Além de ser gostoso manuseá-las é uma atividade para crianças que faz colocar sua criatividade em prática e ate-nos adultos podemos participar. Comidinhas feita de massinhas, bichinhos e tudo que vier na sua cabeça podem ser feito com as massinhas. Elas podem ser feitas de forma caseira com farinha e corante ou comprada em papelarias por preço bem em conta.

Dia de brincar de estátua – Esta é uma brincadeira que a maioria dos papais conhece bem, é só ligar o som e colocar a criançada para dançar, quando o líder escolhido dizer “ESTÁTUA” a música deve ser desligada e todos ficarem imóveis, aquele que permanecer por mais tempo sem se mexer é o vencedor.

Dia do gato mia – Essa brincadeira pode ser bem divertida se todos participarem. Em um quarto totalmente escuro, todos devem se esconder, exceto o que foi escolhido para iniciar a procura. De olhos vendados, deve iniciar a procura, e quando tocar em uma pessoa, tem que dizer “gato mia”, e quem foi tocado “miar”, e o nome da pessoa tem que ser dito se acertar a pessoa deve sair do quarto. Tire objetos que quebrem e possam machucar do ambiente, assim evitam-se acidentes.

Todas as opções dadas acima podem ser bem divertidas tanto para meninos quanto para meninas, é só usar a criatividade e se divertir com essas brincadeiras de férias. Jogos de tabuleiro podem ser ótimas opções também e quando quiserem aproveitar o dia bonito, existem varias opções de parques públicos, eventos gratuitos nessa época de férias escolares e também porque não conhecer melhor a sua cidade, fazendo um passeio turístico com as crianças. A cada passeio, sempre descobrimos locais que nem imaginávamos, mesmo morando anos no mesmo lugar. Visite o site da prefeitura da sua cidade, eles sempre divulgam eventos e informações sobre a localidade e BOAS FÉRIAS!

Veja também: Brincadeiras Educativas – Brincando e Aprendendo de uma só vez

Foto: Finn Frode, Stephanie Hicks