Os sintomas podem mexer com a cabeça de qualquer mulher, principalmente se quer engravidar. Mas alguns aspectos podem fugir à percepção logo nos primeiros dias de gestação ou mesmo em gestações mais avançadas. Muitas acabam sentindo e se perguntando se algumas sensações são pela presença de um bebê. Azia é sintoma de gravidez? Cólica é normal? E a tontura, é um sintoma também?

Esses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença quando se tenta perceber a gravidez através de outros pontos que não os sintomas tão conhecidos como dores nos seios, náuseas, enjoos e outros. Por isso ficar atenta ao seu próprio corpo faz com que a gravidez seja descoberta assim que o atraso aconteça, mas também pode confundir e muito a cabeça da tentante, talvez até com sintomas de TPM.

É claro que o teste não deve ser feito antes do atraso menstrual, já que o hormônio HCG pode levar um tempo para subir no organismo. Aliás, na verdade, os sintomas como azia, cólicas e gases, tanto quanto os outros sintomas, são causados pelo hormônio progesterona. Ele é o responsável por manter a gravidez e também por dar tantos sintomas agradáveis como as tonturas por exemplo.

As cólicas são causadas pelo aumento do endométrio, consequentemente pelo aumento do volume uterino por conta do sangue depositado no interior do útero. Também é possível que as cólicas venham do corpo lúteo. Este secretaria mais progesterona ainda e causaria um desconforto abdominal semelhante a fincadas em um dos lados do baixo ventre, dando a impressão de cólicas. Elas são recorrentes na gestação. Por isso podemos dizer que cólicas são sintomas de gravidez. Mas se em conjunto com esses sintomas já está com atraso menstrual, faça um teste de gravidez para confirmar. Você pode comprar aqui na nossa loja virtual.

Gases é Sintoma de Gravidez?

Embora seja sabido que os gases apareçam na gravidez com muita frequência, pode ser efeito de outros problemas também como a azia. Problemas passageiros com o aparelho gástrico, estômago, esôfago e intestino pode deixar a mulher inchada e cheia de gases. Dependendo da dieta, do que a mulher consome durante o dia, deixará com a impressão de ter comido mais do que deveria na parte da noite e também com refluxo (arroto) e flatulência (pum) pelo acúmulo de gases que precisam ser expelidos. O inchaço é causado pela progesterona mas os gases não, mas são sim considerados sintomas da gravidez.

O problema maior é saber diferenciar os sintomas reais de gravidez dos sintomas que a progesterona causa apenas pela elevação natural após a ovulação. Podemos dizer que a azia é sintoma de gravidez, quando esta ocorre após confirmação da gravidez. No mais pode ser considerado apenas um mal estar passageiro causado apenas pelos hormônios.

Então podemos concluir que sintomas como azia são sim sintomas de gravidez, desde que acompanhados de alguns outros e também não devem ser 100% levados em consideração. Caso apareça um dia ou outro, você pode estar sofrendo de refluxo e acabar confundindo com uma gravidez. Atenção e pé no chão para não se iludir com sintomas que podem ser reflexo de outros problemas no dia a dia.

Se não foi dessa vez que seu positivo chegou e você quer dar uma forcinha extra pra fertilidade, recomendamos o uso de vitaminas da fertilidade que ajudam a fortalecer os óvulos, útero e endométrio, além de claro equilibrar os nutrientes do organismo com vitaminas especializadas, como a vitamina FamiFerti. Você pode adquiri-la aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Sintomas de Gravidez Antes do Atraso, Será Que é?

Foto: Trevor Bair