Recentemente vi alguns vídeos sobre mamães que tiveram seus bebês e aí o sintoma do baby blues aparece… Baby blues, você sabe o que é isso? É um problema tão comum e que as vezes passa despercebido pela família, mas a ex gestante agora mamãe sente e muito forte. Baby Blues é uma tristeza profunda, medo e um sentimento de impotência, insegurança que acomete a mamãe logo após o parto.
No início da gravidez os índices hormonais são os maiores da vida da mulher e devido a isso a vida vira de ponta cabeça. É uma montanha russa de sentimentos diferentes, são picos de tristeza, alegria, irritação e tudo o mais. Quem sofre com isso? O papai ou quem estiver mais próximo é claro! Mas isso é perfeitamente normal. Depois do parto todos aqueles hormônios que estavam fervendo durante a gravidez, caem absurdamente dando espaço para novos hormônios como a prolactina e também a ocitocina, afinal é preciso que a mamãe amamente seu bebê.
Após tornar-se mãe todos os medos que não havia antes da gravidez vem á tona e uma onda de sentimentos estranhos como impotência e medo da morte podem aparecer nessa fase. O Baby blues deveria ser abordado com mais frequência, pois é um dos cuidados pós parto o qual deveria haver mais informação. Cerca de 80% das mulheres que tem seus bebês passam por uma fase de forte tristeza.
Lembro-me de quando tive a minha filha já na maternidade era uma vontade incontrolável de chorar, cheguei em casa meio down mesmo sabendo que estava tudo bem. Tive um puerpério bacana, tive muito suporte e cuidados pós parto mais do que carinhosos por parte da minha família. Mas mesmo assim o baby blues me pegou de jeito. Chorei quando a minha mãe se “queimou” quando cozinhava, chorei porque meu marido tinha que ir trabalhar, chorei porque me sentia um fracasso para amamentar, chorei porque tinha muitas visitas, chorei com medo de não dar conta de 3 crianças, chorei, chorei…
Falta de informação faz as pessoas confundirem o baby blues com frescura, com capricho e não é nada disso, a mulher se sente realmente muito mal. Apoio dos familiares é essencial para cuidados pós parto e assim o baby blues fica mais “suportável”. Dê muito amor e atenção á parturiente para que ela se sinta apoiada e essa fase seja mais leve. Meu conselho para os familiares também é prestar atenção nessa tristeza, caso ela se estenda mais do que alguns dias é hora de procurar um médico, pode ser o GO que fez o parto, ele pode receitar alguns medicamentos para essa fase. Lembre-se o Baby blues passa assim que os hormônios se estabilizarem, isso ocorre no máximo em 20 dias!
Bjus e até a próxima!
Veja também:Depressão Pós Parto – Celebridades Que Sofreram Com Esse Mal
Foto: Helga Weber
Meu filho tem 9 meses e me sinto triste,as vezes não tenho condições de cuidar do meu filho,é uma espécie de medo com traumas,mas faço de tudo pra cuidar dele com todo o carinho e amor! Eu estou exausta psicologicamente mas para os outros eu passo a imagem de que estou bem,mas não estou!
Responderhoje tem 8 dias que meu bebê nasceu e ontem à noite me deu desespero umavontade dechorar eu pensava ate na morte ,como e perder alguem o desespero de pensar em morte é horrivel me bateu um desespero ,aqui em casa ta a minha cunhada tomando conta de mim ea mulher do meu primo também vem fazer as coisas para mim meu marido quando esta em casa pra mim e td e quando ele arruma serviço para trabalhar eu fico desesperado sem querer que ele saia de perto de mim Hoje ele saiu para trabalhar e eu fiquei desesperada sem querer ficar longe dele com vontade de chorar enorme fico pensando em meu bebê como será o crescimento dele como é que vai ser depois que ele crescer nossa cai aos prantos e a td hora fico pedindo a deus q o dia passe logo para que meu marido chegue logo em casa isso e muito ruim aff ficou louca só de pensar em ficar longe do meu bebê e meu marido nao tem como segurar o choroo
ResponderHoje tem 8 dias que meu bebê nasceu e desde ontem à noite eu quase não consegui dormir ficava pensando um monte de bobagem pensando ate como é a Morte que me bateu are um desespero,meu marido hoje saiu para trabalhar e eu fiquei com a minha cunhada e mesmo assim to me sentindo só sem querer ficar longe do meu marido vontade enorme de chorar e muito ruim
ResponderEu acho q estou passando por isso tenho uma recém nascido de 8 dias, e uma de 3 anos se eu ficar sozinha fico só chorando, e fico muito irritada as veses, mais tenho momentos de alegrias, fico pior a noite quando meu marido tá no trabalho, eu não sei oq eu fasso até falei para meu marido oq estou sentindo, não penso em morte mais fico pior pq passa na minha cabeça q era melhor não ter tido filhos e isso me deixa muito mal pq minhas filhas são tudo para mim. Me dê uma dica do q fazer obrigada
ResponderÉ comum esse sentimento no pós parto. É uma explosão de sentimentos, as responsabilidades, a cobrança de dar conta de tudo e das crianças. Logo isso vai passar. Procure viver esse momento sem se preocupar com a casa e sim com as crianças. Se der tempo faz, se nao der tenta amanhã. Logo isso vai passar.
ResponderSei que o meu comentário foge um pouco do assunto acima descutido … Mas a questão é que estou sentindo todos esses sintomas ainda grávida , estou de 4 meses e o meu marido mudou COMPLETAMENTE cmg , tenho medo do futuro e medo de q ele nunca mais volte ao normal , ele diz que enjoou de mim e não consegue ficar normal ! Isso acontece mesmo na gravidez ?
ResponderBom dia! Eu Já ouvi casos de até o irmão de gestante sentir enjoos no lugar da mamãe. pode ser que esteja acontecendo isso com vocês. Pense que logo vai passar. Bjs!
ResponderIsso acontece raramente, em mutos casos são mais comuns nas mulheres gravidas e não nos homens, mais converse com ele pode ser que seja uma pequena mudança de vida , nada de anormal, quando seu bebe nascer tudo mudara.
ResponderEu estou com esse Baby blues eu quero que passe o mais rápido. Eu não aguento mais. É uma tristeza horrível. Me sinto a pior das mães, me sinto um fracasso.
ResponderGostei muito do site, pois contém informações preciosas e muito importante para a gestante como para o pai ou acompanhante, que me ajudaram a tirar bastante dúvidas sobre alguns assuntos. Quero deixar aqui meu comentário parabenizando os responsáveis pelo msm, continuem assim pois gostei muito do site e indico a qualquer amigo e familiar, estão mesmo de parabéns gostei muito do trabalho de vcs, sem dúvidas um excelente trabalho feito com muito carinho é muito rico de detalhes, mais uma vez obrigado por me ajudar com algumas dicas continuem assim ????????????????????????????????
ResponderOi.. Tive gêmeos estão com 12 dias ! Me sinto um fracaso vivo triste, não quero ficar sozinha por nada, a única vontade que sinto e de chorar e mais nada, parece que nunca vai passar isso. Não quero meu marido perto de mim, mais se ficar longe eu só choro. Não sei oque fazer estou com medo de tudo.
ResponderSinto uma tristeza e uma agonia quando fico sozinha, hoje faz onze dias que to com meu anjinho! Odeio sentir isso tomara que passe logo, fico com medo da nova rotina e com as novas responsabilidades.
ResponderB
ResponderEu estou vivendo essa fase do baby blues e está sendo bem difícil pra mim!!!
ResponderJá estou assim a 13 dias e parece que não vai ter fim,que isso nunca vai passar. Me sinto extremamente mal com essa situação, pois eu sempre fui uma pessoa alegre e de bem com a vida.
Não via a hora do meu bebê nascer, contava ansiosamente os dias e agora que ele está aqui vivo nessa melancolia,tristeza e chorando a todo momento.
Rezo pra que esses dias difíceis passem logo.
A pior coisa é passar os noves meses com grandes transformações e no fim das contas qd o bebe esta de 39 semanas e 2 dias vc vai pro hospital com contrações. E passa 2 dias nas maos de medicos incompetentes e no fim das contas qd decidem fazer Cesária meu bb não resiste. Hj completa 11 dias que tudo isso aconteceu, estou sem chão. O bom que esse baby blues passa depois de dias. E o meu bb Abner quem vai me trazer de volta?
ResponderQue Deus conforte o seu coração e dê forças para prosseguir. Não é fácil suportar a dor que está sentindo…
ResponderBoa sorte meninas.
ResponderMeu bebe tem 17 dias
ResponderEstou passando por isso e é muito chato , nao estou aguentando mas, é uma tristeza, alegria, uma agonia, vontade de chorar, não vejo a hora disso tudo passar e eu voltar a ser como antes
Anna, isso é normal não se sinta só.
ResponderLogo ira passar, não tenha medo.
Um beijo em seu coração.
Meu bebê está com 11 dias e estou passando por isso. Foi uma luta para tê-lo nos braços, foram 3 anos entre tentativa, diagnóstico e fertilização. E agora que meu sonho se realizou sinto uma tristeza enorme, medo de ficar sozinha e vontade de chorar constante.
ResponderNão vejo a hora de melhorar. Sinto culpa é vergonha por me sentir assim
Não se sinta assim, isso e extremamente normal no período pôs parto. São muitas mudanças em seu corpo, na sua vida, isso nos assusta um pouco não e mesmo!Mas isso vai passar e logo você estará curtindo esse bebe lindo!
Responderhttps://www.trocandofraldas.com.br/baby-blues-tristeza-pos-parto/
Boa tarde… meu bebe esta c 11 dias e estou sentindo essa tristeza, choro a toa… sensacao d impotencia… saudade do meu marido q trabalha embarcado e c 5 dias teve q ir trabalhar… sera q esses sintomas demoram p passar… nao vejo a hr d dar conta, me sentir mais realizada, poder sair, ver gente… o q vc acha??
ResponderQue bom ler sua história. Estou passando exatamente por isso. Hoje completa 9 dias que tive meu bebe. Foi tudo perfeito, mas parece que nunca mais vou voltar a ser eu mesma. Espero que assim como você, eu melhore logo.
Respondervai melhorar sim Luciana. bjus
ResponderEu também tive o baby blues, e durou em em média uns 30 dias. Foi muito difícil, tive dificuldade para amanentar inicialmente, meu peito feriu, meu marido saía para trabalhar, e eu ficava só com minha filha em casa. Tinha medo dela não ganhar peso, dela adoecer, tinha medo do anoitecer, sentia um frio no coração. Graças a Deus essa fase passou, mas mesmo assim, oito meses depois, quando me lembro desse momento, me bate uma melancolia.
Respondergente na minha primeira filha aconteceu isso fiquei muinto abatida cheguei a fica enternada num hospital psiquiatrico mais grasas adeus hoje tou boa tem 37 dias que tive meu segundo bebe e grasas adeus eu tou otima mais tambem eu tamei remedio durante 4 meses o fluxetina e tambem busquei a deus ele sim foi meu medico e me curou
ResponderÉ normal que o baby blues ocorra por mais de 20 dias? Pq desda gravidez eu sempre venho sentindo uma tristeza profunda, chorando por qualquer motivo ou coisas que já passaram, hoje meu bebe tem 4 meses e as vezes vem essas recaídas… Sera que isso pode ser um caso de ansiedade ou é normal?
Responderbaby blues pode durar até 30 dias mas pode ser depressão pós parto viu, fala com seu obstetra, ele pode diagnosticar melhor. bjus
ResponderEu fiquei me sentindo muito mal também,quando eu tive o meu filho,só que eu chorava muito porque eu estava sentindo falta da barriga,me lembro que quando eu ficava sozinha,eu chorava muito…. comecei a andar meia corcunda,demorou pra m acostumar com o meu corpo sem barriga grande… A minha gravidez foi bem complicada,meu parto tbm,foi td muito sofrido pra mim…..
ResponderAi Paty… que triste! Passei por isso e um pouco pior tive rejeição a Duda :( nem todos sabiam e ainda não sabem, eu tinha enjoo dela acredita. Eu lembro que o Eduardo a me trazia pra amamentar e eu sentia ansia “Meu Deus me perdoa” mas era o que eu sentia e só pedia perdão a Deus pois eu não queria aquela sensação. Perdi totalmente a fome, eu não comia nada só sentia sede muita sede, mas não conseguia comer o que ajudou o meu leite acabar :( Nossa que horror, e aora ouvir de vc que depois da Mel tbm teve essa sensação de choro tenho medo do que possa acontecer comigo depois do nascimento do Pedro. Só peço a Deus que me ajude e que não venha a sentir as mesmas coisas pq é horrível.
ResponderVivi, essa sensação é normal… mas o que vc teve foi mais forte que uma simples queda hormonal, pode ter sido principio de depressão mesmo. O negócio é vc ficar atenta, se sentir isso novamente tem mesmo que falar com o médico. Ninguém pode te julgar, imagina só, tem maior amor nesse mundo do que o amor de mãe? o médico ajuda viu, conheço meninas que passaram por isso e tomaram o medicamento apropriado e acabaram com essa sensação que é a pior do mundo! O segredo é se informar e vc conhece seu limite, se ver que está além basta falar, os familiares devem ajudar nessa fase. Fica tranquila e qualquer coisa pode contar comigo!
Responderbjokas!