Quando escutamos sobre banco de sêmen, a primeira coisa que vem a cabeça é que se trata de um local que armazena esperma. Ok, mas qual a sua funcionalidade? Para os que não entendem do assunto pode até soar estranho, mas na verdade o banco de sêmen ajuda muitas mulheres e casais a realizar o sonho de ter um filho. Além desta função, o banco de sêmen também é responsável em armazenar o esperma humano para uso futuro, no caso de homens que irão passar por algum procedimento cirúrgico, estão em tratamento de câncer ou porque simplesmente decidiram armazenar caso queiram ter um filho no futuro. Para os homens em tratamento contra o câncer, após sessões de quimioterapia a sua fertilidade pode não voltar à normalidade, portanto armazenar seus espermatozoides no banco do sêmen é uma alternativa para ter filhos futuramente.

Existiam poucas unidades de banco de sêmen pelo mundo, o que tem se expandido cada dia mais. Atualmente podemos encontrar com facilidade em diversas localidades e inclusive pela internet, como o banco de sêmen on-line. Cada um deles informam suas regras e procedimentos que vão desde o total anonimato até permitir que o doador e o casal tenham contato. Para o doador é considerado um ato voluntário, desde que não seja cobrado valor algum em troca ou para sua realização. No Brasil a venda de sêmen é proibida, diferente dos EUA que tem a comercialização liberada. Porém no Brasil podemos encontrar diversos anúncios de “possíveis doadores” se oferecendo para ajudar casais ou mulheres, mas deve ser tomado o máximo de cuidado com esses anúncios, para não cair em golpes ou até mesmo adquirir material contaminado.

Como Ser Um Doador?

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 45 anos, não possuir doenças genéticas, ser saudável e não pertencer a nenhum grupo de risco de DST (Doenças Sexualmente Transmissível) e ter disponibilidade para realizar todos os exames necessários e fazer as coletas. Em troca da doação, o doador recebe o resultado de todos seus exames, dentre eles espermograma completo, exames sorológicos, espermocultura, cariótipo e exame de tipagem sanguínea, além de acompanhamento completo com o urologista.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O banco de sêmen além de armazenar espermas oferece serviços de preparação de sêmen para processo de fertilização, congelamento de sêmen para uso futuro, realização de exame de espermograma completo e o programa de doação voluntária e fornecimento de sêmen de doador voluntário para reprodução assistida.

Dúvidas Sobre Banco de Sêmen

Quando um casal que não consegue ter um filho por métodos naturais pelo fato do homem ser totalmente estéril e procura por ajuda de clinicas especializadas em reprodução assistida e FIV, os serviços do banco de sêmen são oferecidos. No ato do cadastro são solicitadas todas as informações que devem conter o que buscam no doador. Um catálogo de informações sobre os doadores é entregue ao casal onde são informados etnia, idade, cor de cabelo, cor dos olhos, peso, altura, tipagem sanguínea, profissão e hobbies, justamente para que cada informação seja ligada as características do futuro pai. Ocorrendo a compatibilidade o sêmen adequado foi encontrado e pode ser utilizado na realização do procedimento escolhido.

Todos os doadores passam por criteriosos exames de avaliação e são rigorosamente testados contra doenças genéticas e transmissíveis. O casal somente terá acesso à doação através de clinicas e médicos especializados em inseminação artificial ou FIV e ligados ao banco de sêmen. Não existe possibilidade de compra particular no banco de sêmen, como mostram em alguns filmes por exemplo. O mesmo procedimento vale para mulheres solteiras que estejam passando pelo procedimento de reprodução assistida.

Quem Mais Pode Receber Doação de Sêmen?

A doação de sêmen pode ser utilizada também para a realização do sonho de serem pais, de casais gays, sejam eles de duas mulheres ou dois homens considerados inférteis. Após constatação das informações e características do doador escolhido, será informado que não é possível conhecer o doador futuramente. O anonimato garante que a criança não sofra futuramente com transtornos familiares, sofrendo comparações com o “pai biológico” e nem tenha informações para busca-lo no futuro.

Quanto às amostras armazenadas não possuem período de validade e podem ficar no banco de sêmen por tempo indeterminado, seja ele pra doação ou para uso próprio futuro. As taxas e valores dependem do serviço contratado e do banco de sêmen assim como a forma de procedimento e coleta de cada clinica. Os resultados após tratamento são acompanhados pelo médico especialista de sua confiança e podem obter sucesso na primeira implantação ou ser necessárias algumas tentativas.

Veja Também: Saiba Mais Sobre Doação de Esperma

Foto: COMSALUD