Quando você se torna uma mãe, diversas dúvidas sobre como cuidar do seu bebê surgem em sua cabeça o tempo todo. Essa afirmação é uma das grandes verdades sobre as mães de primeira viagem.

É muito comum que as dúvidas permeiem todos os 9 meses de gestação e que continuem surgindo cada vez mais depois do parto e conforme o bebê vai crescendo. E uma das dúvidas mais comuns e mais pertinentes das mães é sobre como tratar pequenas irritações na pele do bebê.

Essas irritações são bastante comuns, uma vez que a pele dos pequenos é bastante sensível, o que torna as coceiras e pequenas feridas, algo recorrente. Nesses casos, o banho em permanganato de potássio é uma ótima possibilidade de lidar com esses pequenos problemas de uma forma tranquila e que não agrida a pele do seu bebê de nenhuma forma.

Mas o que exatamente é esse tipo de banho? Como prepara-lo para melhorar os problemas da pele do meu bebê? Onde comprar o permanganato de potássio? Ele pode fazer mal de alguma forma ao bebê?

Bom, como dissemos no início do texto, é bastante comum que as dúvidas das mães se multipliquem cada vez mais. E é por isso que o texto de hoje tratará exatamente de todos os aspectos que envolvem o permanganato de potássio. Vamos lá?

Para que Serve o Banho em Permanganato de Potássio?

Trata-se de um composto químico muito utilizado há séculos para o tratamento de irritações na pele, principalmente das feridas que a catapora traz. Por ter ação antisséptica, esse tipo de composto serve muito bem para eliminar fungos e bactérias da pele de uma criança.

A principal vantagem e o que torna o permanganato de potássio tão atrativo é que ele não causa nenhum efeito colateral e nem agride a pele das crianças, o que dá segurança para que as mães continuam utilizando esse produto.

Como Dar o Banho de Permanganato de Potássio?

Para comprar comprimidos de permanganato de potássio, basta visitar qualquer farmácia ou drogaria. É um produto bastante comum e barato, o que facilita muito para as mães que desejam dar o banho de permanganato de potássio em seus filhos.

Para preparar o banho, é necessário que um comprimido de 100gm seja diluído a cada 4 litros de água em uma banheira ou balde próprio para banho. Apesar do banho em si não causar nenhum dano à pele das crianças, o contato direto com o comprimido pode causar vermelhidão e irritação na pele e, por isso, ele precisa estar bem diluído para que o banho aconteça.

Cuidado na Hora do Preparo

Também por essa razão é recomendado que o comprimido vá da caixa direto para a água, sem ter o toque dos dedos. Isso porque pode fazer mal para quem está preparando o banho e também para evitar que a mesma mãe que encostou no comprimido tenha contato com o bebê depois.

Depois que o comprimido estiver diluído e a água em uma temperatura agradável, o banho pode ser dado normalmente por, no máximo, 10 minutos. Esse é o tempo necessário para que o composto químico faça efeito na irritação da pele do bebê.

É importante secar com uma toalha fofa e sem esfregar, evitando assim qualquer irritação. Esses banhos devem ser repetidos por diversos dias seguidos até que as feridas da catapora desapareçam ou que a irritação na pele, seja lá qual ela for, também suma do bebê.

Vale a Pena?

Apesar de existirem alguns riscos de se dar um banho de permanganato de potássio em um bebê, o saldo acaba sendo mais positivo do que negativo. Isso porque basta tomar os cuidados necessários e ter atenção para que o banho tenha apenas os efeitos benéficos que esse composto químico possui.

É claro que também é preciso deixar todos os comprimidos longe do alcance de crianças para que eles não entrem em contato com sua pele e nem sejam ingeridos, o que podem causar grandes problemas.

No fim das contas, o permanganato de potássio acaba sendo uma opção barata e prática para tratar de diversos tipos de problemas com a pele e, por isso, também acaba sendo a melhor opção caseira para esse tipo de tratamento.

Dúvidas surgem na cabeça das mães o tempo todo. Dúvidas sobre os mais variados temas que envolvem os bebês e isso é algo bastante comum, por isso não se sinta mal de pesquisar sobre cada detalhe sobre os cuidados que devem ser tomados com seu bebê.

O banho em permanganato de potássio é algo que pode ser desconhecido para muitas pessoas e que pode ajudar as mães a cuidarem melhor de seus filhos quando o assunto são irritações na pele.

É sempre bom ter diversas opções para tratar de problemas desse tipo, claro que sempre lembrando de visitar um médico quando for necessário. Tudo isso faz parte do crescimento do filho e também da mulher como mãe.

Veja Também: Banho no Balde – Quando Começar?
Foto: Scozzy