Banho de balde 2

A hora do banho é um momento delicioso e relaxante, mas nem sempre é assim que os bebês encaram. Alguns veem o banho como uma sessão de tortura e só se acalmam e param de chorar quando já estão vestidos novamente. Pensando nisso, foram pesquisados e elaborados métodos que tranquilizassem o bebê durante esse momento que deveria ser de prazer, e foi descoberto o banho no balde.

O banho no balde ultimamente é o método mais utilizado pelas mamães mais modernas que procuram proporcionar um momento relaxante para seus bebês. Principalmente para aqueles mais agitados que não conseguiam tomar um banho de banheira sem causar um verdadeiro show de lágrimas. Essa forma de banho oferece além de lava-lo perfeitamente, um momento de puro relaxamento por ficar numa posição parecida com a uterina, ou melhor, dar de novo a sensação de estar dentro da barriga da mamãe. Para poder oferecer essa ação benéfica ao bebê não são necessárias muitas precauções e nem muito luxo. Com o uso de um balde comum oval e transparente e que tenha tamanho suficiente para que o bebê fique de forma confortável é o suficiente. Você pode encontrar também os produtos adequados e apropriados para o banho no balde que ganharam o nome de tummy tub ou banheira shantala. Pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos infantis com grande variação de preços. Vale a pena pesquisar para encontrar o melhor preço, já que são diversas fábricas e marcas que já produzem atualmente.

Não existe faixa etária determinada para iniciar o banho no balde. Logo nos primeiros dias após o nascimento já pode ser utilizado, obviamente sempre com muita cautela. Os pais que gostariam de aplicar esse método com seus bebês devem se preparar antes de fazer, pesquisar e verificar a forma adequada, confortável e segura de manusear o bebê dentro do balde. De preferência se possível conversar com um fisioterapeuta que poderá ensinar tudo corretamente.

Como dar o Banho no Balde? Quais os Benefícios?

Como já falamos acima, existe uma grande diversidade de baldes para dar esse tipo de banho. Desde os convencionais que utilizamos na limpeza da casa, como os vendidos especificamente para tal. Porém, a única exigência é que seja oval para que seja mais confortável para o bebê e transparente para facilitar a visualização da mamãe do lado de fora, sendo possível ver a cor da água e também os movimentos do bebê e obviamente que o balde seja utilizado somente com este finalidade. Procure um lugar seguro e firme para colocar o balde, o ideal é que seja colocada água ate a metade do balde ou quando o bebê muito novinho ¼, afinal quando entra na água o nível dela sobe. A temperatura indicada é entre 36 e 37º graus e deve ser controlada rigorosamente, se possível com um termômetro de banheira. Dessa forma se prevenindo para que não ocorram queimaduras com água muito quente ou banho na água muito fria. Se quiser deixar o momento ainda mais relaxante, coloque uma música ambiente relaxante.Banho de balde 1

Introduza o bebê de forma tranquila na água, para que se acostume com a temperatura. A posição correta é que ele fique sentado com perninhas e bracinhos dobrados, em posição fetal. Para os bebês nos primeiros meses que ainda não tem sustentação do pescoço, você pode envolvê-lo com uma fraldinha de pano para dar mais segurança ou segura-lo carinhosamente pela cabeça. Vá lentamente até que ele encoste-se ao fundo do balde, sempre ficando alerta com o nível da água para que não alcance seu rosto. O banho no balde deve durar em media de 10 a 15 minutos e jamais deve ser deixado sozinho dentro do balde, pois por mais novinho que seja já possuem força nas perninhas e podem tentar levantar, cair do balde ou até mesmo pegar no sono dentro da água. Lembrando que o bebê deve ser limpo em caso de coco, antes de entrar na água para que a mesma não seja contaminada com a sujeira.

Os benefícios do banho no balde são variados, desde o poder calmante que esse momento proporciona até a diminuição das tão temidas cólicas do bebê. Ajuda e ativa a circulação sanguínea do bebê e auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Estimula o sistema nervoso e diminui a agitação do bebê em muitos casos chegando a adormecer ainda tomando banho. Após o banho do balde, bebês costumam dormir tranquilamente por horas, por isso é indicado na parte noturna.

Veja também: Banho do Recém Nascido – Momento Inesquecível

Foto: Andy Beaumont, Tracy