É natural que as mamães de primeira viagem tenham mil dúvidas e perguntas referentes ao banho do bebê, principalmente se pode dar banho em recém-nascido a noite ou não. É normal ficarem super preocupadas com o que pode ou não pode fazer com seu bebê.E o bebê recém nascido precisa ser inserido na rotina da família, que vai se adaptando de acordo aos hábitos do dia a dia.

Para que este momento seja tranquilo tanto para a mamãe quanto para o papai, é necessário que ambos se sintam seguros e obtenham algumas respostas para perguntas mais freqüentes que surgem neste momento. Pode dar Banho em Recém-Nascido a Noite? – Quantos banhos o recém-nascido toma por dia?

Quais os Cuidados que se Deve Ter no Banho em Recém-Nascido a Noite

A verdade é que não há contraindicação com o banho do bebê recém-nascido ser a noite, apenas alguns cuidados devem ser levados em consideração para não prejudicar a saúde dele. A hora do banho tem que ser preparada, levando em consideração a temperatura do ambiente, temperatura da água, clima e produtos de higiene que irá usar.

É importante que tudo esteja de fácil acesso, principalmente se for dar o banho sozinha, então separe tudo o que for usar antes do banho. O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Cuidados Durante e Após o Banho

Fique atenta com relação à temperatura da água, que deverá estar em trinta e sete graus (37º), pode ser medida com um termômetro de banheira ou verificar com o punho, o importante é que a água não esteja muito fria e nem muito quente.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Pode dar banho em recém nascido à noite mesmo estando muito frio? Não há restrições, mas o local do banho tem que ser aquecido mais ou menos entre vinte dois a vinte cinco graus, para que o bebê recém-nascido se sinta confortável e não corra nenhum risco.

Alguns truques ajudam neste momento, ao tirar a roupa do bebê o certo é enrolá-lo em uma fralda macia de pano e levá-lo para banheira, quando já estiver em contato com a água pode tirar a fralda. Isso evita que sinta frio e ajuda para que se sinta mais seguro.

Os produtos de higiene deverão ser próprios para bebê, para não causar irritação na pele e arder os olhos. A escolha destes produtos fica a critério da mamãe ou de acordo com a necessidade de cada bebê.

Após o banho é importante que seque bem seus cabelos e mantenha o bebê enrolado na toalha, para evitar que fique exposto as correntes de ar ou sinta frio, o banho do recém-nascido não deve ser longo.

Quantos Banhos Recém-Nascido Toma?

A dúvida de quantos banhos o recém-nascido toma ou deve tomar é bem constante, mas afinal existe uma quantidade ideal? Importante ter em mente que o bebê recém-nascido é limpinho e a toda troca de fraldas é realizada a higiene local, sendo recomendável pelos pediatras que esta troca seja realizada pelo menos de três em três horas.

Não há um limite para quantidade de banho, mas um banho por dia é o ideal para um recém-nascido, mas caso haja necessidade principalmente nos dias de calor, ou situações que o bebê esteja muito inquieto ou irritado um banho a mais irá ajudá-lo a se acalmar e relaxar.

Mas é recomendável a partir de um segundo banho restringir o uso de sabonete, é importante usar menos para não causar o ressecamento da pele do seu bebê. Um produto que irá ajudar a pele de seu bebê são os hidratantes e óleos infantis, são ideais para fazer uma massagem após o banho, este ato tranqüiliza e relaxa seu pequeno contribuindo para uma excelente qualidade do sono.

Como Proceder Com o Banho de Seu Bebê

Este momento pode ser muito estressante, principalmente para mamães que nunca tiveram esta experiência, mas o instinto de mãe aliada com algumas dicas ajuda muito. Veja passo a passo como dar banho em um bebê recém-nascido.

  • Para lavar o cabelo e rosto de seu bebê é recomendável enrolar seu corpinho em uma toalha, assim ficará seguro, coloque seu braço por baixo do seu corpinho e a mão em sua cabeça. Com o corpo fora da banheira e a cabeça no sentido do lado de dentro da banheira, lave os cabelos com uma pequena quantidade de água no sentido de frente
    para trás da cabeça.
  • Cuidado com os ouvidos da criança não é recomendável que entre água nas orelhas, evitando possíveis infecções. O ato deve ser feito com suavidade sem esfregar apenas passe a mão de leve sob o rosto e cabelo.
  • Para lavar o corpinho de seu bebê é importante segura-lo com seu braço nas costas e prenda por baixo de suas axilas assim a cabeça fica apoiada em seu antebraço.
  • Vire o bebê com cuidado para lavar suas costas e bumbum, você deve apoiar o peito e o rostinho da criança com seu braço e a mão sempre segurando sua cabeça com o queixinho apoiado.
  • Ao término do banho, seque seu bebê com uma toalha bem macia, não esfregue e seque muito bem todas as dobrinhas de sua criança. Coloque a fralda e vista a roupa, quanto aos cremes hidratantes e pomadas de assadura fica a critério de cada mamãe.

O importante é que siga seu instinto maternal, ele nunca falha e cada mamãe teu seu jeitinho especial em lidar com seu bebê. Aproveite este momento ao máximo ele é único e deve ser relaxante para ambos.

Veja Também: Banho do Recém Nascido – Momento Inesquecível
Foto: amyelizabethquinn