Barriga de Grávida – Dúvidas e Respostas

Quando o teste de gravidez dá positivo, muitas futuras mamães já ficam ansiosas para saber quando é que poderão mostrar a todos a bela barriga de grávida. Porém, no início não dá pra diferenciar a barriga de apenas uma gordurinha a mais. Quando realmente podemos começar a notar a gravidez pela barriga?

Como Identificar Barriga de Grávida no Início

Para a barriga de grávida começar a ter um formato visível no início, depende de diversos fatores: se é a primeira gravidez, se a mulher tem a cintura larga ou se prática esportes. Geralmente, é só a partir da 20ª semana que se nota a barriga, mas no caso de mães que já tiveram outras gestações, pode ser entre as 12 e 18 semanas.

Para as que se exercitam e estão na primeira gravidez, os músculos tendem a “camuflar” a barriga de grávida por mais tempo, e para as que estão com obesidade, também pode ser difícil de notar a barriga durante parte da gravidez.

Como Saber se a Barriga É de Gravidez?

Uma barriga saliente sem ser acompanhada de sintomas provavelmente não é de gravidez. Ainda mais porque, no geral, a desconfiança e o teste de gravidez descartam a hipótese antes mesmo de a barriga começar a aparecer, por isso, não vá pela pista da barriga. Veja quais são os principais sintomas do início da gravidez:

  • Atraso menstrual: o primeiro sinal de todos
  • Cólicas
  • Aumento do volume dos seios
  • Fadiga e sono
  • Corrimento vaginal
  • Náuseas e vômitos
  • Desejos e sensibilidade aos odores
  • Baixa Pressão arterial
  • Constipação e aumento da frequência urinária
  • Temperatura corporal mais alta
  • E por fim, para confirmar: o teste de gravidez positivo

As causas mais comuns do crescimento da barriga, por outro lado, são gases, retenção de líquidos ou gordura.

Em Qual Área da Barriga Começa a Crescer Primeiro?

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Como Esconder a Barriga de Grávida?

Algumas roupas podem explicitar ou disfarçar a barriga de grávida. Tons mais escuros e vestidos ou blusas largas ajudam a esconder. Mas uma hora não tem mais jeito: a barriga de grávida aparece.

Como Medir a Barriga de Grávida?

Durante as consultas de pré-natal é realizada a medição da altura uterina, para saber se o crescimento está normal. Para a realização da medição é utilizado à fita métrica e anotado na carteirinha de acompanhamento da gestante.  A altura uterina pode ser medida por volta de 16 semanas e, em alguns casos, de 20 semanas. É nesse período gestacional que o útero começa a alcançar mais ou menos a altura do umbigo.

Pode haver situações em que a altura uterina diverge da idade gestacional esperada. Isso acontece por algumas razões, entre elas: bebê grande, miomas, gravidez gemelar e até mesmo diabetes gestacional.

No oitavo mês da gravidez, a barriga alcança seu crescimento máximo: o útero pode se estender das costas até quase um metro de distância, na altura do umbigo. No nono mês, a barriga já perde um pouco de volume: mesmo assim, o bebê continua engordando. O que acontece é a placenta “envelhecer” e perder peso com menos quantidade de líquido amniótico.

Como é a Barriga de uma Grávida nas Primeiras Semanas

Nas primeiras semanas, é raro saber que está grávida, e não há alterações na barriga da mulher que possam indicar gravidez no primeiro mês. O que está comprovado é que as mulheres que já tiveram outros partos, as  “multíparas”, podem ter sua barriga aparecendo um pouco antes das mães de primeira viagem, as “primíparas”, que têm músculos mais tonificados e enrijecidos.

Como é Barriga de Grávida

Cada gravidez é única e, por consequência, a barriga da grávida também. As suas dimensões dependem de fatores distintos, de cada corpo da mulher, e é mito a crença de que o sexo do bebê tem a ver com o formato da barriga.

Nas mulheres com ancas largas, por exemplo, a barriga fica maior que as com estrutura óssea estreita. Também nas mulheres com uma acentuada lordose na coluna, o ventre costuma se projetar mais para frente.

Como Diferenciar Barriga de Grávida de Gordura

A barriga de grávida é mais “durinha” que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

Como é uma Barriga de Grávida de 3 Meses

No terceiro mês de gestação, é normal ter ganhado um ou dois quilos, e no final da gravidez, já serão entre 11 e 13 quilos ganhos! Porém, o tamanho da barriga de grávida vai depender de gestação para gestação, e não há um padrão que possa generalizar como é a barriga de 3 meses.

Uma curiosidade é que no terceiro mês o bebê começa a reagir se alguém mexer na sua barriga. A grávida pode ainda não sentir direito, mas ele já responde aos estímulos. Isso significa que o feto já tem reflexos.

Como Fica o “Pé da Barriga” de uma Grávida

Um dos primeiros sintomas da gravidez são uma dor no “pé da barriga”. Só, em geral, a partir da 20ª semanas, o pé da barriga começa a se sobressair, porque o útero está crescendo.

Por que a Barriga de Grávida Fica Dura?

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Com o crescimento do bebê, a barriga costuma ir ficando cada vez mais redonda e mais dura, mas o formato pode variar de mulher para mulher. Depois de endurecer na parte de baixo do umbigo, vai endurecendo em volta e, por fim, quase a barriga inteira. Isto é o útero com a placenta, que protege o bebê e por isso necessita ser mais durinha que um órgão normal.

Por que Grávida Não Pode Dormir de Barriga Pra Cima?

Depois da primeira metade da gravidez, quando a barriga e o bebê vão crescendo e a gestação avança, não é mais aconselhável dormir de barriga para cima, há o risco de passar mal com falta de ar porque o peso do útero comprime a veia cava.

Uma posição recomendada de dormir é virada para o lado esquerdo. Os médicos observaram que, durante o trabalho de parto, esta é a posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê, com o sangue fluindo melhor pelo cordão umbilical. Por isso é bom ir se acostumando à posição.

Por que a Barriga de Grávida Coça

É comum que a barriga de grávida coce e haja irritações de pele que vêm e vão durante a gravidez, sem causas aparentes. Isso porque o aumento dos hormônios deixa a pele mais sensível. Também é comum coçar nos seios.

Mas atente-se se a coceira incomodar muito, pois existe uma doença rara do fígado chamada Colestase Obstétrica, cujo principal sintoma é comichão muito forte, mas é no corpo inteiro. Somente com a realização de um exame de sangue é possível diagnosticar a colestase.

Se houver manchas vermelhas no corpo também, principalmente depois de febre, considere a possibilidade de ser sintomas de Zika, e essa doença pode afetar o bebê na gestação. Portanto toda cautela é pouco durante a gestação, fique alerta a cada sintoma.

Linha na Barriga de Grávida: Quando Aparece

A maioria das grávidas apresenta uma linha, mancha escura, na barriga, geralmente a partir do segundo trimestre. Em alguns casos pode ter até 1 cm de largura, na parte inferior do abdômen, mas pode também passar pelo umbigo. Ela se chama “linha nigra” e desaparece algumas semanas após o parto.

A linha nigra formada pela pigmentação da pele na área em que o músculo abdominal se distende na barriga para acomodar o crescimento da placenta, ficando um pouco separado. A mancha aparece porque as gestantes têm grande sensibilidade a um hormônio relacionado à pigmentação da pele.

Algumas pesquisas ainda indicam que o aparecimento das manchas e da linha nigra é devido à deficiência de ácido fólico nas grávidas.

Como Desenhar na Barriga de Grávida

Hoje, muitas grávidas e seus familiares e amigos se divertem com desenhos e pinturas na barriga de grávida, feitas com tintas laváveis a base de água. A criatividade é livre, desde que não se use canetinhas ou outros produtos com química! Veja alguns exemplos:

gestante deitada 1

gestante deitada 2

Como Perder a Barriga Após Gravidez

Para diminuir a gordura que ficou na barriga depois da gravidez, é recomendável seguir uma dieta hipocalórica e fazer exercícios que fortalecem o abdômen e as costas. Assim, a postura e o tônus dos músculos melhoram, fazendo com que se perca mais rápido a barriga de gravidez.

Os exercícios devem começar em média a partir de 20 dias após o parto normal, ou de 40 dias após a cesariana. Mas é aconselhável ter liberação do obstetra para iniciar qualquer tipo de exercício. Já que o excesso ou algumas práticas podem esforçar muito o corpo e comprometer a recuperação.

Veja Também: Minha Barriga Está Tremendo! Isso é Gravidez?

Foto: Boolepret, Andriele