Quando o teste de gravidez dá positivo, muitas futuras mamães já ficam ansiosas para saber quando é que poderão mostrar a todos a bela barriga de grávida. Porém, no início não dá pra diferenciar a barriga de apenas uma gordurinha a mais. Quando realmente podemos começar a notar a gravidez pela barriga1?

Como Identificar Barriga de Grávida no Início

Vários fatores contribuem para a barriga de grávida começar a ter um formato visível: : se é a primeira gravidez, se a mulher tem a cintura larga ou se prática esportes. Geralmente, é só a partir da 20ª semana que se nota a barriga, mas no caso de mães que já tiveram outras gestações, pode ser entre as 12 e 18 semanas. Para as que se exercitam e estão na primeira gravidez, os músculos tendem a “camuflar” a barriga de grávida por mais tempo, e para as que estão com obesidade, também pode ser difícil de notar a barriga durante parte da gravidez.

Como Saber se a Barriga é de Gravidez?

Uma barriga saliente sem ser acompanhada de sintomas provavelmente não é de gravidez. Ainda mais porque, no geral, o teste de gravidez descarta a hipótese antes mesmo de a barriga começar a aparecer, por isso, não espere a confirmação pela barriga. Veja quais são os principais sintomas do início da gravidez2:

  • Atraso menstrual: o primeiro sinal de todos
  • Cólicas
  • Aumento do volume dos seios
  • Fadiga e sono
  • Corrimento vaginal
  • Náuseas e vômitos
  • Desejos e sensibilidade aos odores
  • Baixa Pressão arterial
  • Constipação e aumento da frequência urinária
  • Temperatura corporal mais alta
  • E por fim, para confirmar: o teste de gravidez positivo

As causas mais comuns do crescimento da barriga, por outro lado, são gases, retenção de líquidos ou gordura.

Qual Área da Barriga Começa a Crescer Primeiro?

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Como Esconder a Barriga de Grávida?

Algumas roupas podem salientar ou disfarçar a barriga de grávida. Tons mais escuros e vestidos ou blusas largas ajudam a esconder. Mas uma hora não tem mais jeito: a barriga de grávida aparece.

Como Medir a Barriga de Grávida?

Durante as consultas de pré-natal é realizada a medição da altura uterina, para saber se o crescimento está normal. Para a realização da medição é utilizado à fita métrica e anotado na carteirinha de acompanhamento da gestante.  A altura uterina pode ser medida por volta de 16 semanas e, em alguns casos, de 20 semanas. É nesse período gestacional que o útero começa a alcançar mais ou menos a altura do umbigo3.

Pode haver situações em que a altura uterina diverge da idade gestacional esperada. Isso acontece por algumas razões, como: bebê grande, miomas, gravidez gemelar e até mesmo diabetes gestacional.

No oitavo mês da gravidez, a barriga alcança seu crescimento máximo, acima do umbigo. No nono mês, a barriga já perde um pouco de volume, mas mesmo assim, o bebê continua engordando. O que acontece é a placenta “envelhece” e perde peso com menos quantidade de líquido amniótico.

Como é a Barriga de uma Grávida nas Primeiras Semanas

Nas primeiras semanas, é raro saber que está grávida, e não há alterações na barriga da mulher que possam indicar gravidez no primeiro mês. O que está comprovado é que as mulheres que já tiveram outros partos, as  “multíparas”, podem ter sua barriga mais aparente um pouco antes das mães de primeira viagem, as “primíparas”, que têm músculos mais tonificados e enrijecidos.

Como é Barriga de Grávida

Cada gravidez é única e, por consequência, a barriga da grávida também. As suas dimensões dependem de fatores distintos, de cada corpo da mulher, e é mito a crença de que o sexo do bebê tem a ver com o formato da barriga.

Nas mulheres com ancas largas, por exemplo, a barriga fica maior do que nas com estrutura óssea estreita. Já nas mulheres com uma acentuada lordose na coluna, o ventre costuma se projetar mais para frente.

Como Diferenciar Barriga de Grávida de Gordura

A barriga de grávida é mais “durinha” que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

Como é uma Barriga de Grávida de 3 Meses

No terceiro mês de gestação, é normal ter ganhado um ou dois quilos, e no final da gravidez, já serão entre 11 e 13 quilos ganhos! Porém, o tamanho da barriga de grávida vai depender de gestação para gestação, e não há um padrão que possa generalizar como é a barriga de 3 meses.

Uma curiosidade é que no terceiro mês o bebê começa a reagir se alguém mexer na sua barriga. A grávida pode ainda não sentir direito, mas ele já responde aos estímulos. Isso significa que o feto já tem reflexos.

Como Fica o “Pé da Barriga” de uma Grávida

Um dos primeiros sintomas da gravidez são uma dor no “pé da barriga”. Só, em geral, a partir da 20ª semanas, o pé da barriga começa a se sobressair, porque o útero está crescendo.

Por que a Barriga de Grávida Fica Dura?

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Com o crescimento do bebê, a barriga costuma ir ficando cada vez mais redonda e mais dura, mas o formato pode variar de mulher para mulher. Depois de endurecer na parte de baixo do umbigo, vai endurecendo em volta e, por fim, quase a barriga inteira. Ela endurece por causa do útero e da placenta, que protegem o bebê e por isso necessita ser mais durinha que um órgão normal.

Por que Grávida Não Pode Dormir de Barriga Pra Cima?

Depois da primeira metade da gravidez, quando a barriga e o bebê vão crescendo e a gestação avança, não é mais aconselhável dormir de barriga para cima, há o risco de passar mal e sentir falta de ar porque o peso do útero comprime a veia cava.

Uma posição recomendada de dormir é virada para o lado esquerdo. Os médicos observaram que, durante o trabalho de parto, esta é a posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê, com o sangue fluindo melhor pelo cordão umbilical. Por isso é bom ir se acostumando à posição.

Por que a Barriga de Grávida Coça?

É comum que a barriga de grávida coce e haja irritações de pele que vêm e vão durante a gravidez, sem causas aparentes. Isso porque o aumento dos hormônios deixa a pele mais sensível. Também é comum sentir coceira nos seios.

Mas atente-se se a coceira incomodar muito, pois existe uma doença rara do fígado chamada Colestase Obstétrica, cujo principal sintoma é comichão muito forte, no corpo inteiro. Somente com a realização de um exame de sangue é possível diagnosticar a colestase.

Se houver manchas vermelhas no corpo, principalmente depois de febre, considere a possibilidade de ser sintomas de Zika. Essa doença pode afetar o bebê de maneiras graves na gestação. Portanto toda cautela é pouco durante a gestação, fique alerta a cada sintoma.

Linha na Barriga de Grávida: Quando Aparece

A maioria das grávidas apresenta uma linha, como uma mancha escura na barriga, geralmente a partir do segundo trimestre. Em alguns casos pode ter até 1 cm de largura, na parte inferior do abdômen, mas pode também passar da altura do umbigo. Ela se chama “linha nigra” e desaparece algumas semanas após o parto.

A linha nigra é formada pela pigmentação da pele na área em que o músculo abdominal se distende na barriga para acomodar o crescimento da placenta, deixando os músculos mais separados. A mancha aparece porque as gestantes têm grande sensibilidade a um hormônio relacionado à pigmentação da pele.

Algumas pesquisas ainda indicam que o aparecimento das manchas e da linha nigra pode ser devido à deficiência de ácido fólico nas grávidas.

Como Desenhar na Barriga de Grávida

Hoje, muitas grávidas e seus familiares e amigos se divertem com desenhos e pinturas na barriga de grávida, feitas com tintas laváveis à base de água. A criatividade é livre, desde que não se use canetinhas ou outros produtos com química! Veja alguns exemplos:

gestante deitada 1

gestante deitada 2

Como Perder a Barriga Após Gravidez

Para diminuir a gordura que ficou na barriga depois da gravidez, é recomendável seguir uma dieta hipocalórica e fazer exercícios que fortalecem o abdômen e as costas. Assim, a postura e o tônus dos músculos melhoram, fazendo com que se perca mais rápido a barriga de gravidez.

Os exercícios devem começar em média a partir de 20 dias após o parto normal, ou de 40 dias após a cesariana. Mas é aconselhável ter liberação do obstetra para iniciar qualquer tipo de exercício, já que o excesso ou algumas práticas podem esforçar muito o corpo e comprometer a recuperação. O cuidado deve ser redobrado para aquelas que passaram por uma cesariana.

Veja Também: Minha Barriga Está Tremendo! Isso é Gravidez?