As transformações que o corpo de uma mulher sofre durante a gravidez podem assustar. O crescimento do útero, por exemplo, é um dos maiores exemplos de estranheza que muitos têm com o próprio corpo. Por volta do terceiro trimestre de gestação é que as transformações externas ficam cada vez mais aparente, cada vez mais rápido. E por conta delas, nós conseguimos perceber algumas coisas no corpo da mulher, como a barriga dura na gravidez. E isso é algo que acaba causando preocupação em muitos pais e mães.

É normal a barriga ficar dura?

Ao contrário do que muitos imaginam, ter a barriga dura na gravidez é algo normal e acontece em praticamente todas as gestações. O fenômeno ocorre por diversas razões, e não é motivo para preocupação dos pais.

Porém, existem casos em que é recomendado procurar um médico para saber se está tudo normal com a mãe e com o bebê. Mas quando saber até que ponto a barriga dura na gravidez é comum? Vamos tentar explicar melhor.

Por que a barriga dura na gravidez acontece?

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Um fato que ajuda a fazer com que as falsas contrações aconteçam também são as relações sexuais. O orgasmo feminino ajuda a fazer com que o útero reaja contraindo. Porém, não é motivo para preocupação. Somente fique atenta caso houver sangramento acompanhado das contrações e peça ajuda médica.

Contrações de Braxton Hicks

O colo do útero pode começar a sofrer modificações em sua consistência sem necessariamente dilatar. Essas mudanças no colo do útero são conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Ao sentí-las, algumas mulheres podem acreditar que estão entrando em trabalho de parto. Na verdade são apenas contrações de treinamento, sem dilatação.

Quando ir ao médico?

As contrações de Braxton Hicks podem acontecer várias vezes durante o dia, e normalmente não causam nenhum tipo de dor para a mulher. Mas apesar de ser algo comum em toda gravidez, existem alguns casos onde se é recomendado procurar um médico. São eles:

  • Quando as contrações acontecem cedo demais
  • Quando há dor
  • Quando as contrações ficam muito frequentes

Para cada um desses casos, a razão para visitar o médico será diferente. Por isso, precisamos falar sobre cada um deles separadamente.

Quando as contrações acontecem cedo demais

Como já dito anteriormente, a barriga normalmente fica dura por conta das contrações que começam a ocorrer depois da 20ª semana de gestação. Mas existem casos onde esse tipo de fenômeno acontece cedo demais, o que pode causar preocupação.

Nesses casos, o médico normalmente receita suplementos de magnésio2 para a mulher. Também recomenda que ela descanse mais. O suplemento serve principalmente para que o útero tenha contrações mais controladas.

IMPORTANTE: Apesar de muitos médicos receitarem magnésio para mulheres com esses sintomas, cada caso deve ser tratado de forma isolada. Isso significa que você não deve se automedicar em hipótese alguma, pois pode colocar em risco sua saúde e a do bebê.

Quando há dor

A barriga dura normalmente não apresenta dor. Por esse motivo é recomendada a visita ao médico se a mulher começar a se sentir desconfortável demais com as contrações e dores, principalmente na parte de baixo da barriga.

Como a gestação está chegando ao fim, os médicos normalmente recomendam que a mulher descanse, pois o corpo está se preparando para o trabalho de parto. Mas em alguns casos também podem receitar medicamentos para aliviar as dores. Caso elas persistam, é importante que se faça uma análise mais precisa do motivo das dores para se tomar as providências corretas.

Quando as contrações ficam muito frequentes

Como também já dito, a barriga dura e as contrações de Braxton Hicks são fenômenos comuns do fim da gravidez. Por isso, é necessário ficar atenta às contrações conforme o passar do tempo. Quando elas começam a ficar muito frequentes, pode ser um sinal de que o seu bebê está prestes a nascer3. Para detectar trabalho de parto é necessário um exame de toque e também um exame chamado cartiotocografia.

Como diferenciar as contrações verdadeiras das falsas

Para distinguir as contrações de treinamento das contrações de parto, é necessário verificar alguns fatores como:

  • As contrações são regulares?
  • As contrações são progressivas?
  • As contrações aumentam em frequência, duração e intensidade?

Cada um desses fatores pode apontar para um trabalho de parto surgindo. Por isso, a atenção deve estar redobrada, principalmente quando a gravidez está chegando ao fim. Muitas coisas nos preocupam durante a gravidez, principalmente quando notamos algo diferente demais acontecendo em nosso corpo. Mas é preciso lembrar que a maior marca da gravidez é justamente a transformação. Por isso, é mais do que normal que aconteçam coisas que você vai estranhar.

A barriga dura é uma dessas coisas. Mesmo que existam casos onde a ajuda de um médico se faz necessária, é um processo normal e que toda gestante precisa passar para que o corpo se prepare para o trabalho de parto.

Veja Também: Como Acelerar o Trabalho de Parto?