Quando uma mulher dá à luz, uma grande transformação toma conta da sua vida. Transformação essa que vem sendo preparada há 9 meses, mas que se concretiza nesse momento tão especial.

E nesse momento em que você se preocupa com essa nova vida que acabou de chegar ao mundo, é bem comum que algumas mães se esqueçam ou tentem não pensar na recuperação do próprio corpo.

Ficar com a barriga flácida no pós-parto é algo bastante comum, mas que incomoda boa parte das mulheres, ainda que elas saibam que existem diversas outras preocupações naquele mesmo momento.

Mas é possível cuidar de si mesma, do próprio corpo e da sua saúde enquanto você toma conta do seu bebê da melhor maneira possível. E é esse o assunto que abordaremos no texto de hoje. Afinal, como lidar com as mudanças da gravidez em nossos corpos no pós-parto?

Por que a Barriga Fica Flácida?

Em primeiro lugar, precisamos dizer que é inevitável que a barriga fique flácida no pós-parto, já que a flacidez nada mais é do que o excesso de pele causada pelo enorme crescimento da barriga da mulher em um período curte de tempo, e depois pela diminuição dessa barriga.

Esse “efeito sanfona” acaba fazendo com que a barriga de uma mulher que acabou de ter um bebê fique flácida, mas a boa notícia é que isso não é algo que precisa te incomodar e pode ser revertido de uma maneira saudável.

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As duas principais armas para combater a barriga flácida no pós-parto são a alimentação e os exercícios físicos, ou seja, ter um estilo de vida saudável é essencial para que os resultados apareçam.

É preciso pensar em alguns detalhes, principalmente para que essa dieta não interfira na vida da mulher no que diz respeito à amamentação, por isso prestar atenção em sua rotina alimentar é essencial para que isso não acabe gerando efeitos negativos.

Se essa rotina for seguida da forma correta, a mulher só tem a ganhar, pois além da diminuição da barriga flácida e da inevitável melhora em sua saúde, o bebê também vai ser alimentado da melhor forma e por uma mãe muito disposta.

Alimentação para recuperar a Barriga

No que diz respeito à alimentação, o melhor para aquelas que querem eliminar a barriga flácida no pós-parto são os alimentos que contém proteínas magras, além daqueles que complementam sem gordura. Podemos citar alguns alimentos como:

  • Ovos
  • Peito de Peru
  • Peito de Frango
  • Grãos como Lentilha e Feijão Preto
  • Iogurte Natural Desnatado
  • Peixes
  • Pimentão
  • Espinafre
  • Berinjela

É importante frisar que deve haver uma dieta balanceada e a mulher deve comer de 3 em 3 horas tanto para a sua saúde quanto para que a produção de leite não sofra nenhuma alteração. Lembre-se: Com uma boa dieta, seu bebê também sai ganhando.

Exercícios Para Recuperar a Barriga do Pós-Parto

Uma boa rotina de exercícios também é essencial para aquelas que desejam perder a barriga flácida no pós-parto. São diversos tipos diferentes de exercícios que podem ser feitos para atingir os objetivos, ainda que existam alguns que são mais recomendados. Podemos citar alguns deles, como:

  • Abdominais
  • Corrida
  • Corda

Cada um desses exercícios possui um benefício diferente e exigem um tipo de esforço diferente também, por isso vamos falar de cada um deles detalhadamente para que você possa entender com mais clareza.

Abdominais

São fáceis de fazer e dá para se praticar em praticamente qualquer lugar. Exatamente por conta dessa facilidade, é muito comum que os abdominais sejam um dos exercícios mais comuns de se praticar em casa. É ótimo também para a mãe, que pode se exercitar perto do bebê e prestar atenção nele o tempo todo.

Corrida

Um tipo de exercício que exige que você se aprimore com o tempo, mas que traz resultados muito benéficos e que vão além da diminuição da barriga. Correr faz bem para o sistema cardiovascular, para a respiração e é uma ótima forma de manter o corpo sempre em movimento.

Corda

Um tipo de exercício que pode ser bastante divertido e que também pode ser feito em casa. Apesar de ser mais pesado do que os abdominais e a corrida, pular corda também gera ainda mais efeitos, principalmente quando falamos em queimar calorias. Uma ótima opção para a mulher que está procurando perder a barriga flácida no pós-parto.

Movimentar-se em Casa

Por último temos que falar sobre as mulheres que não possuem tempo hábil para praticarem exercícios sempre, por diversos motivos. A melhor dica a ser dada para essas mulheres é que não deixem de se movimentar ainda que estejam em casa. Alguns dos exercícios citados aqui já ajudam, mas as atividades do dia a dia também podem ajudar uma mulher a se movimentar mais, ainda que às vezes não sejam suficientes.

Seios Caídos Após Amamentação

Além da barriga flácida no pós-parto, outra reclamação comum de mães sobre o corpo são os seios caídos após a amamentação. Nesse caso, a rotina da mulher já vai estar um tanto diferente, o bebê já vai estar um pouco mais velho e a forma de cuidar dele vai mudar bastante.

Porém, as dicas continuam sendo as mesmas. Uma boa alimentação e exercícios sendo feito de maneira correta ajudam e muito a resolver também esse problema. O fato da rotina mudar faz com que você tenha que administrar o seu tempo de outras maneiras para praticar os exercícios, mas também significa que você pode intensifica-los.

Como você pôde perceber, é possível ter todos esses cuidados com o seu corpo e ser uma ótima mãe ao mesmo tempo, uma coisa não anula a outra. Na verdade, fazer exercícios pode até mesmo te ajudar a ter mais disposição para encarar as dificuldades de ser mãe de um recém-nascido.

O mais importante disso tudo é você ter a consciência de que o seu corpo e a sua saúde tem uma importância grande e que você não deve deixar isso de lado, não importa o que as pessoas falem. Muitas mulheres ficam com a barriga flácida no pós-parto, mas esse é um problema que pode ser resolvido com dedicação e de forma que não te agrida nem fisicamente e nem no seu dia a dia.

Veja Também: Como Lidar com a Barriga Pós-Parto – Dicas e Cuidados
Foto: Jeffrey Parkinson