A gestação no geral é um momento marcado por alegrias, medos, sustos e muita emoção. Dentre os sustos está a sensação da barriga torta na gravidez que pode assustar os papais, em especial a mamãe.

Porém é considerado supernormal a barriga ficar dura e torta durante a gravidez. Principalmente a partir do 3° trimestre da gestação, onde o bebê já está grandinho e conforme vai crescendo mais, naturalmente o espaço fica mais apertado e um movimento mais brusco fica aparente para todos externamente.

barriga de gravida

Posição do Bebê

Neste momento o bebê pode estar simplesmente com as costas para um lado, e as mãozinhas e pezinhos para o outro, dando a impressão de que a barriga foi toda para um lado só. Por isso é comum nos fóruns de gestantes muitas indagações sobre a barriga de grávida.

Principais Dúvidas das Gestantes

Perguntas como: Minha barriga está torta, é normal? De repente minha barriga ficou toda torta, o que aconteceu? Enfim, conforme as mamães compartilham suas inquietações, vão percebendo que o mesmo acontece com muitas delas e que é bem normal.

Não se preocupe, a barriga ficar torta na gravidez não é sinal de problema, aprenda a identificar se existe qualquer outro sintoma que mereça mais atenção e estando tudo bem, apenas curta cada momento com o barrigão, porque esta fase passa rápido e você vai sentir saudades.

Por que a Barriga Fica Fura na Gravidez

A barriga dura na gravidez tem algumas explicações. Logo no início da gestação, por volta do segundo mês, a barriga ainda não está muito aparente, mas já notamos uma rigidez abaixo do umbigo.

Essa rigidez éo útero que já está se expandindo para alojar o bebê. Com o passar das semanas, conforme ele vai se desenvolvendo e ganhando peso, a barriga vai crescendo, crescendo e o útero expandindo cada vez mais.

Por volta da 20ª semana, a grávida já está com a barriga redondinha e toda durinha e começa a sentir as primeiras contrações, que são apenas contrações de treinamento, cientificamente conhecidas como contrações de Braxton-Hicks. Estas contrações servem apenas para treinar o útero para o trabalho de parto, geralmente não causam dor e são bem rápidas e esporádicas.

Contrações de Treinamento não é Regra

Elas ocorrem de forma desordenada, com uma frequência média de 1 hora. É comum durante as contrações a mamãe não sentir os movimentos do bebê. Se você está nesta fase da gestação e não sente estas contrações, também não se preocupe, nem todas as mulheres percebem e isso é perfeitamente normal.

Diferença de Contrações de Treinamento para a ativa

O ponto que separa as contrações de treino das contrações verdadeiras é exatamente suafrequência e a presença de dor intensa. Se você estiver com 36 semanas ou mais e sentir as contrações mais intensas e doloridas, deve procurar seu médico para avaliar se já não são sinais de trabalho de parto.

Além das contrações, a posição do bebê pode ser responsável pelo enrijecimento maior de alguma parte da barriga. Quanto mais avançada a gravidez, naturalmente o bebê está maior, e você e até as outras pessoas são capazes de sentir alguma parte do corpinho dele, o pezinho, a cabeça, as mãozinhas, e nessa hora essa parte fica mais durinha e torta mesmo.

Outra questão que as futuras mamães têm dúvidas é sobre a famosa barriga baixa na gravidez.  A seguir vamos falar um pouquinho sobre esta questão para te ajudar a entender os motivos e saber lidar melhor com isso.

Barriga baixa no final da gravidez

É normal as grávidas, principalmente as de primeira viagem, ter milhares de dúvidas e ficarem em alerta sempre que acontece qualquer coisa diferente, principalmente quando é algo relacionado com a sua barriga.

É a barriga que demora a crescer, ou aquela que está maior ou menor que o esperado, quando mexe muito ou se fica por muito tempo sem movimento, ainda tem as que ficam tortas e a famosa barriga baixa.

A barriga fica baixa na gravidezgeralmentepor volta da 36ª semana de gestação, quando o bebê entra na posição cefálica, com a cabeça para baixo encaixada na região da pelve, o que significa que o bebê já está na posicionando para nascer. Mas não precisa pegar a mala e sair correndo para maternidade, geralmente a barriga fica “descaída” 4 semanas antes do trabalho de parto.

Últimas Semanas e a Barriga Não Baixou

Se você já está no último mês de gestação e sua barriga não ficou baixa, não se preocupe, muitos bebês nascem sem estar exatamente encaixado e isso não é um problema. Fazendo o pré-natal corretamente, o médico saberá avaliar qual o momento certo para o parto.

Independentemente da situação o importante mesmo é sempre que tiver alguma preocupação ou achar que tem algo fora da normalidade, converse com seu médico, ele quem vai poder te tranquilizar e garantir que está tudo certo com o bebê.

A barriga de grávidaé mesmo uma caixinha de surpresas, de sonhos e expectativas. Grande ou pequena, durinha e até torta é umas das melhores sensações que a maternidade proporciona. Carregar ali, dentro do seu corpo, um pedacinho seu que logo mais estará pronto para vida, e bem confortável em seus braços é de fato um momento mágico e deve ser vivenciado com tranquilidade e amor. Portanto, aproveite cada minuto e curta muito a sua barriga de grávida.

Veja Também: Com Quantos Meses a Barriga Começa a Aparecer?

Fotos: Free-Photos, 3907349