Você está deitada e do nada, sente alguma coisa se movimentar no baixo ventre. Você sente a barriga mexendo, tremendo e se assusta e surpreende com essa sensação. O que você pensaria se estiver tentando engravidar ou mesmo que não esteja? Que são reflexos de uma gravidez! Claro, a gravidez proporciona vários movimentos, inclusive a barriga tremendo, mas sempre devemos lembrar que é a partir de um determinado tempo de gestação.

Quando Sentimos o Bebê mexer?

Geralmente por volta das 14, 15 semanas, a gestante pode começar a sentir como se fossem borboletas mexendo. São movimentos sutis e em algumas vezes até imperceptíveis, caso a mulher esteja em sua primeira gestação. Sentir os movimentos mais concretos na gravidez acontece por volta das 18, 20 semanas quando a barriga também começa a aparecer. Neste tempo, realmente dá para perceber que é o bebê e movimentando.

A maioria dos casos em que as mulheres que sentem determinados movimentos na barriga, inclusive a barriga tremendo, podem pensam ser gravidez possivelmente por já estarem esperando por um positivo. A vontade aliada aos acontecimentos fisiológicos do corpo, pode proporcionar uma impressão maior de movimentos porque a mulher passa a prestar mais atenção ao seu corpo, ao que sente. Já quando se teve uma ou mais gravidezes, os movimentos ficam acontecendo por muito tempo, não se sabe por quê mas o corpo fica com aqueles reflexos da gestação.

Mãe do Corpo

Uma explicação não científica e sim de crenças populares é a Mãe do Corpo. É engraçada essa sensação, parece realmente alguma coisa se movimentando e tremendo porém, nada de gestação em andamento que pudesse provocar essa sensação. Aí vem a dúvida: “que estranho, sinto minha barriga mexer e não estou grávida!”

Os movimentos da barriga podem ser de diversas origens e não somente por conta de uma gestação em andamento. Quando há gravidez inicial, esses tremores também podem ser efeito da distensão uterina. Quando útero começa a esticar devido à evolução da gravidez, podem provocar sintomas semelhantes às mexidas do bebê.

IMPORTANTE: Se os movimentos na barriga estiverem relacionados com outros sintomas como atraso menstrual, náuseas e tonturas faça um teste de gravidez para confirmar.

O Que Causa os Movimentos na Barriga?

Os órgãos internos são diversos, os do baixo ventre são os que mais se movimentam. Então, intestino, trompas e musculatura podem ser os “vilões” da história. O movimento do intestino é frequente e podemos até mesmo senti-los antes de engravidar ou mesmo sem perceber. São como pequenas fisgadas e tremores na barriga, porém, devido ao órgão fazendo seu trabalho de levar os restos de comida ingerida em direção ao reto para secretar.

Movimentos Intestinais

Os movimentos de contração e relaxamento do intestino podem algumas vezes confundir sim. A prisão de ventre também pode ocasionar esses fenômenos. Falando em intestino, os gases podem causar esses movimentos. Aliás, não só no intestino como no estômago também. Bebidas com gás, comidas que geram maior quantidade de fermentação também o que causa a tão comum reclamação aos médicos de “sinto minha barriga mexer perto do umbigo”, isso é normal?

Movimentos das Trompas

Outro órgão que pode fazer você sentir a barriga tremendo são as trompas. Elas são órgãos parcialmente soltos na cavidade abdominal. Parte delas está ligada ao útero, a outra parte fica “boiando”. No período fértil, ela se movimenta suavemente e pode dar sensação de pulsação e tremor. Os músculos são também um fator a levar em consideração, quando desconfia se que os movimentos não são efetivamente de gravidez. O músculo pode sofrer contrações e relaxamento, assim dá a sensação de tremor e de barriga mexendo.

Dúvidas das Leitoras:

Barriga tremendo e dores é gravidez?

A barriga tremer não é sinal de gravidez, assim como as dores no pé da barriga também não. As tremidas e dores podem ser sinal do funcionamento das trompas ou até mesmo da ovulação que causa certo incomodo em algumas mulheres.

Ardência abdominal é gravidez?

Ardência abdominal como é reconhecida por algumas mulheres, é a dor ou pontadas abdominais causadas pela ovulação ou até mesmo como sintomas da TPM.

Veja também: Desvendando os Sintomas de Gravidez na Primeira Semana

Foto: Robert McDonald,zeevveez