Estar grávida é um momento muito especial na vida de uma mulher, repleto de novas sensações, de emoções, de pensamentos e, principalmente, de transformações. A mais marcante é, sem dúvidas, o crescimento da barriga, mas o que muitos não sabem é que nem todas as barrigas crescem da mesma forma em uma gravidez.

E essa diferença pode causar muitos questionamentos e até mesmo preocupação. Por que será que a minha barriga está diferente de outras que eu já vi? Será que tenho algum problema? Será que indica o sexo do bebê?

Todas essas dúvidas são comuns e acontecem com certa frequência e exatamente por isso vamos falar hoje sobre porque existem barrigas diferentes na gravidez. Mas antes, é necessário entender como ocorre o crescimento da barriga de uma mulher quando está grávida.

Quando a Barriga da Gravidez Começa a Crescer?

É comum que algumas mulheres fiquem preocupadas ao se depararem com a sua barriga e ver que há barrigas diferentes na gravidez, mas temos que saber que isso é normal! Há barrigas que crescem mais e mais rápido, outras que apontam mais, e portanto, todas elas são diferentes e variam de mulher pra mulher.

Para mães que já tiveram o primeiro filho a barriga tende a crescer mais rápido, isso porque o corpo já passou por esse processo em outra gestação. Porém as mães de primeira viagem costumam ter que esperar mais para ver a barriga aparecendo.

É comum se deixar enganar pelo crescimento logo nas primeiras semanas, mas isso nada mais é do que um inchaço hormonal na região do abdômen, que vem acompanhado do inchaço dos seios, do rosto e de outras partes do corpo.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

O aparecimento da barriga mesmo se dá normalmente a partir do terceiro mês, mas como dito anteriormente, tudo vai depender do corpo da gestante e do seu desenvolvimento.

O que Influencia no Tamanho da Barriga na Gravidez?

É importante saber que durante a gestação há muitos fatores que vão influenciar no crescimento da barriga, se ela vai crescer muito ou pouco, se vai ser pontuda ou arredondada, tudo vai depender do corpo da mulher naquela gestação. Vamos citar e explicar aqui alguns desses fatores:

  • O porte físico da mulher
  • Os músculos abdominais
  • Posicionamento do útero
  • O tempo de gestação

O Porte Físico da Mulher

O porte físico da gestante influencia muito no tamanho da barriga durante a gestação. O tipo de alimentação que ela leva, o peso antes da gravidez, tudo isso vai influenciar no crescimento da barriga. Até mesmo o tamanho do seu quadril pode dizer muito sobre o tamanho da barriga.

Os Músculos Abdominais

Mulheres que tem as atividades físicas muito presentes em sua vida costumam tem os músculos abdominais mais durinhos e fortes e isso pode fazer com que a barriga durante a gestação seja menor e demore ainda mais para aparecer. O que não quer dizer que há algo errado, apenas é uma barriga diferente.

Posicionamento do Útero

Poucas pessoas sabem disso, mas o posicionamento do útero também pode influenciar no tamanho e no formato da barriga durante a gestação. Mulheres que possuem o útero inclinado para frente costumam ver a barriguinha aparecendo mais cedo, diferente das mulheres que tem o útero inclinado para trás, onde demora um pouco mais para aparecer.

O Tempo de Gestação

Outro ponto que parece óbvio mas é importante ser ressaltado é que durante a gestação há períodos em que a barriga cresce mais e outros em que ela não cresce quase nada. É justamente no tempo de gestação que conseguimos ver isso.
Nos últimos meses a barriga tende a crescer muito, já no começo é normal que ela não cresce e venha aparecer só no quarto ou quinto mês.

Esses são só alguns dos fatores que formam barrigas diferentes na gravidez, é bom conhecelos para entender que não há um tipo de barriga ideal, um tamanho ideal, tudo vai depender do desenvolvimento da gestação.

Tamanho da Barriga Indica o Tamanho do Bebê?

Na maioria dos casos, sim. Porém é preciso levar em conta todos os fatores citados acima, pois tudo isso também conta como o tamanho da sua barriga. Além dos gases intestinais que são muito comuns durante esse período e também fazem volume na região abdominal.

Para saber com certeza é preciso conversar com um médico que através de algumas medições e também uma ultrassonografia saberá te dizer a sua “altura uterina” que nada mais é do que

a medição da pelve até a altura da barriga. O mais correto é que a altura uterina esteja acompanhando o tempo de gestação, ou seja, com 20 semanas de gestação deverá haver 20 centímetros de altura uterina.

O Formato da Barriga Indica o Sexo do Bebê?

Não, isto é apenas um mito! É muito comum ouvir de pessoas mais velhas que se a barriga é pontuda então nascerá um menino e se a barriga é arredondada nascerá uma menina, mas como já vimos há vários fatores que influenciam o crescimento da barriga durante a gestação e tudo depende de mulher pra mulher, de corpo pra corpo, portanto essas afirmações são falsas.

Por que a Barriga Fica Dura na Gravidez?

É comum que gestantes fiquem preocupadas ao perceberem que por vezes a barriga fica dura, mas isso é normal. Primeiro porque a barriga começa a ficar dura logo no início da gravidez, mais especificamente na região abaixo do umbigo, isso devido ao crescimento do feto e do útero, que começa a dar forma a barriga.

Esse enrijecimento também acontece depois das 20 primeiras semanas por conta das contrações de Braxton-Hicks, ou contrações de treinamento. Essas contrações servem para treinar o corpo para as contrações reais no momento do parto.

É importante ressaltar que essas contrações são indolores e acontecem esporadicamente, portanto se começar a sentir dores e incômodos durante as contrações de Braxton-Hicks e elas se tornarem mais frequentes procure um médico rapidamente.

Barriga Torta na Gravidez é Normal?

A barriga torta também pode aparecer no momento das contrações de Braxton-Hicks, mas normalmente a barriga torta nada mais é do que um indicativo da posição do bebê. Por isso, assim como o enrijecimento da barriga em alguns momentos, a barriga torta também é normal e não representa nenhum problema para a gestação.

Com o tempo, com mais frequência no final da gravidez quando o bebê já estiver maior, é possível perceber aonde está o bumbum, a cabeça e as mãozinhas e pezinhos.

É importante saber que existem diversos fatores que influenciam no tamanho e na forma como será sua barriga durante a gravidez. Na grande maioria dos casos, isso é algo natural, pois cada pessoa é diferente da outra, carrega individualidades físicas e comportamentais que influenciam nesse processo.

É claro que é sempre importante estar em dia com o médico, não só por conta do formato da sua barriga, mas porque o acompanhamento profissional é importante em todos os aspectos da gestação, é o que garante a saúde do seu bebê.

Apesar de causar estranhamento para alguns, barrigas diferentes na gravidez fazem parte do que somos. Ninguém igual ao outro.

Veja Também: O Que Significa a Barriga Baixa na Gravidez?
Foto: Unsplash