BCAA é uma sigla para o suplemento chamado em inglês de “Branched-Chain Amino Acids”, que basicamente é formado por 3 aminoácidos essenciais, não produzidos pelo organismo, ou seja, somente obtidos através da alimentação: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Em diferentes proporções, estes aminoácidos são encontrados também em alimentos proteicos, como as carnes, os ovos, leite e derivados, e proteínas de origem vegetal como nos feijões e leguminosas.

Qual a Função do BCAA

A função dos aminoácidos essenciais contidos no BCAA é fazer com que as células produzam proteínas. Principalmente, durante a produção de energia na prática de atividade física dos exercícios de longa duração que, sem as proteínas, podem causar fadiga. Por isso, o suplemento de BCAA é muito utilizado por atletas e por quem prática exercícios longos e intensivos.

Indicações do BCAA

O BCAA é indicado, principalmente, para esportistas, fisiculturistas ou quem malha na academia e pratica atividades físicas, de forma geral. Em casos mais raros, alguns médicos podem indicar o suplemento de BCAA como tratamento para desnutrição proteica, doença de encefalopatia hepática ou para degeneração espinocerebelar.

Contra Indicações

Há algumas contraindicações para o consumo de BCAA: as gestantes, ou em fase de amamentação, crianças e idosos devem evitar o suplemento e só iniciar o uso com orientação médica. Outro grupo de risco que não deve tomar o BCAA são os alcoólatras, por causa de estudos que mostram interações medicamentosas com o excesso de álcool.

O principal objetivo do BCAA é auxiliar na recuperação muscular pós treino, sendo comprovado em pesquisas que ele reduz a fadiga central, melhora a imunidade e diminui a possibilidade de lesões musculares causadas pelo exercício físico.

Benefícios do BCAA

O BCAA possui alguns benefícios relacionados ao desempenho físico, como o ganho de massa muscular. Os aminoácidos L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina aumentam a síntese de proteína e reduzem a possibilidade de lesão muscular pós-treino.

Quando o organismo está prestes a perder massa muscular, no estado de “catabolismo” de um treino intenso, normalmente o músculo começa a liberar seus próprios BCAA’s emitindo um sinal para que a síntese de proteína cesse, mas quando a pessoa toma o suplemento, a síntese de proteína continua.

O BCAA também minimiza a entrada de aminas tóxicas no sistema nervoso central, o que previne distúrbios neurológicos causados pela encefalopatia hepática e falta de aminoácidos. Para quem tem deficiências de mobilidade, o suplemento também pode ser útil para não atrofiar os músculos, mas deve sempre ser tomado junto a uma dieta rica em proteínas.

Os benefícios do BCAA também envolvem a melhora na imunidade e controle da fadiga central, agindo sobre o neurotransmissor serotonina e prevenindo a decaída da quantidade das células de defesa do organismo: macrófagos, neutrófilos e linfócitos. Mas isso é válido apenas para aqueles que se exercitam intensamente, que por isso estão sujeitos à fadiga e à imunossupressão.

Existe Melhor BCAA?

O BCAA é vendido como suplemento e pode ser encontrado em pó ou em forma de cápsulas. A versão melhor seria a 100% pura, mas se a dosagem estiver correta para a dieta de cada pessoa, isso não importa muito. A vantagem do BCCA 100% puro é uma maior rapidez de absorção pelo organismo.

As marcas recomendadas que vendem BCAA puro são importadas e possuem maior preço, como a Optimum Nutrition e a Dymatize Nutrition. Mas a nacional Max Titanium é indicada por seu custo benefício, além da NeoNutri, outra marca nacional, que comercializa o BCAA acrescido de carboidratos.

A proporção de cada aminoácido nos diferentes produtos varia de 2:1:1 a 5:1:1, por isso deve haver acompanhamento pelo nutricionista, que irá indicar qual produto, dosagem e melhor momento a tomar.

O tipo de exercício físico praticado interfere na dose e hora recomendadas, pois pode ser aeróbico ou de musculação, como levantar peso. Nos dias em que não se pratica exercícios, não se deve tomar BCAA.

Cuidados com o Consumo do BCAA

Além das contraindicações para gestantes, lactentes, crianças e idosos, a suplementação com BCAA em excesso pode causar aumento de concentração plasmática de amônia. Também são relatados efeitos de elevação da frequência cardíaca.

As doses altas são consideradas acima de 20g por dia, e causam também como efeito colateral os transtornos gastrointestinais, como a diarreia, e comprometimento da absorção de outros aminoácidos.

Veja Também:

Foto: K Whiteford