Bebês e crianças começam a usar calçados desde muito novinhos. Muitas vezes até mesmo sem necessidade, antes mesmo de andar, só para complementar o look que a mamãe montou. Com isso, podem ocorrer alguns desconfortos como os maus odores nos pezinhos. Por isso, não se assuste, bebê e criança com chulé é normal viu?

Não precisa se desesperar e muito menos já imaginar que se trata de alguma doença. O suor dos pezinhos é muito comum e com alguns cuidados pode ser tranquilamente resolvido ou controlado.

Porque Ocorre o Chulé?

O chulé em bebês e crianças ocorre devido as glândulas sudoríparas do corpo que em contato com meias e sapatos muito quentes, deixam os pezinhos abafados e úmidos aumentando as chances de proliferação de fungos e bactérias, causadores desse mau cheiro, mais conhecido como chulé.

O famoso chulé pode aparecer em qualquer faixa etária, inclusive nos bebezinhos. E tende a se agravar ainda mais quando utilizado várias vezes a mesma meia sem lavar ou o mesmo calçado.

Por isso, o ideal é que as meias utilizadas pelo bebê e pelas crianças seja utilizada somente uma única vez e colocada para lavar. Com os sapatos, o indicado é ter mais que um par onde possa intercalar o uso, além de claro mantê-los sempre limpos e higienizados.

Esse cuidado é ideal não só para manter o chulé longe dos pezinhos dos bebês e das crianças, mas afastar as chances de ocorrências como micose ou demais fungos que afetam a saúde dos pezinhos.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Como Cuidar dos Pezinhos

Os pezinhos costumam ficar esquecidos quando falamos de higiene. Mas eles merecem cuidado e atenção como qualquer outra parte do corpo. Cuidar e lavar bem o pezinho, lavar entre os dedos sempre com muita água e sabão.

A higienização deve ser minuciosa durante o banho e sempre esfregar ou lavar com uma buchinha de banho, dos dedos até a sola do pé. Após o banho, secar cuidadosamente entre os dedinhos, isso fará que seja evitado além do chulé, as temidas micoses ou mais conhecidas como frieira.

Além da higiene com água e sabão e os cuidados com a troca de meia e sapatos, manter os pezinhos sempre secos e limpos é essencial. A umidade é a principal responsável pelo mau cheiro dos pezinhos.

Na hora de secar os pezinhos após o banho, seque cuidadosamente entre os dedinhos, cada vão e unhas, sempre com toalha seca. Essa é a hora de você ensinar como fazer corretamente, e quando começar a fazer sozinho, saberá como fazer da maneira correta.

Outro cuidado que deve ser observado pelos pais, é que na infância as crianças têm o costume de trocar de sapatos com amiguinhos. Essa prática pode gerar o mau cheiro nos pezinhos, já que nem todos tem os mesmos cuidados com seus calçados e a higiene deles.

Meias e Sapatos Para Bebês e Crianças

Existe uma infinidade de meias coloridas, com temas, bordados, personagens e que enchem os olhos das mães quando veem. Sapatos que imitam de adultos, coloridos, diferentes e modernos. Mas e o material que são produzidos, você se atenta a isso?

Meias produzidas com material sintético aumentam as chances de ocorrer o chulé em bebês e crianças. Isso porque, o material não consegue deixar que a pele dos pezinhos respire como deveria, aumentando a umidade da área e causando o mau cheiro. Por isso, o recomendado é sempre utilizar meias de algodão, que permitem esse “respiro” dos pés e que absorvem o suor.

Esse cuidado vale também para os calçados. Evite usar sapatos feitos em borracha ou com materiais que impedem a respiração dos pezinhos. O abafamento dos pés e a alta transpiração, mesmo com meias adequadas e sempre limpas, causará mau cheiro. O hábito de utilizar sapatos sem meias também pode aumentar as chances do chulé.

Como Cuidar dos Sapatos?

Sempre após o uso, coloque os sapatos em local arejado para secar. De vez em quando coloque seus calçados para tomar sol e mantê-los sempre longe da umidade. Evite usar o mesmo sapato todos os dias e se possível lave-os regularmente.

Dica: lavar os sapatos com vinagre de álcool ajuda a controlar os odores e acabar com o chulé.

Como Acabar com o Chulé?

Já passamos uma sequência de cuidados para evitar que o chulé ocorra. Mas e quando o bebê e a criança já está com chulé, como acabar com ele? Na verdade, os cuidados serão praticamente os mesmos e só assim o mau cheiro será exterminado de vez.

  • Dê uma atenção especial na lavagem dos pés durante o banho. Esfregue-o com água e sabão e seque-o cuidadosamente após o banho;
  • Troque as meias diariamente;
  • Evite usar o mesmo sapato seguidamente;
  • Se o sapato já está com mau cheiro, o ideal é higieniza-lo e deixar secar ao sol;
  • Utilize talcos ou produtos específicos para controlar o chulé

O chulé não é só um grande incomodo para a família que precisa aguentar o mau cheiro, mas é um tanto constrangedor para as crianças. Ainda mais que possuem o costume de retirar o sapato em qualquer ambiente que vão, principalmente em parquinhos que exigem que entrem descalços. Ocorrer o chulé em bebês e crianças é normal, mas deve ser cuidado para que acabe com ele.

Veja Também: Alergia em Recém-Nascido
Foto: Vitamin