Se existe um momento em que a mulher se sente ainda mais especial e vivenciando um momento mágico, é durante a gestação. Ter a oportunidade de gerar, sentir seu bebê crescendo, se desenvolvendo cada dia mais e iniciando os movimentos do bebê na barriga é algo inexplicável.  Mas isso todas nós mulheres que já vivenciamos uma gravidez, já conhecemos a sensação, mas e o que o bebê sente? Como eles se comportam dentro do nosso ventre?

O que Fazem?

O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Por isso toda grávida deve se manter longe de momentos de stress, sustos e qualquer forte emoção que possa abalar e transmitir também para o bebê que estará captando tudo.

As recomendações de conversar com o bebê, colocar músicas tranquilas e fazer carinho na barriga com a intenção de acalmar e acarinhar o pequeno é de extrema importância. Inclusive quando já conseguem movimentar-se de forma aparente, até esboçam reações quando escutam vozes que já reconhecem, normalmente do papai e da mamãe.

Terceiro Trimestre

A partir do terceiro trimestre da gravidez, essa sensibilidade se intensifica ainda mais devido a conclusão do desenvolvimento cerebral e aperfeiçoamento auditivo do bebê. Uma grande dúvida dos pais ou talvez um fato que a maioria desconheça, é o fato do xixi. O bebê na barriga faz xixi você sabia?

E 90% do líquido amniótico que ele sobrevive durante os 9 meses de gestação é feito desse xixi, porém essa urina não é igual a que ele fará após o nascimento. Dentro do útero esse xixi é composto totalmente de água e que começara a ser ingerido entrando em um ciclo de beber e fazer xixi automaticamente a partir do 5º mês de gestação.

Dentre as diversas manifestações que o pequeno bebê na barriga pode fazer, alguns podem ser presenciados com muita sorte durante os exames de ultrassonografia que são solicitados no pré natal. E como papais e mamães ficam todos bobos durante a realização desse exame e se derretendo a cada movimento que consegue visualizar, imagina ao presenciar seu pequeno bebezinho bocejando? Ou chupando o dedo?

A partir do final do segundo trimestre os bebês começam a aprender o movimento da sucção, que utilizarão após o nascimento para mamar e por isso não se surpreenda ao se deparar com ele chupando um dos seus dedinhos. Isso fará que a musculatura responsável pela sucção seja cada vez mais fortalecida.

Como Estimular os Movimentos do Bebê na Barriga?

Sentir o bebê mexer dentro da barriga é uma das maiores expectativas das mulheres quando se descobrem grávidas e podemos dizer que também é uma das experiências mais incríveis que um ser humano pode viver.

Algumas mulheres sentem seu bebê mexer precocemente outras demoram um pouco mais, esse detalhe não tem explicação. Porém uma coisa é fato comprovado, na segunda gestação as mulheres conseguem sentir o bebê com maior facilidade próximo das 15 a 18 semanas de gestação. Já na primeira por total inexperiência talvez de conseguir ate identificar as mexidas, ocorre por volta das 18 ate as 20 semanas.

As mexidas a principio surgem como pequenas borboletas voando e mexendo suas asas dentro da barriga, que se desenvolverão para pequenos chutes e cutucadas e que se intensificarão muito mais ate o final da gestação, chegando ate a se tornar dolorida em alguns casos e na reta final.

Existem algumas formas de estimular o bebezinho a se mexer e se comunicar com os papais e familiares aqui fora. Ótimo momento para os papais se deliciarem e gravarem vídeos para eternizar esse momento e mostrar para o filhote quando estiver maior.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Principais Táticas

As táticas são básicas como conversar bastante com o bebê, mexer na barriga, acarinhar e chama-lo pelo nome. Dessa forma se acostumara e se familiarizará além do tom da voz com o nome escolhido, se é que já possui.

Colocar música para o bebê escutar é outra ótima forma de fazê-lo se movimentar. Inclusive alguns ficam mais agitados quando escutam uma musica em questão, demonstrando ate o seu gosto musical rs.

Algumas mamães chegam a colocar fones de ouvidos ligados diretamente na barriga para que o som esteja ainda mais próximo das vibrações uterinas e o bebê consiga receber o som ainda mais nítido.

Melhor Posição

Uma posição que também facilita sentir o bebê mexer dentro da barriga, é deitar-se de lado com uma almofada ou travesseiro bem abaixo da barriga. Fique quieta por alguns minutos, que logo sentirá o bebezinho se movimentando e se ajeitando dentro de você.

Outra dica muito utilizada pelas mamães principalmente antes de fazer um exame de ultrassonografia onde querem descobrir o sexo do bebê, é comer doces em especial o chocolate. Realmente a ingestão deste alimento causa agitação no feto, devido ao aumento de glicose enviado para a placenta.

Porém não é um método muito indicado pelos médicos ainda mais se esse consumo virar algo rotineiro, já que a grande ingestão de açúcar pode gerar transtornos sérios a gestação como diabetes e excesso de peso.

Se você já sente seu bebê mexer normalmente dentro da barriga e esta preocupada por fazer algumas horas que não sente, tente as dicas que citamos acima e se mesmo assim não funcionar, procure seu obstetra para a realização de um exame e a constatação de que esta tudo bem com o seu bebê.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras gestantes e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Quando o Bebê Começa a Mexer? Guia Para as Mamães e Papais

Foto: ROBERTO CARLOS PEC