Assim como beber água e se alimentar, o sono é também essencial à vida. O corpo precisa de uma boa noite de sono para o seu desenvolvimento e para a memorização das coisas que se aprende ao longo do dia. Tudo isso acontece pois é ao dormir que corpo e mente descansam e as energias são, assim, reestabelecidas. Por isso a sensação de renovação no dia seguinte quando se dorme bem.

No entanto, antes de falar sobre o porquê do bebê não dormir de noite ou de dia é necessário que antes se fale da diferença entre o sono de um adulto e de uma criança, principalmente quando estas são bem novinhas. Engana-se quem pensa que o sono é igual para todas as pessoas. Uns dormem mais, outros menos, e alguns quase nada, e com os bebês segue essa mesma linha. Mas a diferença em relação aos adultos é que eles estão em fase de desenvolvimento, e o seu organismo, portanto, reagirá de maneira peculiar. Adiante será explicado melhor sobre como funciona o sono do bebê.

Como já deve ter notado, o bebê não tem um horário certo de dormir e tampouco de acordar. Como mencionado acima é uma fase em que ele se encontra em desenvolvimento constante. O bebê não faz distinção de quando é dia ou noite como os adultos. Para os adultos, o dia serve para fazer todas as atividades e a noite para desacelerar, descansar e finalmente dormir. Já para o bebê ele ainda não tem essa noção, sendo importante, portanto, que os pais ensine-o até se adaptarem quanto a isto.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

IMPORTANTE: O bebê nos primeiros meses de vida não distingue o dia da noite, eles ainda não tem noção de que o dia tem 24 horas.

Fases do Sono

O adulto ao dormir passa por 5 fases do sono que são os estágios 1, 2, 3, 4, e o REM (sigla para Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos).

Fase 1
O primeiro estágio do sono é quando o sono ainda se encontra leve, ou seja, a pessoa poderá ser acordada com muita facilidade.

Fase 2
Na primeira fase os movimentos dos olhos se desaceleram, já aqui nessa segunda fase os movimentos param, as atividades cerebrais diminuem e o corpo relaxa.

Fase 3
Passado as duas fases aqui dá-se início ao sono profundo. Nesse estágio a pessoa que dorme não se despertará com qualquer barulho, pois as ondas cerebrais trabalham com ondas lentas e rápidas.

Fase 4
Acordar alguém que se encontra nessa fase também não é fácil, ela é a segunda fase do sono profundo. As ondas cerebrais trabalham também com ondas lentas e rápidas, sendo o trabalho da primeira mais constante nessa fase.

REM – Movimento Rápido dos Olhos

Quando as pessoas sonham, o sono se encontra nesta fase, pelo menos a maior parte deles. Aqui a respiração fica mais acelerada, irregular e superficial. O REM corresponde a 20 por cento do sono das pessoas.

Passar por todas essas fases do sono é essencial para se ter uma vida disposta e saudável. Uma noite de sono bem-dormida reflete diretamente no dia a dia da pessoa, e caso ocorra o contrário ela poderá ficar facilmente irritada. A falta de qualidade de sono ainda aumentará as predisposições para outras doenças e falhas na memória. É muito importante dormir bem e sem interrupções, principalmente se estiverem nas duas fases do sono profundo, pois é nessas duas fases que ao acordar de modo repentino que a pessoa fica indisposta durante o resto do dia.

Depois da breve explicação sobre as fases do sono já se pode falar agora sobre o sono do bebê. Já se sabe que o sono de um bebê é diferente do sono de um adulto, pois o primeiro encontra-se em desenvolvimento.

O sono do bebê tem ciclos mais curtos que é aquele dormir e acordar com maior frequência, nos primeiros meses a duração fica em torno de 50 e 60 minutos, por isso que o bebê dorme pouco.

Ciclos do Sono do Bebê

Há somente dois ciclos no sono do bebê: o sono ativo e o sono tranquilo:

Sono ativo

Nessa fase os bebês acordam com mais facilidade, seu sono encontra-se no estágio REM, e é nesse estágio que passam os três primeiros meses.

Sono Tranquilo

Nessa fase do sono as ondas cerebrais estão lentas, os bebês estão em um sono profundo, pois a respiração torna-se rítmica e quase não há movimentos, tanto do corpo como dos olhos.

Como o bebê só tem dois ciclos no sono, o sono tranquilo é, portanto, o último ciclo. O bebê desperta muitas vezes durante a noite, mas logo voltará a dormir, na maioria das vezes que isso ocorre, pois é natural. Os dois ciclos do sono são ciclos curtos duram em torno de 100 minutos, mas a medida que vão crescendo o corpo se adapta e se desenvolve, passando a terem outros estágios do sono, como os adultos.

Mas, além desse funcionamento que é natural no sono do bebê outros fatores também podem influenciar para que não durmam direito. O bebê nunca acorda ou chora sem um motivo, geralmente quando acordam e choram é porque estão com fome, com a fralda suja ou com dores, por exemplo.

Para a fome, isso acontece, pois o seu estômago ainda é muito pequeno e não consegue armazenar alimentos suficiente que durem uma noite toda, por isso acordam em um espaço curto de tempo.

Principais Causas do Bebê Não Dormir

A infância se trata de um longo momento de aprendizado, desenvolvimento e principalmente de adaptação. Por isso os bebês podem sofrer ou reagir de formas diferentes dos outros durante essas fases. A quantidade de horas que dorme assim como a qualidade do seu sono também pode variar por algumas causas.

Ritmos Circadianos
O bebê, principalmente, quando ainda bem novinho não faz distinção do tempo, se é dia, se é noite, se tá na hora de comer ou de dormir. A passos lentos ele começa a se adaptar ao dia e as suas 24 horas, geralmente essa fase de adaptação começa a partir dos 3 meses, e é aqui que ele passa a dormir mais durante a noite.

Ansiedade ou angústia de separação
A ansiedade de separação é quando a criança, que se encontra por volta dos 6 meses, já consegue ter noção e reconhece tanto às coisas quanto às pessoas ao seu redor, fazendo com que sinta falta daquilo que já reconhece.

Por isso que o bebê chora quando a mãe ou pai não está por perto ou quando está sozinho, pois sente falta deles, e mesmo que os pais não estejam ali em seu campo de visão, ele já consegue ter consciência de que eles existem.

Mais coordenação motora e cognitiva
Os bebês tendem a ficar mais resistentes para dormir quando aprendem a sentar, engatinhar ou andar, geralmente ocorre a partir dos 5 meses em diante. Eles ficam mais agitados e animados pois tudo passa a ser novo para ele e pensam que toda hora é hora de brincadeira ou que simplesmente não devem dormir, e ficam “lutando” contra o sono.

Surtos de crescimento
Nessa fase o bebê se desenvolve de maneira rápida, e consequentemente seu apetite também aumenta, resultando em um maior consumo de leite. Geralmente ocorre no primeiro ano de vida do bebê.

Dicas para Fazer o Bebê Dormir

Os bebês podem não ter uma noção das horas, principalmente quando bem novinhos. Mas isso não quer dizer que não tenha maneiras de fazê-los dormir mais facilmente e por mais horas. Abaixo segue algumas dicas:

  • Tente estabelecer uma rotina – É importante estabelecer uma rotina para seu bebê para fazê-lo entender quando é hora de dormir e quando é hora de ficar acordado. Durante o dia brinque com ele, faça atividades que estimule-o a participar também. Outra dica importante é quando for fazer coisas na casa inclua-o no que puder. E a noite desacelere, torne as coisas mais lentas para ele, e se possível deixe o ambiente mais escuro para que ele comece a perceber quando é dia e quando é noite criando a rotina do sono.
  • Dê banho no bebê – Antes de colocá-lo para dormir dar banho nele pode ajudá-lo a relaxar mais facilmente, facilitando assim quando for colocá-lo.
  • Coloque-o para dormir quando estiver cansado – Não tente forçar o seu bebê a dormir se ele não está com sono, ele poderá ficar ainda mais agitado e custará, assim, a pegar no sono.
  • Faça uma massagem – Uma ótima dica é você fazer uma massagem em seu bebê logo após de você ter dado banho nele. Ela o ajudará a ficar mais relaxado.
  • Crie hábitos quando for colocá-lo para dormir – Faça sempre as mesmas coisas quando for colocar seu bebê para dormir. Como ler historinhas, diminuir a luz do quarto, cantar músicas de ninar ou balançá-lo em seus braços.

Quanto Tempo Demora a Adaptação

A adaptação do bebê em relação ao sono não é estabelecido do dia para noite, até porque como foi dito, eles ainda não tem essa noção de quando é dia ou de quando é noite, e portanto não fazem disso referência na hora de ir dormir.

Essa adaptação do sono pode levar meses e contará com a paciência, o carinho e cuidados dos pais para se obter sucesso. Cada bebê tem o seu tempo e alguns dormem mais a noite e outros mais durante o dia, não estabelecendo ainda uma ordem correta para isso.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja Também: Shantala e o Sono do Bebê

Foto: 789083