Preocupações sempre acontecem em toda gravidez. Hormônios são produzidos em larga escala, o corpo começa a se comportar de maneira diferente, o fator emocional pode afetar de diversas formas, além de toda a preocupação e agito das pessoas em volta da gestante. Tudo isso pode gerar tensão e fazer com que alguns problemas preocupem muito a grávida. Um deles, sem dúvidas é se o bebê parou de mexer na barriga.

De início, precisamos falar que o bebê não mexer na barriga não é normal. O natural é que o bebê se movimente e chute por volta do quinto mês de gestação e que esses movimentos se intensifiquem com o passar das semanas, ao contrário do mito popular de que o bebê pare de mexer perto do parto. É verdade que quando há o encaixe, seus movimentos ficam mais limitados, mas isso não significa que o seu bebê parou de se mexer dentro da barriga da mãe.

É importante lembrar que, apesar de a maioria dos bebês começarem a mexer por volta da 20ª semana de gestação, alguns podem demorar um pouco mais. Isso é comum e não há nada com o que se preocupar, a não ser que se passe muito tempo e você não consiga sentir o seu bebê se mexendo de maneira nenhuma, nesse caso, é recomendável procurar um médico para se investigar possíveis problemas.

Possíveis Causas do Bebê Parar de Mexer na Barriga

A falta de movimento de um bebê pode ter diversas causas. Mesmo assim, se o bebê parou de mexer na barriga, só é possível saber exatamente do que se trata procurando um médico e realizando os exames de forma correta. A mãe pode investigar as causas para tentar perceber o que causou essa perda ou até mesmo a diminuição de movimento da criança. As principais causas são:

  • Falta de Nutrientes e Oxigênio
  • Insuficiência Placentária
  • Estresse
  • Problemas com o sono

Cada uma dessas causas afeta o bebê de forma diferente dentro da barriga da mãe e pode ser mais ou menos fácil de ser resolvida. Por isso, é preciso investigar uma a uma para ter certeza do que se trata essa perda de movimento do bebê na barriga.

Falta de Nutrientes e Oxigênio

Se o seu bebê parou de mexer na barriga pode ser um sinal de que ele não está recebendo nutrientes ou oxigênio suficientes através da placenta. Para que isso seja resolvido, é necessário consultar um médico para investigar o motivo desses nutrientes ou oxigênio não estar chegando da forma correta e quais os procedimentos a serem tomados.

A desidratação e o jejum também podem fazer com que o bebê se mova menos, por isso é importante comer e beber bem para garantir a saúde do bebê durante a gestação.

Insuficiência Placentária

Quando a placenta não se desenvolve da forma correta, ela pode prejudicar a gravidez, porque é através dela que todos os nutrientes e oxigênio citados no tópico anterior, chegam ao bebê. Por isso, se você perceber que o bebê parou de mexer na barriga, é importante visitar um médico para que ele realize exames e dê o diagnóstico.

Em casos mais graves, é comprovado que a gestação não poderá continuar e um parto induzido terá que ser realizado para salvar a vida do bebê.

Estresse

Durante a gestação, tudo o que afeta a mãe positiva ou negativamente, também pode afetar o bebê, inclusive o estresse. O estado emocional e físico das mães pode influenciar como um bebê se moverá. Os hormônios liberados durante períodos de estresse da gestante podem fazer com que o bebê se mova menos, pelo menos por um tempo.

Problemas com o Sono

Bebês dormem dentro da barriga da mãe e, enquanto esse sono acontece, é normal que eles não se movam. Muitas mães ficam preocupadas com a falta de movimento nesse período, que dura normalmente entre 20 e 40 minutos, mas é normal de acontecer, ou seja, se o seu bebê parou de mexer na barriga apenas por esse intervalo de tempo, não há motivo para se preocupar.

Porém, se ele está tendo problemas ou sendo impedido de dormir por algum motivo, pode ser que ele fique parado por períodos mais longos de tempo, o que normalmente preocupado muitas mães. Em todo caso, o mais recomendado é procurar um médico e verificar a situação.

O que Fazer Quando o Bebê Parou de Mexer na Barriga?

Muitas pessoas dizem que comer um doce ajuda a estimular o bebê a se mexer, o que pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre funciona, já que serve mais para o bebê acordar e se alimentar do que para problemas mais pontuais como os citados aqui.

O mais recomendado é sempre procurar um médico para que o problema seja investigado de forma profunda e as providências corretas sejam tomadas.

Quando uma mãe diz “meu bebê parou de mexer na barriga” a reação normalmente é de pânico em quem está em volta. Problemas com a gestação são preocupações que podem afetar muito as mães, pais e toda a família.

Porém, é sempre importante lembrar que o estresse é um dos fatores que causam essa perda ou diminuição dos movimentos do bebê e, por isso, é recomendável manter a calma e procurar ajuda profissional para que as causas do problema sejam identificadas e resolvidas o mais rápido possível.

Veja Também: Com Quantos Meses o Bebê Mexe na Barriga?
Foto: Perfection V800/V850