Quando acabamos de ter um filho, o que mais surge em nossas cabeças são perguntas sobre o que é certo ou errado fazer. Muitas vezes, temos a impressão de que estamos fazendo algo de errado, e tal preocupação é muito normal, mas quando os pais têm muitas dúvidas, o melhor a se fazer é tirar as dúvidas com profissionais que podem dar os melhores conselhos sobre situações específicas, como é o caso da dúvida se o bebê pode dormir de bruços.

Essa dúvida é muito válida e pode levantar diversos outros tipos de questionamentos, que tem a ver com o sono do bebê. Dependendo da fase, o tempo de sono médio da criança irá variar, assim como a quantidade de vezes que ele irá dormir, já que leva um tempo até que o bebê adquira o hábito de dormir junto com todos da casa.

Fases do Sono do Bebê

Confira como se comporta o bebê durante o sono em cada fase:

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
  • Até 3 meses: Dorme cerca de 17 horas por dia, variando entre várias sonecas e um grande sono, que normalmente ocorre à noite, mas nem sempre.
  • De 3 a 6 meses: Dorme cerca de 15 horas por dia, sendo normalmente 10 horas durante a noite e mais 5 dividida entre as sonecas durante o dia.
  • De 6 a 9 meses: O quadro não muda muito, embora diminua um pouco o tempo das sonecas, caindo para 14 horas totais em um dia.
  • De 1 a 1 ano e meio: Dorme normalmente 11 horas durante a noite e normalmente tira uma soneca de cerca de duas horas no meio do dia.
  • 2 anos: Mantém praticamente o mesmo ritmo, mas com sonecas um pouco mais curtas.
  • 3 anos: Mantém um ritmo muito parecido também, mas o tempo da soneca do meio do dia é bem menor, chegando a ser de apenas 1 hora.

Sabendo sobre todo esse tempo de sono dos bebês, a pergunta que não quer calar é: Mas afinal, o bebê pode dormir de bruços? Agora já é hora de analisar:

Riscos do Bebê Dormir de Bruços

Não é recomendável que os bebês durmam de bruços. Geralmente, essa posição pode ser perigosa e está associada à síndrome da morte súbita infantil, um fenômeno que ocorre quando os bebês morrem sem explicação durante o sono.

Apesar de não ser certeza de que isso irá acontecer, números provam que as crianças que dormem em outras posições que não de bruços, tendem a sofrer menos de tal síndrome. Quando uma criança começa a ter mais controle sobre os movimentos do seu corpo, mais ou menos próxima aos 6 meses de idade, é normal que ela se vire durante o sono e durma de bruços algumas vezes.

Isso não é motivo para preocupação, já que, como dissemos anteriormente, apenas a posição em que dorme não é uma certeza de problemas para o bebê. O mais recomendado a se fazer nesses casos é virar o bebê para outra posição sempre que perceber que ele está dormindo de bruços.

Qual é a Melhor Posição Para o Bebê Dormir?

Se o bebê pode dormir de bruços é uma questão que já foi respondida, qual então é a melhor posição para ele dormir? Não existe um consenso geral entre os médicos sobre essa questão, mas se sabe de alguns benefícios e malefícios que determinadas posições podem trazer.

Dormir de Lado

Durante muito tempo essa foi a posição mais recomendada pelos médicos para os bebês dormirem, pois acreditava-se que dessa forma existiam menos chances do bebê engasgar ao regurgitar algum alimento. Com o tempo, percebeu-se que isso não é verdade, já que mesmo de barriga para cima, a cabeça do bebê ainda fica de lado.

De Barriga para Cima

Essa é a posição mais recomendada hoje em dia, primeiramente por ser a posição mais garantida para que o bebê não vire de bruços durante o sono. Durante muito tempo acreditouse que essa posição poderia fazer o bebê engasgar caso regurgita-se algum alimento, mas como dissemos anteriormente, já é comprovado que isso não é verdade.

Além disso, estudos recentes apontam a posição de barriga para cima como uma forma de prevenir problemas no ouvido e no nariz, ou seja, essa acaba sendo a melhor opção.

Qual é o Melhor Travesseiro Para o Bebê?

Agora que já entendemos se um bebê pode dormir de bruços ou não, também existem outras questões, como o lugar em que ele irá dormir, especialmente sobre o travesseiro. Afinal, qual será o melhor tipo de travesseiro para que o bebê possa dormir de forma segura e saudável?

Primeiramente, como a cabeça dos bebês é uma parte muito frágil de seu corpo, o ideal é que o travesseiro não tenha nenhuma característica mais dura que faça com que o bebê possa bater a cabeça ou ter problemas na hora de dormir.
Também é importante prestar atenção na quantidade de espuma ou enchimento do travesseiro, já que em uma quantidade pequena pode fazer com que a cabeça do bebê “atravesse” o travesseiro e em uma quantidade muito grande pode acabar sufocando o bebê.

O ideal é realmente o meio termo, que combinado com uma boa posição, garante boas noites de sono e boas sonecas para os bebês.

Dúvidas e questionamentos sobre como os bebês devem dormir são muito comuns, principalmente em pais de primeira viagem, mas mesmo assim é importante aliviarmos nossas angústias e sabermos as melhores formas de lidar com essas pequenas questões que parecem simples, mas que geram uma grande preocupação.

Saber se o bebê pode dormir de bruços é uma pergunta normal e é importante saber quais são os riscos e benefícios que cada posição traz para o bebê para que ele possa ter o melhor sono possível.

Veja Também: Cabeça Torta do Bebê Pode Voltar ao Normal?
Foto: smpratt90