Quando você finalmente leva o seu bebê para casa, tudo o que você quer, é cuidar e fazer de tudo para que o início de sua vida seja o melhor possível. Mas, nesse tempo, algumas dúvidas bastante pertinentes acabam surgindo sobre os cuidados com o bebê, como é o caso das mães que se perguntam se o bebê pode usar perfume.

Apesar de isso parecer algo desnecessário para muitos, existem muitas mães que realmente se preocupam muito com o cheirinho dos bebês e de como eles irão sair. Mas será que isso faz mal? Será que pode causar algum tipo de alergia? Será que existem perfumes específicos para bebês? São essas as questões que iremos analisar no texto de hoje.

O Problema do Cheiro Forte

Até mesmo quando a mãe usa perfumes fortes, o bebê pode desenvolver algum tipo de alergia. Dito isto, é necessário saber que quando uma mãe quer saber se bebê pode usar perfume, ela precisa saber também que o olfato e a pele do bebê são partes bastantes sensíveis e podem sofrer com qualquer cheiro mais forte.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Isso significa, em suma, que um bebê não deve usar perfumes. Por melhores que sejam as intenções de uma mãe ao perfumar o seu filho, ela deve colocar sua saúde em primeiro lugar e entender que existem alternativas para que ele fique sempre cheirando bem. Falaremos sobre elas mais adiante no texto.

A Partir de Quando os Bebês Podem Usar Perfume?

Certo é que, a partir de determinado momento, o corpo do bebê começa a se acostumar com os fatores externos, o que significa que eles não irão mais ficar tão intolerantes aos cheiros fortes.
Depois dos 6 meses de idade, já é permitido usar alguns tipos de cremes hidrantes que possuem cheiro, claro que sempre os específicos para os pequenos. Mas é apenas a partir dos 2 anos que é recomendado que a mãe utilize perfumes com cheiros no seu filho. Nessa idade o organismo da criança provavelmente já estará forte o suficiente para esse tipo de cheiro.

IMPORTANTE: Antes de utilizar qualquer tipo de perfume em seu filho, é preciso saber se ele não possui nenhum tipo de alergia, seja ela de pele ou respiratória. Sem essa informação, seu filho pode correr sérios riscos de saúde.

Perfume e Maquiagem da Mãe Podem Fazer Mal ao Bebê?

Eventualmente, algum perfume ou maquiagem da mãe pode acabar caindo na pele do bebê e até mesmo causando algum tipo de alergia. Como isso acontece, normalmente, em pequenas quantidades, não é motivo de preocupação, ainda que as mães possam tomar cuidado para não utilizar nenhuma maquiagem que possa o bebê ter contato.

Além disso, como já dissemos aqui, o cheiro forte do perfume da mãe pode acabar afetando o olfato do bebê. A solução para isso é simplesmente não usar nenhum tipo de perfume enquanto o bebê ainda estiver em desenvolvimento, especialmente durante a amamentação. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença para garantir a saúde do seu filho.

Alergia em Bebês

O corpo dos bebês é bastante sensível e o contato com perfumes pode gerar uma série de alergias. A principal alergia que esse tipo de produto causa é a de pele, gerando sintomas como:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Pequenas feridas;
  • Saliências na pele, por vezes com pus

É possível também que o bebê desenvolva algum tipo de alergia respiratória, principalmente aqueles que possuem histórico familiar desse tipo de problema. Os sintomas desse tipo de alergia são:

  • Tosse seca constante;
  • Coceira nos olhos;
  • Pulmão chiando;
  • Espirros constantes;
  • Coriza

A primeira coisa que se deve fazer quando alguma dessas alergias surge, é detectar o que está a causando. Uma vez que você encontrou e afastou o bebê disso, a alergia tende a sumir. Você pode verificar possíveis tratamentos com vacinas com o médico para que as alergias não sejam tão agressivas, mas manter o bebê longe do que as causa é sempre o mais importante a se fazer.

Como Deixar o Bebê Sempre Cheirando Gostoso?

Apesar de existir essa preocupação de muitas mães com o cheiro de seus bebês, elas precisam colocar sua saúde em primeiro lugar, sempre. Além disso, manter o bebê sempre de banho tomado, assim como suas roupas sempre lavadas, o deixaram inevitavelmente com um bom cheiro, já que os produtos indicados para bebê já cheiram tão gostoso, não é mesmo?

Todos amam cheiro natural de bebês e ele não precisa de mais nada para ficar cheiroso. Existem muitas fases da vida e você com certeza poderá o perfumar quando for mais velho. Mas enquanto seu filho ainda for um bebê, o recomendado é que não se use nada mesmo.

Muitas mães preocupadas com o cheirinho que seus filhos irão ter, desejam saber se o bebê pode usar perfume ou não. Mas antes disso é sempre importante saber sobre a relação do corpo da criança com produtos cosméticos, até mesmo aqueles que são indicados para elas, pois mesmo esses também podem causar alguns tipos de alergia.

Preste atenção nas reações do corpo do seu filho e nos detalhes da sensibilidade de sua pele antes de utilizar qualquer tipo de perfume ou algo parecido. Por mais que nós queiramos os nossos bebês com um cheiro gostoso, o mais importante sempre será sua saúde.

Veja Também: Pode Dar Banho em Recém-Nascido a Noite?
Foto: Alex Smith