A vontade de engravidar pode apressar tantas coisas… Principalmente o beta hCG! Você sabia que leva um tempo para os níveis de hCG subirem no organismo? Sim, nem sempre o positivo aparece logo que a implantação acontece. E ai o beta hCG indeterminado dá o ar da graça! Vamos primeiro entender melhor o hCG antes de nos aprofundar no por que o resultado do beta HCG pode ser indeterminado.

Quando o hCG aparece

Um hormônio característico da gravidez, o hCG aparece assim que o embrião se implanta no endométrio. Ele tem a função básica de sinalizar para o cérebro de que há gravidez. Com isso, há o sinal para que o corpo lúteo se mantenha e continue liberando progesterona, que sustenta o endométrio para que a gravidez possa continuar. Há níveis normais de hCG esperado em cada fase da gravidez1.

Por que o beta hCG pode dar indeterminado?

O problema acontece quando o exame de hCG para detecção da gravidez é feito precocemente, muito antes da hora. O beta hCG indeterminado aparece nos casos em que não há quantidade suficiente do hormônio para um positivo, mas também não é uma quantia tão baixa que seja considerado negativo. Este beta HCG indeterminado pode dar um verdadeiro nó na cabeça da mulher!

Normalmente, o exame de beta hCG na grande maioria dos laboratórios é considerado positivo em quantias acima de 25mUI na grande maioria dos laboratórios. Em outros, apenas acima de 50. Valores intermediários entre 5 e 24mUi são considerados indeterminados até pelos próprios laboratórios. Nessas situações, os próprios laboratórios recomendam repetir o exame depois de 7 dias.

O esperado é que o HCG dobre a cada 48 horas, ou seja, dentro de 3 dias esta quantia deverá estar pelo menos 1,9 vezes maior do que o resultado original. Dessa forma, é possível determinar a evolução da gravidez. Ainda que o beta hCG indeterminado seja abaixo do valor de positivo (25mUi), sim, ainda pode ser considerado um bom sinal!

Embora alguns médicos digam que é possível ter um resultado de exame positivo ainda nos dois primeiros dias após a nidação, o aconselhável é esperar pelo menos cinco dias da provável implantação (com ou sem sangramento) e aí sim fazer um exame de sangue ou um exame de gravidez de farmácia.

1ª semana: 10 – 30 mUI/mL
2ª semana : 30 – 100 mUI/mL
3ª semana : 100 – 1000 mUI/mL
4ª semana : 1000 – 10000 mUI/mL
2º e 3º mês : 30000 -100000 mUI/mL
2º trimestre: 10000 – 30000 mUI/mL
3º trimestre: 5000 – 15000 mUI/mL

O que fazer para evitar o resultado indeterminado

Para evitar um resultado indeterminado no beta HCG, é aconselhável que a mulher espere alguns dias depois do atraso menstrual. Se a mulher tiver um ciclo regular,o atraso de 5 dias basta. Mas se o ciclo for irregular, é mais recomendável aguardar cerca de 20 dias após o dia da relação que possa ter no dia fértil, e então partir para o teste.

Quando repetir o beta hCG

Caso o beta HCG não atinja o valor suficiente para um positivo, deve-se aguardar quatro dias e repetir no mesmo laboratório para verificar a evolução. Se o exame feito for o qualitativo – aquele que mostra apenas positivo, negativo, detectável, indetectável, reagente ou não reagente – o beta indeterminado pode ser acompanhado de um  pedido para repetir o exame em alguns dias na linha de resposta. Quando o bioquímico responsável não consegue determinar um resultado com segurança, ele sugerirá um novo exame. Normalmente não é preciso um novo pagamento da parte da paciente. Existe uma calculadora de hCG que ajuda a decifrar se a quantidade de hormônios está ok. Conheça a calculadora de hCG aqui.

O indeterminado em teste de farmácia também é possível! Linhas clarinhas são consideradas “positivo” mas devem também ser acompanhadas de perto para concluir a evolução do hCG, desta vez por meio da cor da linha de teste. Quanto mais escura esta linha, mais hCG no organismo! Uma dica para saber se a linha clarinha pode ser indicativa de gravidez é observar a cor3. Se a linha for clara mas tiver a cor da linha de controle, como rosa ou azul, é porque há hCG no corpo.

O que fazer quando ocorre?

Um ponto importante a se tratar é quando o beta HCG indeterminado não evolui. Ou seja, quando se repete o exame em tempo sugerido e o valor não aumenta, mas também não reduz. Ou então se cai bastante o valor. O recomendável nesses casos é refazer o exame. Se já houve um positivo, este pode ser um sinal de que aconteceu um aborto espontâneo, ou a gestação provavelmente não irá a diante, ou é uma gravidez química. O importante é manter a calma e aguardar mais alguns dias para ter um resultado livre de dúvidas e, claro, falar com o ginecologista. Faça dele seu melhor amigo!

Veja também: Exame de Gravidez – Beta HCG Quantitativo e Qualitativo Qual a Diferença?