O Betacaroteno é um tipo de carotenoide, que são pigmentos naturais responsáveis pelas cores vibrantes de certas plantas e seus frutos e legumes. Exemplos de carotenoides são a cor laranja da cenoura, o amarelo da manga ou o vermelho do caqui.

Quando comemos esses frutos, o betacaroteno é convertido em vitamina A, na forma de retinol, e age como um antioxidante n as células, eliminando os nocivos radicais livres. Estudos dizem que metade da vitamina A no corpo humano é obtida se ingerindo betacaroteno. Por esta razão, ele é chamado de “pró vitamina A“, sendo um componente essencial para o organismo obter o volume necessário da vitamina.

Aonde encontrar o betacaroteno

Existem mais de 600 diferentes tipos de carotenoides encontrados em frutas e vegetais, de pigmentação em tons de verde, vermelho, laranja e amarelo. A razão por eles serem produzidos pelas plantas é como forma de defesa à radiação solar. Os pacientes acometidos por diarreia contínua, doença hepática, fibrose cística, problemas de má absorção ou lesão no pâncreas podem precisar de uma dieta com mais betacaroteno ou cápsulas de vitamina A.

Benefícios do Betacaroteno

Para entender o funcionamento do betacaroteno, é preciso saber como a vitamina A é obtida no corpo. Pode ser por duas formas: ou pelos alimentos de origem animal, que contêm vitamina A em forma de retinol, como fígado de frango e de boi, leite integral e queijo, e é usada diretamente no corpo, ou pela vitamina A dos carotenoides, presentes em frutas e legumes, que são convertidos em retinol pelo organismo.

O betacaroteno, assim, promove a absorção de vitamina A tendo um papel vital na nossa saúde ocular, e funciona como um antioxidante que fortalece o sistema imunológico. Sua ingestão apropriada mantém a pele saudável, preservando o colágeno, reduz o risco de doença coronariana, de degeneração macular e acidente vascular cerebral, sendo útil principalmente para pessoas de idade avançada.

Demais Benefícios

Além disso, os benefícios do betacaroteno incluem:

  • Prevenção de infecções, por reforçar barreiras naturais
  • Crescimento ósseo, por estimular a produção de colágeno
  • Saúde do cabelo e pele, também pela produção de colágeno
  • Proteção da superfície ocular

Com esta última ação, o betacaroteno previne o olho seco e a catarata. A combinação de betacaroteno com vitamina C e vitamina E potencializa seus benefícios. Isso acontece porque as 3 vitaminas possuem forte ação antioxidante e podem agir de forma conjunta.

Betacaroteno para o Bronzeado

O betacaroteno é mais conhecido pela sua ação na pele ajudar a para quem deseja um bom bronzeado. Isso é verdade, porque o betacaroteno auxilia uma maior formação de melanina, que é a responsável pela pigmentação da pele, assim como pela proteção contra a radiação solar.

Dessa forma, o nutriente pode fazer com que a cor do bronzeado pegado na praia ou em qualquer situação ensolarada dure por mais tempo na pele. Para quem deseja usufruir desse benefício, o ideal é consumir, por exemplo, uma cápsula do suplemento ao dia, ou comer uma cenoura e suco de laranja, diariamente durante todo o mês anterior à exposição ao Sol.

O bronzeado também se torna mais uniformizado e ocorre mais rapidamente com a ativação da melanina pelo betacaroteno.

Alimentos que Contém Betacaroteno

Os alimentos vegetais que são fontes ricas em betacaroteno são:

  • Cenoura
  • Abóbora
  • Batata-Doce
  • Espinafre
  • Couve
  • Pimentão Vermelho

Demais Alimentos

Além do mamão, caqui, manga, melão, melancia, damasco, goiaba e tangerina. Não é difícil atingir boas quantidades de betacaroteno na dieta diária, por isso é raro necessitar de suplementos. A cenoura crua, em apenas 100 gramas contém 4 vezes a quantidade de recomendação diária de vitamina A.

A batata doce, por sua vez, possui 6 vezes a recomendação diária nos mesmos 100 gramas. Basta uma alimentação variada que inclua os alimentos acima para se obter boas quantidades de betacaroteno.

Uma dica para o aumento na absorção do nutriente é sempre incluir um alimento gorduroso na refeição que contém betacaroteno, sem exageros, claro. O azeite ou as castanhas já são suficientes.

As cápsulas de betacaroteno só são recomendadas quando a deficiência do nutriente é detectada. Pode ser o caso de pessoas que não comem frutas e vegetais, ou que estão com problemas de má absorção e doenças crônicas no trato gastrointestinal. A suplementação deve ser feita sempre com a orientação médica.

Efeitos Colaterais do Betacaroteno

Os efeitos colaterais da ingestão do betacaroteno se dividem entre comuns, que não necessitam de atenção médica, ou raros, que podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuarem devem ser relatados ao médico ou cuidador da pessoa.

Comuns: Amarelamento de partes da pele como palmas das mãos, mãos, plantas dos pés ou face

Raros: Diarreia, dor nas articulações, tontura, hemorragia ou nódoas negras.

Veja Também: Vitaminas para Gestantes

Foto: Vera Kratochvil