Ter um filho é o sonho de praticamente todo casal. E para que esse sonho se torne realidade, uma longa caminhada pode ser necessária. Entre os diversos motivos pelos quais um casal pode ter problemas de ter um filho, alguns deles envolvem somente o homem. E ainda dentro desses motivos, uma solução razoavelmente tranquila pode existir: A biopsia testicular.

E apesar de esse nome causar certo receio em muitos homens, é um procedimento tranquilo e que pode ser de grande ajuda para a solução desse problema. No texto de hoje iremos falar sobre o que é a biopsia testicular, em quais situações ela pode ser feita e quais são os verdadeiros perigos ou efeitos que ela pode causar. Confira e tire todas as suas dúvidas.

O que é Biopsia Testicular?

A biopsia testicular é, basicamente, em uma cirurgia feita para captar espermatozoides diretamente dos testículos de um homem. Trata-se de um procedimento relativamente simples e tranquilo de ser feito.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Durante a cirurgia, um pequeno pedaço do tecido testicular do homem e, a partir dessa amostra, espermatozoides são retirados. É importante não confundir o procedimento com a punção testicular, um procedimento parecido, mas que conta com a retirada dos espermas por meio de uma seringa.

O intuito desse tipo de cirurgia normalmente é para métodos alternativos de fecundação como a fertilização in vitro ou a inseminação artificial.

Quando a Biópsia Testicular é Indicada?

Quando um homem não apresenta gametas em seu espermatozoides, ele é incapaz de se reproduzir. Porém, muitas vezes o problema não está na produção dessas células, mas em algum lugar no caminho até serem expelidos.

Por isso, uma biópsia testicular é indicada para aqueles homens que apresentam células reprodutivas saudáveis em sua origem, já que dessa forma é possível fazer com que uma mulher engravide através de métodos alternativos.

Como é Feito o Procedimento da Biopsia Testicular?

Como já falamos anteriormente, a biópsia testicular é um procedimento no qual um pedaço do tecido testicular de um homem é retirado. Mas apesar de isso parecer perigoso ou até mesmo assustador para alguns, é algo feito de forma simples e rápida. Atualmente existem duas maneiras de realizar a biópsia testicular. Elas são:

  • TESE
  • Micro-TESE

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas e explicar as principais diferenças entre cada uma.

TESE

É a forma mais convencional de se fazer a cirurgia, com a utilização de um microscópio que auxilia na retirada do tecido. A incisão é feita por um centímetro no testículo do homem, já que é nessa área onde a maior quantidade de esperma está concentrada. Após o esperma ser coletado, ele é enviado para análise em laboratório. Se o resultado for positivo, o homem poderá utilizar aquelas células para realizar métodos alternativos de fecundação.

Micro-TESE

É um procedimento mais moderno onde microscópios mais potentes conseguem localizar áreas específicas onde uma grande quantidade de esperma fica concentrada. Assim como acontece na TESE, o esperma coletado também é enviado para análise e pode ser utilizado se os resultados forem positivos.

A Biópsia Testicular é Perigosa?

Se um homem possui alguma doença testicular grave como câncer de testículo, nódulos ou algum tipo de trauma, realizar a biópsia testicular pode acabar piorando o quadro de alguma forma.

Nesse caso, é necessário que haja uma consulta com um médico especialista anteriormente para saber se o homem pode ou não realizar o procedimento. Porém, os perigos são praticamente nulos quando se trata de homens completamente saudáveis, já que esse é um processo bastante tranquilo.

Outros Exames Masculinos Importantes

Para que um médico indique a biópsia testicular, existem diversos exames masculinos que são muito importantes tanto para saber se o homem é ou não fértil, ou seja, se seus espermatozoides possuem gametas o suficiente, quanto para verificar as possibilidades de métodos alternativos de fertilização. Alguns desses exames são:

  • Ultrassom Testicular
  • Espermograma
  • Exame de Dosagem Hormonal

Vamos falar mais um pouco sobre cada um deles para que você possa os conhecer melhor.

Ultrassom Testicular

Esse exame nada mais é do que um ultrassom comum, que se utiliza de ondas sonoras para verificar todo o testículo de um homem. Na imagem, o médico pode detectar qualquer alteração que pode ser o motivo de uma possível infertilidade.

Espermograma

Consiste na análise laboratorial da contagem de gametas nessas células. É normalmente o primeiro exame pedido por um médico para verificar a infertilidade ou não de um homem.

Exame de Dosagem Hormonal

O exame de dosagem hormonal serve para medir os níveis de diversos tipos de hormônios, como a testosterona, o hormônio luteinizante, a prolactina, entre outros. Através dele, um médico pode avaliar possíveis causas da infertilidade de um homem.

A biópsia testicular é um procedimento que pode ser muito útil e livrar um casal de uma grande frustração. E apesar do medo que atinge parte dos homens, é necessário saber que esse é um procedimento muito simples e que praticamente não apresenta riscos, além de ser indolor.

Mas o que um homem deve pensar, acima de tudo, é e como esse pequeno procedimento pode fazer com que seu sonho e o de sua mulher, seja realizado. Uma conversa franca e aberta do casal sobre o tema sempre é necessária e benéfica, mas entender a relevância dessa alternativa é importante para os dois.

O sonho de constituir uma família pode até ter obstáculos, mas a medicina e a ciência têm nos dado cada vez mais alternativas para os driblarmos e conquistarmos aquilo que queremos.

Veja Também:Punção Testicular – Quais Indicações
Foto: Ciencias Espanolas