Um dos principais elementos e que, sem dúvida nenhuma, não pode faltar em uma festa infantil é o bolo. E sendo parte indispensável da festa de uma criança, é claro que essa tradição evoluiu e se aprimorou com o tempo. Hoje em dia podemos encontrar uma grande diversidade de bolos artísticos e personalizados, que são feitos para acompanhar a temática da festa ou para ajudar a enfeitar a famosa mesa de doces.

Foco do Bolo de Aniversário

O bolo de aniversário infantil, apesar de também servir como decoração em uma festa, não é simplesmente um enfeite onde as pessoas vão apreciar e perceber os detalhes. Ele também precisa ser gostoso. Se você precisa de ideias para seus filhos ou quer saber mais sobre bolos de aniversário infantis, aqui você poderá encontrar o que falta para finalizar os detalhes da festa ou começar a pensar em uma temática.

Opinião do Aniversariante

A finalidade de uma festa de aniversário infantil deve ser, em primeiro lugar, agradar a criança que está fazendo aniversário. Isso significa que a criança precisa ter a liberdade de escolher e opinar sobre como será sua festa, inclusive como o seu bolo deve ser. Decorado ou não, qual o sabor específico e muitas outras coisas são decisões que precisam passar também pela criança para que a festa seja realizada com sucesso.

A infância é uma fase da vida em que as mudanças são constantes, por isso precisamos considerar que determinado tipo de bolo decorado pode agradar crianças de 5 anos, mas desagradar muito crianças de 8 anos, por exemplo.

Além disso, também precisamos considerar que, assim como os adultos, nem todas as crianças são iguais, mesmo que em idades mais próximas. E isso significa que crianças diferentes terão gostos diferentes, irão querer bolos personalizados ou não, e se sim, as temáticas podem variar.

Tipos de Bolo

Para exemplificar, podemos separar alguns tipos de bolos de aniversário infantis:

  • Bolo Decorado com Pasta Americana
  • Bolo Decorado com Papel de Arroz
  • Bolo Confeitado

O tipo de bolo que você irá fazer ou encomendar para a festa de seu filho ou filha vai depender de muitos fatores como a temática da festa, o seu gosto pessoal e, é claro, o gosto da criança. Mas entender mais sobre cada tipo de bolo pode ajudar a tornar essa decisão mais fácil.

Bolo Decorado com Pasta Americana

Esse tipo de bolo é provavelmente o mais comum em festas infantis, até porque a pasta americana permite que o bolo fique rico em detalhes, além de poder ser personalizado de diversas maneiras.

Em um tema de super-herói, por exemplo, você não precisa se limitar a desenhar apenas o rosto do personagem, mas pode fazer um símbolo em escultura, por exemplo, o que certamente agrada as crianças.

É necessário contratar uma profissional?

É claro que se você quiser um bolo personalizado com muitos detalhes, o ideal é contratar uma confeiteira para que o bolo seja mais rico em detalhes, além de ter um trabalho de perfeccionismo de uma profissional, o que sempre faz diferença.

Mas isso não significa que você não possa fazer sozinha um bolo decorado com pasta americana, o importante é entender suas limitações quanto aos detalhes e os desenhos para que o bolo não fique exageradamente grande ou seja uma verdadeira decepção com o resultado.

Bolo Decorado com Papel de Arroz

Os bolos decorados com papel de arroz são um tipo de bolo artístico também muito comum em festas infantis. Eles são definitivamente mais simples de fazer do que um bolo decorado com pasta americana, já que a imagem de um papel de arroz já vem prontas e você só precisa coloca-las por cima do bolo.

Apesar disso, esse tipo de bolo de aniversário infantil também é uma boa opção para a festa das crianças, já que o bolo pode ser personalizado com praticamente qualquer personagem ou tema que seu filho ou filha queira, deixando muito mais fácil a vida de quem está organizando uma festa.

É necessário contratar uma profissional?

Para a decoração do bolo, não, já que você mesma pode comprar o papel de arroz e decorar o seu bolo. Agora, se a sua vontade é de ter um bolo diferenciado, com um sabor específico e especial para a festa, você pode contratar uma confeiteira e pedir para ela adicionar o papel de arroz depois que o bolo estiver pronto, ou você também pode colocar o papel sem problemas.

Bolo Confeitado

Os bolos confeitados são uma ótima opção para quem não quer se prender ao tema da festa e quer priorizar o sabor do bolo. Outro ponto positivo do bolo confeitado é que, diferente de bolos artísticos ou bolos personalizados, eles são mais fáceis de se fazer, já que exige menos da parte estética, ou seja, de como o bolo vai aparentar.

O que pode te poupar o dinheiro de pagar uma profissional, ainda que você também possa encomendar um bolo desse tipo. Apesar disso, os bolos confeitados normalmente são enfeitados com diversos tipos de chocolate e ainda podem contar com pequenos objetos como fitas e laços para dar um toque final.

Quais são as desvantagens do bolo confeitado?

Se uma criança quiser o bolo de acordo com o tema da festa, você dificilmente terá como fazer isso com um bolo confeitado. Por isso, a maior desvantagem desse tipo de bolo é, sem dúvidas, a limitação com o tema e a decoração da festa.

Encomendar um bolo a partir de uma confeiteira pode resolver esse problema, porém, com certeza será mais difícil do que fazer um bolo de aniversário infantil decorado com pasta americana, por exemplo, o que significa que pode sair mais caro.

Preparar uma festa infantil pode exigir muito de uma mãe. Reunir convidados, pensar na logística da decoração, pensar em todas as comidas, bebidas e, é claro, no bolo, dá trabalho, ainda mais quando, no meio disso tudo, você ainda precisa cuidar das crianças.

Além de precisar pensar em tudo, é claro que sempre existe a preocupação em agradar não só o aniversariante, mas também todos os convidados. A grande satisfação vem quando você percebe que o seu esforço valeu a pena, que as crianças estão se divertindo e que, no final, valeu a pena ter escolhido esse tipo de bolo de aniversário infantil, seja ele decorado, personalizado ou confeitado.

Veja Também: Organize uma Festa Infantil Incrível
Fotos: bibabeth, brenomiyazaki